Bagé / RS, Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Edimar Fagundes Cardoso
Coluna: Opinião
Perfil: Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
Opinião

A força do empreendedorismo

A economia é um dos pilares mais instáveis e dependente de fatores externos que existe. E é em tempos de incertezas que os grandes empreendedores se destacam. E pude ver de perto os grandes nomes do empreendedorismo em Bagé, no dia 10, durante o prêmio Mérito Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba). É um orgulho poder ver tanta gente que trabalha há anos, de sol a sol, receber o reconhecimento por serem os maiores contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Os 67 agraciados não denotam apenas o número em imposto. Eles representam a criatividade, a inovação e a capacidade de lapidar nossos maiores potenciais. O primeiro colocado, por exemplo, é o Frigorífico Marfrig, que utiliza como matéria-prima um de nossos grandes destaques: o gado de corte e, é claro, todos os pecuaristas que trabalham diariamente para fornecer à indústria. O Frigorífico Producarne também está na lista, reiterando o importante papel da pecuária. O arroz, outra estrela da região da Campanha, aparece como produto principal de, no mínimo, cinco agraciados com o mérito.

A força do comércio aparece logo nas primeiras posições: o Supermercado Nicolini e o Supermercado Peruzzo ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Ambas as empresas, que iniciaram de forma familiar, mostram, todos os dias, que com a força do trabalho e a dedicação é possível mudar e resistir a qualquer instabilidade. E, hoje, ambos empregam centenas de bageenses, oportunizando que o crescimento se estenda à comunidade.

Ainda preciso destacar a importância do homem do campo. Ao todo, 14 produtores rurais receberam o prêmio por sua contribuição. Contribuição essa que se deve ao trabalho árduo, sob sol, sob chuva, com muito investimento em genética, em tecnologia e muitas apostas na inovação.

Eu, como morador de Bagé, município do qual já me sinto um filho, sinto-me muito feliz por acompanhar de perto o crescimento de todas essas empresas, indústrias e cooperativas que receberam o troféu. Tenho orgulho de consumir, no meu dia a dia, produtos feitos aqui, confeccionados por pessoas daqui, com a força de trabalho do bageense. E a cada dia vemos mais empreendedores apostando na nossa região, mostrando que o desenvolvimento econômico é feito através do esforço mútuo e por gente que busca, todos os dias, uma cidade melhor.

 

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 47 resultados encontrados
  • 20/02/2018 - Opinião

    O futuro se faz pela educação

    Ao andar pelas ruas, vemos o nosso futuro. De mochila nas costas, uniformes e a vontade de aprender. São os estudantes que estão retornando à sua rotina e renovando nossas esperanças de um futuro melhor. Na semana passada, as escolas privadas iniciaram as aulas. E, no dia 15 de fevereiro, foi a...
  • 06/02/2018 - Opinião

    Escola é lugar de aprender e não de destruir

    Ao ler o jornal na segunda-feira, uma grande tristeza me abateu. A notícia de que aumentam o número de ações de vandalismos em escolas é devastadora. O crime, por si só, já é lamentável. Mas contra um patrimônio público, que é a base de todo o ser humano, é inaceitável. Em um mês, 10...
  • 30/01/2018 - Opinião

    A festa do povo volta à avenida Sete

    O carnaval é um dos momentos mais aguardados no ano pelos brasileiros. Em Bagé, os foliões se organizam de diferentes formas, para aproveitarem ao máximo o período da festa do povo. Um exemplo bonito foi, nesse final de semana, que mesmo após a chuva – muito bem-vinda à nossa Rainha da Fronteira...
  • 23/01/2018 - Opinião

    Os primeiros projetos de lei de 2018

    Ontem, realizamos a primeira Sessão Extraordinária de 2018. O Executivo de Bagé encaminhou cinco projetos de lei, em regime de urgência, para votação na Câmara de Vereadores. Por isso, nós vereadores, temos a missão de sair do recesso parlamentar, para apreciar a pauta que traz importantes...
  • 16/01/2018 - Opinião

    Atenção para a comunidade

    Na Câmara de Vereadores, as portas estão sempre abertas aos bageenses. Muitos trazem até nós os problemas de suas comunidades. É o nosso papel ouvi-los e buscar a solução, onde quer que ela esteja. Foi isso que aconteceu nos primeiros dias de 2018, quando moradores do bairro Malafaia me...
  • 09/01/2018 - Opinião

    Boas novas em 2018

    A cada 1º de janeiro, um novo ciclo inicia, as esperanças são renovadas, assim como os desejos de recomeços melhores. Por isso, desde já, desejo que o ano seja repleto de alegrias ao povo bageense. E a primeira delas já está em andamento desde o primeiro dia útil do ano: a construção de 564...
  • 19/12/2017 - Opinião

    Um 2017 de realizações

    Assim posso definir o meu 2017 frente à Câmara de Vereadores: de realizações. Isso envolve muito trabalho, muita dedicação, mas, ao fazer esse balanço de final de ano, percebo que tudo valeu a pena. Mais do que isso, foi um ano em que o Legislativo e o Executivo andaram juntos, lado a lado, para...
  • 12/12/2017 - Opinião

    Eu acredito é na rapaziada

    Jovens, atletas e promissores. Assim são os bageenses Daniela Marinho, João Vitor Caldas Almeida e Marina Rodriguez, que, na última semana, demonstraram todo seu preparo e dedicação, assim como de seus treinadores e familiares, e honram Bagé com suas medalhas e vitórias. É nessa hora que...
  • 05/12/2017 - Opinião

    Reflexões de fim de ano

    O ano passou mais rápido do que imaginávamos. Sempre estamos com tantas ocupações e atividades, correndo contra o relógio, que parece que a expressão “o tempo voa” não é mais exclusiva das músicas. Agora, temos um mês para refletir, fazer um balanço do que fizemos em 2017 e o que podemos fazer...
  • 28/11/2017 - Opinião

    Nossa Bagé melhor

    Em dias como o domingo, 26, é possível perceber o quanto Bagé evoluiu em apenas 11 meses. A cada morador do bairro São Bernardo que eu pude ver, com o sorriso no rosto, tive a certeza de que estamos no caminho certo, de uma cidade melhor.
    Só no Meu Bairro Melhor, que trouxe melhorias no São...
Exibindo 1 a 10 de 47 resultados encontrados
  • Página de 5
Clique TV
Novo Polo na Tterrasul
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Aplausos

MERECIDA homenagem vai receber Nei Mário Mércio Carneiro pelos seus 55 anos como sócio do Rotary Clube de Bagé. O evento, dia 1º de março, no...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.