Bagé / RS, Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Edimar Fagundes Cardoso
Coluna: Opinião
Perfil: Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
Opinião

Região da Campanha está mobilizada para instalação do polo carboquímico

A formação da cadeia carboquímica no Rio Grande do Sul está prestes a se concretizar. E a região da Campanha está mobilizada para que não fique de fora do projeto realizado pelo governo do Rio Grande do Sul e que passará a tramitar na Assembleia Legislativa.
Recebemos, na segunda-feira, na tribuna democrática da Câmara de Vereadores, o presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota e da Associação Pró-Carvão de Candiota, Wagner Lopes Pinto, que deu início à mobilização regional para instalação do polo carboquímico. O Legislativo bageense adere ao manifesto com intuito de sensibilizar o governo do Estado para que inclua a região no programa de gaseificação do carvão mineral, na ação de polos carboquímicos. Com aprovação de todos os vereadores desta casa, assinamos uma moção de apoio que será encaminhada ao governo estadual hoje, durante reunião entre os representantes da região com o chefe da Casa Civil, Fábio Branco. Queremos incluir o projeto na proposta do executivo estadual.
A intenção é que esse projeto não seja somente implantado na região do baixo Jacuí, como está sendo previsto pelo governo e que já foi apresentado, inclusive, ao ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. É inadmissível se falar em gaseificação e não inserir o município de Candiota.
A nossa região da Campanha detém a principal reserva de carvão mineral contribuindo com a segurança energética do país. É importante salientar que Candiota detém a matéria-prima e todas as condições favoráveis para gaseificação do carvão mineral e, por isso, estamos otimistas no desenvolvimento do setor carbonífero que irá oportunizar mais empregos e renda. Os olhos do governo voltados para o nosso pago atrairá novos investidores, como a instalação de empresas de cerâmica e fábricas de adubo e metanol.
Entendemos que chegou o momento de acharmos o caminho correto para que, efetivamente, venhamos a utilizar essa importante fonte de energia disponível em nosso subsolo, que é o carvão mineral. Somos possuidores de jazidas riquíssimas de carvão mineral, não podemos abrir mão da exploração dessa riqueza que será indutora do desenvolvimento regional. 
 
Edimar Fagundes Cardoso – Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
 
 
 

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 47 resultados encontrados
  • 20/02/2018 - Opinião

    O futuro se faz pela educação

    Ao andar pelas ruas, vemos o nosso futuro. De mochila nas costas, uniformes e a vontade de aprender. São os estudantes que estão retornando à sua rotina e renovando nossas esperanças de um futuro melhor. Na semana passada, as escolas privadas iniciaram as aulas. E, no dia 15 de fevereiro, foi a...
  • 06/02/2018 - Opinião

    Escola é lugar de aprender e não de destruir

    Ao ler o jornal na segunda-feira, uma grande tristeza me abateu. A notícia de que aumentam o número de ações de vandalismos em escolas é devastadora. O crime, por si só, já é lamentável. Mas contra um patrimônio público, que é a base de todo o ser humano, é inaceitável. Em um mês, 10...
  • 30/01/2018 - Opinião

    A festa do povo volta à avenida Sete

    O carnaval é um dos momentos mais aguardados no ano pelos brasileiros. Em Bagé, os foliões se organizam de diferentes formas, para aproveitarem ao máximo o período da festa do povo. Um exemplo bonito foi, nesse final de semana, que mesmo após a chuva – muito bem-vinda à nossa Rainha da Fronteira...
  • 23/01/2018 - Opinião

    Os primeiros projetos de lei de 2018

    Ontem, realizamos a primeira Sessão Extraordinária de 2018. O Executivo de Bagé encaminhou cinco projetos de lei, em regime de urgência, para votação na Câmara de Vereadores. Por isso, nós vereadores, temos a missão de sair do recesso parlamentar, para apreciar a pauta que traz importantes...
  • 16/01/2018 - Opinião

    Atenção para a comunidade

    Na Câmara de Vereadores, as portas estão sempre abertas aos bageenses. Muitos trazem até nós os problemas de suas comunidades. É o nosso papel ouvi-los e buscar a solução, onde quer que ela esteja. Foi isso que aconteceu nos primeiros dias de 2018, quando moradores do bairro Malafaia me...
  • 09/01/2018 - Opinião

    Boas novas em 2018

    A cada 1º de janeiro, um novo ciclo inicia, as esperanças são renovadas, assim como os desejos de recomeços melhores. Por isso, desde já, desejo que o ano seja repleto de alegrias ao povo bageense. E a primeira delas já está em andamento desde o primeiro dia útil do ano: a construção de 564...
  • 19/12/2017 - Opinião

    Um 2017 de realizações

    Assim posso definir o meu 2017 frente à Câmara de Vereadores: de realizações. Isso envolve muito trabalho, muita dedicação, mas, ao fazer esse balanço de final de ano, percebo que tudo valeu a pena. Mais do que isso, foi um ano em que o Legislativo e o Executivo andaram juntos, lado a lado, para...
  • 12/12/2017 - Opinião

    Eu acredito é na rapaziada

    Jovens, atletas e promissores. Assim são os bageenses Daniela Marinho, João Vitor Caldas Almeida e Marina Rodriguez, que, na última semana, demonstraram todo seu preparo e dedicação, assim como de seus treinadores e familiares, e honram Bagé com suas medalhas e vitórias. É nessa hora que...
  • 05/12/2017 - Opinião

    Reflexões de fim de ano

    O ano passou mais rápido do que imaginávamos. Sempre estamos com tantas ocupações e atividades, correndo contra o relógio, que parece que a expressão “o tempo voa” não é mais exclusiva das músicas. Agora, temos um mês para refletir, fazer um balanço do que fizemos em 2017 e o que podemos fazer...
  • 28/11/2017 - Opinião

    Nossa Bagé melhor

    Em dias como o domingo, 26, é possível perceber o quanto Bagé evoluiu em apenas 11 meses. A cada morador do bairro São Bernardo que eu pude ver, com o sorriso no rosto, tive a certeza de que estamos no caminho certo, de uma cidade melhor.
    Só no Meu Bairro Melhor, que trouxe melhorias no São...
Exibindo 1 a 10 de 47 resultados encontrados
  • Página de 5
Clique TV
Novo Polo na Tterrasul
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Aplausos

MERECIDA homenagem vai receber Nei Mário Mércio Carneiro pelos seus 55 anos como sócio do Rotary Clube de Bagé. O evento, dia 1º de março, no...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.