Bagé / RS, Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Edimar Fagundes Cardoso
Coluna: Opinião
Perfil: Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
Opinião

Região da Campanha está mobilizada para instalação do polo carboquímico

A formação da cadeia carboquímica no Rio Grande do Sul está prestes a se concretizar. E a região da Campanha está mobilizada para que não fique de fora do projeto realizado pelo governo do Rio Grande do Sul e que passará a tramitar na Assembleia Legislativa.
Recebemos, na segunda-feira, na tribuna democrática da Câmara de Vereadores, o presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota e da Associação Pró-Carvão de Candiota, Wagner Lopes Pinto, que deu início à mobilização regional para instalação do polo carboquímico. O Legislativo bageense adere ao manifesto com intuito de sensibilizar o governo do Estado para que inclua a região no programa de gaseificação do carvão mineral, na ação de polos carboquímicos. Com aprovação de todos os vereadores desta casa, assinamos uma moção de apoio que será encaminhada ao governo estadual hoje, durante reunião entre os representantes da região com o chefe da Casa Civil, Fábio Branco. Queremos incluir o projeto na proposta do executivo estadual.
A intenção é que esse projeto não seja somente implantado na região do baixo Jacuí, como está sendo previsto pelo governo e que já foi apresentado, inclusive, ao ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. É inadmissível se falar em gaseificação e não inserir o município de Candiota.
A nossa região da Campanha detém a principal reserva de carvão mineral contribuindo com a segurança energética do país. É importante salientar que Candiota detém a matéria-prima e todas as condições favoráveis para gaseificação do carvão mineral e, por isso, estamos otimistas no desenvolvimento do setor carbonífero que irá oportunizar mais empregos e renda. Os olhos do governo voltados para o nosso pago atrairá novos investidores, como a instalação de empresas de cerâmica e fábricas de adubo e metanol.
Entendemos que chegou o momento de acharmos o caminho correto para que, efetivamente, venhamos a utilizar essa importante fonte de energia disponível em nosso subsolo, que é o carvão mineral. Somos possuidores de jazidas riquíssimas de carvão mineral, não podemos abrir mão da exploração dessa riqueza que será indutora do desenvolvimento regional. 
 
Edimar Fagundes Cardoso – Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
 
 
 

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 37 resultados encontrados
  • 21/11/2017 - Opinião

    Consciência Negra e a necessidade de combatermos o racismo

    O dia 20 de novembro é dedicado a celebrar a Consciência Negra. A data é nacional, mas no município de Bagé também está instituída essa data, desde 1996, através da lei 3305. Ontem, a Câmara de Vereadores homenageou entidades e pessoas que se destacam na comunidade bageense por atuarem no...
  • 14/11/2017 - Opinião

    A força do empreendedorismo

    A economia é um dos pilares mais instáveis e dependente de fatores externos que existe. E é em tempos de incertezas que os grandes empreendedores se destacam. E pude ver de perto os grandes nomes do empreendedorismo em Bagé, no dia 10, durante o prêmio Mérito Empresarial da Associação Comercial...
  • 07/11/2017 - Opinião

    Câncer de próstata: a prevenção que salva vidas

    O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os pacientes oncológicos masculinos, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia. No país, um homem morre em decorrência da doença a cada 38 minutos. Também é o tipo mais comum de câncer, que atingiu 61,2 mil homens entre 2016 e 2017,...
  • 31/10/2017 - Opinião

    A luta pelo fim da desigualdade racial

     Na sexta-feira, dia 27, participei do seminário Política Integral de Saúde da População Negra, no salão nobre da prefeitura. O evento, realizado pelo grupo Identidade, das Faculdades EST, em parceria com a prefeitura de Bagé, com apoio da Associação Gaúcha de Doença Falciforme trouxe um tema de...
  • 24/10/2017 - Opinião

    A educação é o que move o mundo

    “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, já definia Nelson Mandela. E os estudantes da rede municipal de ensino estão, a cada dia, mais preparados para mudarem o futuro. No dia 23 de outubro, tivemos a satisfação em receber a secretária de Educação e Formação...
  • 17/10/2017 - Opinião

    Nota de esclarecimento

    Em um trabalho árduo, de mais de 12 horas, o poder Legislativo estudou, debateu e aprovou 20 projetos de lei, nos dias 10 e 11 de outubro. Tais projetos viabilizam o plano de um novo tempo para Bagé, com mais oportunidades e mais benfeitorias para os cidadãos bageenses. E a Câmara de Vereadores...
  • 10/10/2017 - Opinião

    Outubro: mês de grandes atrativos

    Bagé tem sido palco de grandes eventos. E o mês de outubro tem movimentado toda a população bageense e os visitantes.
                Entre os eventos que reuniram cultura, arte e literatura, destaco a 20ª Feira do Livro de Bagé, que teve início no dia 29 de setembro e encerrou no domingo, no Clube...
  • 03/10/2017 - Opinião

    Sargento Alexandre Curto tem nosso apoio e solidariedade

    A solidariedade tem tomado conta dos gaúchos nos últimos dias. Diversos representantes da comunidade, profissionais da área de segurança e do setor do agronegócio demonstraram apoio ao sargento da Brigada Militar Alexandre Curto dos Santos, que foi condenado a 12 anos de reclusão, em regime...
  • 26/09/2017 - Opinião

    Bagé se prepara para a feira de rústicos mais antiga do país

             A Exposição Agropecuária de Bagé – Expofeira, que neste ano chega a 105ª edição, começa no dia 2 de outubro com remate de animais. A feira rústica, considerada a mais antiga do país, ocorre até o dia 18, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. A organização do evento está...
  • 19/09/2017 - Opinião

    Agenda em Brasília: conquistas para o progresso de Bagé

    A última semana foi de intensa atividade na capital federal. Reuniões com parlamentares no Congresso Nacional, nos ministérios e na Caixa Federal possibilitaram muitas garantias para Bagé. Esses foram os resultados da nossa ida a Brasília com os vereadores Graciano Pereira, Lia Rejane, Augusto...
Exibindo 1 a 10 de 37 resultados encontrados
  • Página de 4
Clique TV
Caminhos
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Saber ler as entrelinhas da simplicidade é atitude virtuosa característica dos nobres de espírito.”
MP
 
Parabéns, casa das letras!
A...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.