Bagé / RS, Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Edimar Fagundes Cardoso
Coluna: Opinião
Perfil: Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
Opinião

Região da Campanha está mobilizada para instalação do polo carboquímico

A formação da cadeia carboquímica no Rio Grande do Sul está prestes a se concretizar. E a região da Campanha está mobilizada para que não fique de fora do projeto realizado pelo governo do Rio Grande do Sul e que passará a tramitar na Assembleia Legislativa.
Recebemos, na segunda-feira, na tribuna democrática da Câmara de Vereadores, o presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota e da Associação Pró-Carvão de Candiota, Wagner Lopes Pinto, que deu início à mobilização regional para instalação do polo carboquímico. O Legislativo bageense adere ao manifesto com intuito de sensibilizar o governo do Estado para que inclua a região no programa de gaseificação do carvão mineral, na ação de polos carboquímicos. Com aprovação de todos os vereadores desta casa, assinamos uma moção de apoio que será encaminhada ao governo estadual hoje, durante reunião entre os representantes da região com o chefe da Casa Civil, Fábio Branco. Queremos incluir o projeto na proposta do executivo estadual.
A intenção é que esse projeto não seja somente implantado na região do baixo Jacuí, como está sendo previsto pelo governo e que já foi apresentado, inclusive, ao ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. É inadmissível se falar em gaseificação e não inserir o município de Candiota.
A nossa região da Campanha detém a principal reserva de carvão mineral contribuindo com a segurança energética do país. É importante salientar que Candiota detém a matéria-prima e todas as condições favoráveis para gaseificação do carvão mineral e, por isso, estamos otimistas no desenvolvimento do setor carbonífero que irá oportunizar mais empregos e renda. Os olhos do governo voltados para o nosso pago atrairá novos investidores, como a instalação de empresas de cerâmica e fábricas de adubo e metanol.
Entendemos que chegou o momento de acharmos o caminho correto para que, efetivamente, venhamos a utilizar essa importante fonte de energia disponível em nosso subsolo, que é o carvão mineral. Somos possuidores de jazidas riquíssimas de carvão mineral, não podemos abrir mão da exploração dessa riqueza que será indutora do desenvolvimento regional. 
 
Edimar Fagundes Cardoso – Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
 
 
 

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 29 resultados encontrados
  • 26/09/2017 - Opinião

    Bagé se prepara para a feira de rústicos mais antiga do país

             A Exposição Agropecuária de Bagé – Expofeira, que neste ano chega a 105ª edição, começa no dia 2 de outubro com remate de animais. A feira rústica, considerada a mais antiga do país, ocorre até o dia 18, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. A organização do evento está...
  • 19/09/2017 - Opinião

    Agenda em Brasília: conquistas para o progresso de Bagé

    A última semana foi de intensa atividade na capital federal. Reuniões com parlamentares no Congresso Nacional, nos ministérios e na Caixa Federal possibilitaram muitas garantias para Bagé. Esses foram os resultados da nossa ida a Brasília com os vereadores Graciano Pereira, Lia Rejane, Augusto...
  • 12/09/2017 - Opinião

    Ruas de Bagé estão sendo revitalizadas

    O município de Bagé está mostrando suas mudanças em apenas oito meses de nova administração do Executivo. A população bageense está sendo contemplada com muitas melhorias nas áreas de saúde, educação, agricultura, social, infraestrutura urbana e tantas outras. Na última semana, prestigiei a...
  • 05/09/2017 - Opinião

    Educação Ambiental: escolas municipais são contempladas com a coleta seletiva

    A coleta seletiva nas escolas se traduz em um ambiente mais propício para educar. E, em busca de uma formação cada vez mais completa, as escolas devem estar atentas ao aprendizado do aluno como um todo e, por isso, destaco a importância do trabalho de conscientização no que se refere à educação...
  • 30/08/2017 - Opinião

    A luta contra os preços abusivos dos combustíveis e gás de cozinha

    Bagé é reconhecida nacionalmente pelos noticiários como o município que pratica os preços mais caros de combustíveis e gás de cozinha. Recente pesquisa publicada na imprensa, no mês de junho, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustível (ANP), apresentou os menores e maiores...
  • 23/08/2017 - Opinião

    Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

    A vida das pessoas com deficiência registra uma história de lutas, enfrentamentos e superação de limites. Como uma forma de valorizá-las e de discutir conceitos, propostas, temas e tomar decisões é que, de 21 a 28 de agosto, é assinalada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e...
  • 09/08/2017 - Opinião

    Feliz Dia dos Pais!

    No ensejo de mais um Dia dos Pais, a ser comemorado no domingo, 13 de agosto, registro o meu apreço a todos que fazem da paternidade uma missão de amor, compromisso, ensinamentos e dedicação.
    Aqui deixo registrada a minha mensagem de felicitações ao meu querido pai, Vilmar Cardoso. Ao...
  • 02/08/2017 - Opinião

    Câmara de Vereadores presta homenagem à rádio Cultura de Bagé

    A noite de segunda-feira foi marcada por homenagens na Câmara de Vereadores. A mesa diretora assinalou os 71 anos da rádio Cultura de Bagé durante sessão solene. Uma placa em homenagem à emissora, que é pioneira de Bagé, foi entregue aos diretores proprietários, Claudiran Nunes e Geraldo Saliba....
  • 26/07/2017 - Opinião

    Bosque do Palacete Pedro Osório reabre suas portas

    Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé

    A natureza exuberante do bosque do Palacete Pedro Osório, localizado no coração da cidade, na avenida Tupy Silveira, reabriu suas portas no dia 22 de julho para os visitantes. A partir de agora, todos os sábados e domingos, das 14h às 18h, a...
  • 19/07/2017 - Opinião

    Feira do Livro chega a 20ª edição

    Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé

    “Leitura e Emoção” é o tema da 20ª edição da Feira do Livro em Bagé. Neste ano, o evento traz muitos atrativos e será realizado em novo local, nas dependências do Clube Comercial. O pré-lançamento, organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e...
Exibindo 1 a 10 de 29 resultados encontrados
  • Página de 3
Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

Leonardo Pacheco

INVISTA EM CULTURA. A CIDADE APLAUDE. Esta frase poderia circular pela cidade em adesivos nos ônibus do transporte público, nos táxis e carros...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.