Bagé / RS, Sexta-feira, 26 de Maio de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Orlando Carlos Brasil
Coluna: Opinião
Perfil: Jornalista e professor do curso de Comunicação Social da Urcamp
Opinião

Causídicos

O Conselho Nacional de Justiça reconheceu, no final de 2016, a existência de um milhão de advogados em todo país. De advogados com carteira da OAB.
A lista não contempla os formados com o diploma de bacharel, sem interesse em advogar, tampouco os que ainda não passaram no exame da Ordem.
Em resumo, existe hoje no Brasil um advogado para cada 200 pessoas. 
 
Na agenda
         Todos sempre têm períodos lembrados, criações vistas, ouvidas ou lidas que não saem do imaginário.
         Pois, num curto retrospecto, assomaram à mente alguns filmes vistos há bastante tempo, e que agora trata-se de recuperá-los com as novas tecnologias.
         Indica-se rever películas como "Lawrence da Arábia", "A Filha de Ryan", "Um Estranho no Ninho" e "Sociedade dos Poetas Mortos". 
 
Sobre Bagé
A opinião aqui publicada, com o nome da autora, foi retirada de um site. Refere-se ao município de Bagé.
“É para se orgulhar mesmo!
Até parece uma cidade da Europa,
limpa, culta e sem corrupção.
Lindas igrejas com sua arquitetura”.
Beatriz Regina de Jesus (2012) - Porto Alegre
Lega-se ao leitor a oportunidade de concordar.
 
 
Naturalidade
Há mais de 40 anos, conversando com o avô de uma amiga, entrou no bate-papo o local de nascença. Ele comentou que era natural de Porto Alegre, pois naquele momento o local em que havia nascido tornara-se a cidade de Guaíba. Mas sua certidão de nascimento ainda registrava que ele era um filho da capital do estado.
Por isso, deve-se entender que Gaspar Silveira Martins é um bageense, mesmo que tenha visto a terra pela primeira vez nas cercanias de Aceguá.
 
Escolha
         Suas roupas e artesanatos têm diversas cores. Mas se tivesse que escolher entre as obras feitas pela cultura incaica, por exemplo, ou por alguma surgida nas tribos africanas, por qual optaria?
 
Ebola
         Ao falar em África, um problema de saúde pública que chega do oeste do continente é revelado por narrador do ambiente:
“No entanto, o legado deixado pelo vírus causador do ebola será sentido, com mais profundidade, quando levamos em conta que, entre as vítimas fatais, se encontrava um alto número de profissionais de saúde”.
Palavras de um pensador do Mali, Gerson Brandão, preocupado com a rara quantidade de profissionais ligados à saúde e que pode ser agravada devido às infecções disseminadas pelo vírus.
 
 
 
Quais as razões?
         Duas notícias veiculadas há poucos dias nos veículos massivos, com características bem diferentes, podem levar à mesma conclusão, em entendimento particular.
         Uma das matérias dava conta de que um pessoal residente no distrito das Palmas não queria saber do investimento em turismo perto de suas propriedades. As informações não mostraram as razões oposicionistas e pouco se abordou sobre o tema.
         A outra notícia cientificava o lamentável episódio da depredação de uma parte de um dos braços do monumento em homenagem ao Analista de Bagé. Por sinal, a segunda agressão sofrida.
         Conclui-se que as pessoas não querem as coisas.
 
Pedro Páramo
         Ele deixou uma ínfima quantidade de obras literárias. Só que o mexicano Juan Rulfo legou o romance (único escrito) Pedro Páramo como o mais emblemático escrito por um latino-americano de língua espanhola. Haja vista ser o mais estudado e sem qualquer análise definitiva sobre seu conteúdo e forma.
         Os especialistas o destacam na trigésima primeira colocação entre as mais importantes narrativas da história da literatura.
 
Mimeógrafos
         Procura-se alguém, se existe, que tenham coleção de poemas da Poesia Marginal ou Geração Mimeógrafo. Ou seja, quantos restaram e que hoje, retrospectivamente, forneceriam uma aula de história criativa. Interessante tema, inclusive, para uma mostra pública.
         Aos mais jovens explica-se que foi chamada de Geração Mimeógrafo aquela que nos anos 1970/1980 trocou os meios tradicionais de veiculação da poética por ferramentas alternativas. Tinha também o objetivo de fugir da censura. 

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 19 resultados encontrados
  • 09/05/2017 - Opinião

    Frasistas


    Se você tivesse que escolher entre Nélson Rodrigues e Millôr Fernandes como o melhor frasista do país, com quem ficaria?
    Para ajudar no voto, escolheu-se uma frase de cada um deles, entre as milhares divulgadas ao longo de suas atividades profissionais.
    “Eu desconfio de todo o idealista que...
  • 25/04/2017 - Opinião

    Sociológicas

    Para verbalizar com certa fidelidade as atuações humanas de algum universo é necessária a busca de um conjunto de manifestações que, na aparência, às vezes parece não apresentar nexo, enquanto analisadas de forma individual.
    Pois bem, há pouco mais de quatro meses promoveu-se um encontro...
  • 18/04/2017 - Opinião

    Com razão

    O advogado Décio Lahorgue observa que estava equivocada a nota antecedente ao texto sobre o pacote de abril, veiculada nesta coluna, na edição que passou, dizendo que a partir de 1978 ocorreu a instituição de três vagas no Senado brasileiro por unidade federativa.
    Prontamente, fez-se uma...
  • 11/04/2017 - Opinião

    Pacote de abril

    Uma das medidas políticas de exceção tomada há 40 anos (13 de abril de 1977) ficou conhecida, desde então, como o Pacote de Abril. Na atualidade, pouco se tem falado sobre o tema. Em parte, pensa-se, porque muitos dos então democratas se valeram, mais tarde, da iniciativa para ganhar uma vaga a...
  • 04/04/2017 - Opinião

    Aumento expressivo

    A informação é procedente do Velho Continente, difícil de confirmar. Mas, com base na fonte confiável, afirma-se que os suspeitos de terrorismo na Europa cheguem a nove mil nomes na atualidade. 
    Antes dos ataques a Paris, a lista da Europol somava apenas 18 nomes. E quem disse é o atual...
  • 28/03/2017 - Opinião

    Só fazer

    Quer ganhar oposição, faça alguma coisa.  Qualquer coisa, desde que tenha notoriedade pública.
    Esta terra de iconoclastas se encarrega das maledicências.

    Beleza
    Se quiseres ficar bonito ou bonita dê atenção às aparências do corpo. Se quiseres mais do que as simples aparências, conceda...
  • 21/03/2017 - Opinião

    Voto em lista

    Cresce, no Congresso Nacional, o debate, consequentemente a possibilidade, do Brasil viver nas próximas eleições o sistema do voto em lista.
    Caso vingue a matéria, teremos, aparentemente, um crescimento dos votos em branco ou nulo. Da parte de quem assina este texto, não há dúvida de que haverá...
  • 07/03/2017 - Opinião

    Dentro da lei

    Tornou-se lugar comum entre os delatados da Lava Jato, de todos os partidos e hierarquias, declararem que os valores percebidos para as campanhas políticas dos partidos e as individuais foram todos dentro da lei, com as respectivas declarações e comprovações aos Tribunais Eleitorais....
  • 21/02/2017 - Opinião

    Horário

    No fim de semana terminou o horário de verão. Uns gostam, outros não. De minha parte, detesto.
    Alegam as autoridades que o horário é adotado com a finalidade de economizar energia. Não se deve duvidar.  Noticiaram as mesmas autoridades que foi registrada, no período que agora findou, uma...
  • 14/02/2017 - Opinião

    Sobre fronteira

    Uma solicitação para escrever sobre fronteira acabou realizada. O rogo, atendido. E o resultado é o que segue. Independente do gosto é a abordagem. 
     
    “Em regra, fronteira significa limite, local demarcado, que separa dois perímetros distintos. Assim o é em todos os continentes da Terra....
Exibindo 1 a 10 de 19 resultados encontrados
  • Página de 2
Clique TV
Delegada apresenta detalhes sobre investigação de morte de jornalista bageense
Confira trecho da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje, pela delegada Roberta Mariana Bertoldo da Silva, que expôs detalhes sobre a investigação da morte do jornalista bageense Tagliene...
Assista também:
Vídeo mostra acusado por morte de jornalista bageense momentos antes do crime
Clique Social

Coluna Social

“Ao comtemplar o semblante imaculado de Maria, tua alma ganhará asas para voar até o céu.”
MP
 
Maria Auxiliadora: mãe e protetora de todos os...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.