Bagé / RS, Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

João Batista R. Benfica
Coluna:

Um artigo de congratulações, com alguma temeridade

João Batista Benfica

Publicitário

Diferente do que normalmente ocorre, o autor começará explicando o título do artigo antes de tratar do que pretende. A palavra 'temerário' aqui é utilizada com uma
conotação de imprudência, isso porque se irá tecer considerações sobre algo do qual o signatário não participou, para o qual tampouco foi chamado, e, sobretudo, porque irá andar por um terreno pantanoso, onde as informações raramente são claras e objetivas; pelo contrário, prevalece o 'diz que', 'parece que', 'disseram que' e assim por diante, embora todos os esforços da Justiça Eleitoral a respeito.
Isso posto, vamos ao assunto que, aliás, é bastante singelo, pois se trata de parabenizar o flamante prefeito eleito de Bagé por um aspecto que interessa apenas a um pequeno segmento da comunidade: a classe dos publicitários bageenses e, por extensão,dos comunicadores em geral (ressalvando que não falo em nome de ninguém, apenas como integrante da classe). 
Desde sua primeira vitória em Bagé, os companheiros inauguraram uma prática danosa e antipática para com o mercado local. Do alto de suas capacidades, nível de exigência e recursos, durante todos esses anos, a direção e produção das suas campanhas eleitorais sempre foram entregues a profissionais de Porto Alegre e, em alguns casos, até “from Globo”, sobrando para alguns poucos profissionais locais participações acessórias. Na campanha de 2016, pareceu que isso iria mudar - afinal, o cenário de fartura e bonança havia mudado -, tendo sido contratada, inicialmente, uma reconhecida produtora local. Mas, no meio da campanha, soube-se que (olha a temeridade) todo o esquema de produção foi alterado e um marqueteiro e toda uma equipe técnica veio de Porto Alegre (mais temeridade), incluindo um diretor de cena “que trabalha na Globo”, veja só. Claro que custando muuuito caro (olha a temeridade aí gente!).
Enquanto isso, o novo prefeito fez toda a sua campanha com profissionais de Bagé, desde o compositor do jingle até os programas de televisão. Gente com diploma e sem diploma trabalhou, velhos e novos profissionais das diversas áreas da comunicação,que entregaram, como não poderia deixar de ser, uma campanha plenamente à altura do 'nível superior' dos companheiros - você notou alguma diferença, algo inferior? -, a um custo, com certeza, muito mais baixo. 
Então, é esta a finalidade desta pequena manifestação: de parabenizar o candidato eleito, que acreditou, desde o primeiro momento, que conseguiria fazer uma campanha eficiente e vitoriosa utilizando apenas profissionais locais; parabenizar o Daniel, o Gladimir, o Paulo Ferreira, o Paulão e todos que integraram a equipe. Depois de um longo inverno, os profissionais da Publicidade e da Comunicação de Bagé conseguiram exercitar sua capacidade, ajudando a fazer os companheiros naufragarem em um mar de votos (para usar uma expressão notória da campanha de 2000).

Comente essa notícia
Enquete

Há poucos dias o Supremo Tribunal Federal decidiu que presos em situações degradantes têm direito a indenização por danos morais. A decisão foi unânime após o caso de um preso que ganhou o direito de receber R$ 2 mil em danos morais após passar 20 anos em um presídio em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Você concorda com a decisão da mais alta corte do país?

  • NÃO. O Estado brasileiro sofre uma grave crise econômica para que se possa “pagar” indenizações para todo o preso que se achar em uma situação degradante. Essa decisão abre jurisprudência e não será dessa forma que os governos irão resolver a situação precária dos presídios. Deve-se atualizar o Código Penal e redirecionar recursos para mais segurança à sociedade.
    ( 78.6% )
  • SIM. É notório que a superlotação e as péssimas condições dos presídios brasileiros acabam por não recuperar grande parte dos apenados que retornam ao crime. O Estado deve repensar o sistema prisional do país para que não ocorram mais rebeliões como no Norte e Nordeste, nem sejam espaços de domínio de organizações criminosas. A decisão é um recado do Judiciário para que os governos invistam em novas prisões.
    ( 21.4% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Assista também:
Operação "Lenhador" prende homem acusado de liderar o tráfico de drogas na região da Campanha
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

NADA de discussões, papo político partidário nenhum. A música era a convidada de honra. O maestro Joab Muniz falou de seu projeto de construção do...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.