Bagé / RS, Sexta-feira, 28 de Abril de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Diones Franchi
Coluna: Cultura
Perfil: Jornalista
Cultura

Tupy Silveira - O político idealista

Na história de Bagé, nenhum político governou o município por tanto tempo como Martim Silveira, mais conhecido pelo nome de Tupy Silveira. Foram 11 anos, três meses e seis dias no cargo de prefeito, na época intendente municipal.
Tupy Silveira nasceu no município de Bagé em 28 de setembro de 1876, sendo filho do fazendeiro Gerônimo Silveira e de dona Tomásia Silveira. Foi criado no meio rural até a adolescência. Aos 17 anos participou da Revolução Federalista de 1893, onde se confrontaram os Pica-Paus e os Maragatos.
Foi membro do Partido Republicano, sendo indicado pelo coronel José Octávio Gonçalves como seu vice-intendente do município em 1910. Com a morte de José Octávio foi indicado pelo presidente do Estado, Borges de Medeiros, para a sucessão do governo Municipal. Eleito em 10 de dezembro de 1913, assumiu a Intendência Municipal, hoje prefeitura em 5 de janeiro de 1914, sendo reeleito em 1917 e depois em 1921. Assim governou até 11 de abril de 1925.
Seu governo foi marcado por várias obras, como a construção da rede de esgotos da cidade, tendo adquirido terrenos próximos ao cemitério, onde foram instalados os tanques e filtros de depuração. Para ampliar o serviço de abastecimento de água, construiu a barragem do Piraizinho e também várias pontes na cidade e no interior como a ponte do Passo do Príncipe e a do Quebracho, entre outras obras.
Era respeitado por todas as classes sociais e também no meio de seus adversários políticos. Seu governo também se destacou pela moderação e controle das contas públicas, sendo Bagé reconhecida no Estado como um dos municípios mais fortes economicamente do Rio Grande do Sul.
Fanfa Ribas diretor do extinto jornal Correio do Sul e seu adversário político declarou "dias de tranquilidade, de moderação nos tributos de equidade na lotação e arrecadação de impostos, sendo a pobreza a mais favorecida nos seus processos de governar sem escorchar”.
Foi chefe municipal do Partido Republicano por muitos anos, onde apontava os candidatos que eram bem aceitos pelo eleitorado.
Tupy Silveira foi casado com Dalila Mércio Silveira, tendo nove filhos. Após o falecimento de sua esposa, casou-se novamente com Dora Mércio Silveira e deste casamento tiveram duas filhas.
Quando adoeceu, Tupy Silveira foi levado para o Rio de Janeiro, para ser submetido a uma cirurgia, onde faleceu em 22 de agosto de 1928, com 52 anos de idade. Seu corpo foi transladado de navio para Rio Grande e depois de trem para Bagé.
Com grandes homenagens da população bageense, seu corpo foi sepultado no cemitério local em 28 de agosto de 1928.
Em sua homenagem foi denominado a avenida Tupy Silveira, uma das principais vias de Bagé. Assim seu nome ficava perpetuado por seus ideais políticos que o tempo mostrou positivamente o resultado de seus feitos e conquistas.
 
Fontes:
 
Fagundes, Elisabeth Macedo de. Inventario Cultural de Bagé, 2012
Lopes, Mario. Personalidades de um século em Bagé. NPHTT, 2012

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 34 resultados encontrados
  • 03/04/2017 - Cultura

    O Marechal Floriano

    Floriano Peixoto foi o segundo presidente do Brasil, na chamada República Velha, sucedendo ao também militar Deodoro da Fonseca. 
    Floriano Vieira Peixoto nasceu na vila de Ipioca, na cidade de Maceió, Alagoas, no dia 30 de abril de 1839. Cursou o primário em Maceió e aos 16 anos foi para o...
  • 13/03/2017 - Cultura

    Doutor Veríssimo

    Veríssimo Dias de Castro, também conhecido como Dr. Veríssimo nasceu em Santana do Livramento em 16 de outubro de 1868. Era filho do capitão Antônio Dias de Castro e dona Florinda Lemos de Castro. Foi médico, político e figura de prestígio diante da população bageense.
    Desde cedo alistou-se no...
  • 22/02/2017 - Cultura

    Marechal Deodoro da Fonseca

    Manuel Deodoro da Fonseca foi uma importante figura pública da História do Brasil, conhecido como o proclamador da República e o primeiro presidente do Brasil.
    Deodoro da Fonseca nasceu no dia 5 de agosto de 1827, na cidade de Alagoas da Lagoa do Sul, atualmente cidade de Marechal Deodoro, em...
  • 13/02/2017 - Cultura

    Ba-Gua - As origens do futebol bageense (parte II)

    Em coluna anterior divulgamos informações históricas sobre dois dos principais clubes de futebol do Rio Grande do Sul: O Guarany Futebol Clube e o Grêmio Esportivo Bagé. Neste segundo texto, destaca-se um pouco mais da história do alvirrubro e mais curiosidades sobre o clássico Ba-Gua.
    O...
  • 06/02/2017 - Cultura

    Ba-Gua – As origens do futebol bageense (parte I)

    O clássico Ba-Gua, que envolve o confronto entre os clubes do Grêmio Esportivo Bagé  e  do Guarany Futebol Clube, é o que tem o maior número de confrontos do futebol gaúcho, tendo os clubes se enfrentado 425 vezes. Confira alguns fatos históricos:

    Grêmio Esportivo Bagé - Foi fundado em 5 de...
  • 27/01/2017 - Cultura

    A Câmara de Vereadores de Bagé e suas casas legislativas

    A história da Câmara de Vereadores de Bagé tem suas origens no século XIX durante o período da Monarquia. Foi no dia 2 de fevereiro de 1847, que ocorreu a instalação do município de Bagé, com a realização da posse dos primeiros vereadores eleitos. A partir daí houve a preocupação da Casa...
  • 20/01/2017 - Cultura

    São Sebastião de Bagé

    São Sebastião, padroeiro de Bagé, é também o padroeiro dos militares e sua história ficou conhecida pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Nessas atas, os escribas escreviam dando poucos detalhes sobre o martirizado e muitos detalhes sobre as torturas e sofrimentos causados a eles...
  • 13/01/2017 - Cultura

    O Visconde de Ribeiro Magalhães

    Antônio Nunes de Ribeiro Magalhães conhecido mais tarde como Visconde de Ribeiro Magalhães foi um dos grandes empresários e visionários da região de Bagé e do Estado. Nasceu em Portugal na Freguesiade Castelões de Cepedada cidade de Paredes, hoje região metropolitana do Porto, em 5 de Outubro de...
  • 06/01/2017 - Cultura

    Getúlio Vargas em Bagé

    Getúlio Dornelles Vargas foi um advogado e político brasileiro que se tornou presidente da República. Foi também o líder civil da Revolução de 1930 que pôs fim à República Velha. Nasceu em São Borja, Rio Grande do Sul em 19 de abril de 1882, sendo filho de Manuel do Nascimento Vargas e de...
  • 28/12/2016 - Cultura

    Nossos personagens

    Na vida tudo passa, muitos momentos se tornam importantes e o que fica vai para a história. Assim são nossos personagens históricos, que eternizam seus feitos nos livros do tempo. Na verdade são pessoas que se eternizam através de um momento ou uma trajetória, tornando-se importantes para a...
Exibindo 1 a 10 de 34 resultados encontrados
  • Página de 4
Enquete

Começou a tramitar, na Câmara de Bagé, um projeto de Lei que pretende obrigar as empresas de ônibus a instalar, nos coletivos, câmeras de vídeo. A ideia é que a medida passe a inibir o registro de assaltos junto aos veículos. E, você, leitor, acredita que a ação trará o resultado buscado?

  • SIM. Sabendo que poderá ser identificado, através de vídeos, o criminoso deixará de praticar roubos e furtos nos ônibus que atuam em Bagé.
    ( 76.7% )
  • NÃO. Mais do que adotar este recurso, são necessárias ações como o reforço dos órgãos de segurança que, de fato, coíbam práticas criminosas.
    ( 23.3% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Polícia divulga vídeos de suspeito de matar bageense
Assista também:
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Clique Social

Coluna Social

“Fora da caixa é que o mundo se revela.”
MP
 
Diário de bordo: expresso redentor
Salve, salve, amigos leitores! Agora, 6h45min de...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.