Bagé / RS, Quarta-feira, 25 de Abril de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Diones Franchi
Coluna: Cultura
Perfil: Jornalista e Mestre em História
Cultura

Tupy Silveira - O político idealista

Na história de Bagé, nenhum político governou o município por tanto tempo como Martim Silveira, mais conhecido pelo nome de Tupy Silveira. Foram 11 anos, três meses e seis dias no cargo de prefeito, na época intendente municipal.
Tupy Silveira nasceu no município de Bagé em 28 de setembro de 1876, sendo filho do fazendeiro Gerônimo Silveira e de dona Tomásia Silveira. Foi criado no meio rural até a adolescência. Aos 17 anos participou da Revolução Federalista de 1893, onde se confrontaram os Pica-Paus e os Maragatos.
Foi membro do Partido Republicano, sendo indicado pelo coronel José Octávio Gonçalves como seu vice-intendente do município em 1910. Com a morte de José Octávio foi indicado pelo presidente do Estado, Borges de Medeiros, para a sucessão do governo Municipal. Eleito em 10 de dezembro de 1913, assumiu a Intendência Municipal, hoje prefeitura em 5 de janeiro de 1914, sendo reeleito em 1917 e depois em 1921. Assim governou até 11 de abril de 1925.
Seu governo foi marcado por várias obras, como a construção da rede de esgotos da cidade, tendo adquirido terrenos próximos ao cemitério, onde foram instalados os tanques e filtros de depuração. Para ampliar o serviço de abastecimento de água, construiu a barragem do Piraizinho e também várias pontes na cidade e no interior como a ponte do Passo do Príncipe e a do Quebracho, entre outras obras.
Era respeitado por todas as classes sociais e também no meio de seus adversários políticos. Seu governo também se destacou pela moderação e controle das contas públicas, sendo Bagé reconhecida no Estado como um dos municípios mais fortes economicamente do Rio Grande do Sul.
Fanfa Ribas diretor do extinto jornal Correio do Sul e seu adversário político declarou "dias de tranquilidade, de moderação nos tributos de equidade na lotação e arrecadação de impostos, sendo a pobreza a mais favorecida nos seus processos de governar sem escorchar”.
Foi chefe municipal do Partido Republicano por muitos anos, onde apontava os candidatos que eram bem aceitos pelo eleitorado.
Tupy Silveira foi casado com Dalila Mércio Silveira, tendo nove filhos. Após o falecimento de sua esposa, casou-se novamente com Dora Mércio Silveira e deste casamento tiveram duas filhas.
Quando adoeceu, Tupy Silveira foi levado para o Rio de Janeiro, para ser submetido a uma cirurgia, onde faleceu em 22 de agosto de 1928, com 52 anos de idade. Seu corpo foi transladado de navio para Rio Grande e depois de trem para Bagé.
Com grandes homenagens da população bageense, seu corpo foi sepultado no cemitério local em 28 de agosto de 1928.
Em sua homenagem foi denominado a avenida Tupy Silveira, uma das principais vias de Bagé. Assim seu nome ficava perpetuado por seus ideais políticos que o tempo mostrou positivamente o resultado de seus feitos e conquistas.
 
Fontes:
 
Fagundes, Elisabeth Macedo de. Inventario Cultural de Bagé, 2012
Lopes, Mario. Personalidades de um século em Bagé. NPHTT, 2012

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 60 resultados encontrados
  • 16/04/2018 - Cultura

    General Artigas

    José Gervásio Artigas foi um militar e estadista, sendo considerado um herói nacional de seu país, o Uruguai. Foi também um dos mais importantes estadistas da Revolução do Rio de La Plata, pelo que é honrado também na Argentina por sua contribuição à independência e federalização do país.
  • 02/04/2018 - Cultura

    Escravo de saladeiro

    No Brasil do Império, existiram muitos tipos de escravos, para as mais diversas funções. Eram desde criados que ficavam em casa até escravos que faziam funções nas lavouras. Mas existiu um tipo de escravo que trabalhava constantemente nas charqueadas do Rio Grande do Sul. De vida bruta, ele se...
  • 19/03/2018 - Cultura

    José do Patrocínio

    José do Patrocínio foi um dos principais nomes do abolicionismo no Brasil, sendo também jornalista, professor, farmacêutico e escritor brasileiro. É conhecido por participar ativamente dos movimentos para a libertação dos escravos. Nasceu em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, no dia 9 de...
  • 26/02/2018 - Cultura

    A estação ferroviária de Bagé

    A ferrovia no Rio Grande do Sul teve seu início em 15 de abril de 1874, quando foi construída, pela companhia inglesa denominada de Companhia Brasileira Ltda., de Johan Mac Ginity, uma linha férrea de Porto Alegre até a cidade de São Leopoldo, no Vale do Rio dos Sinos. A primeira ferrovia do...
  • 05/02/2018 - Cultura

    O Monsenhor Costábile Hippolyto

    Costábile Hippolyto foi uma das figuras mais importantes do clérigo brasileiro, sendo realizadores de inúmeros projetos sociais. Foi considerado um dos mais cultos e eminentes sacerdotes do Estado do Rio Grande do Sul. Era uma figura benevolente que conquistou reconhecimento da comunidade...
  • 22/01/2018 - Cultura

    Pedro Fagundes de Oliveira – O primeiro administrador de Bagé

    Pedro Fagundes de Oliveira foi o primeiro comandante de Bagé e também seu primeiro administrador. Nasceu na Vila de Rio Grande em 1754. Era filho de Antônio Muniz Leite e de Francisca Fagundes de Oliveira. Em 4 de outubro de 1773, aos 19 anos ingressou no Regimento de Dragões do Rio Pardo...
  • 08/01/2018 - Cultura

    Bento Gonçalves – O eterno presidente da República Rio-Grandense

    Nasceu em 23 de setembro de 1788, na Estância da Piedade, da Freguesia de Bom Jesus no município de Triunfo. Foi batizado na igreja Matriz da freguesia, em 19 de outubro do mesmo ano, conforme assentamento do livro paroquial. Era de família com grandes propriedades rurais, visto que seu bisavô...
  • 11/12/2017 - Cultura

    Venâncio Aires – O precursor do partido Republicano Rio-Grandense

    Venâncio de Oliveira Aires foi um importante jornalista e advogado brasileiro e o precursor das ideias republicanas e abolicionistas.
    Nasceu em Itapetininga no estado de São Paulo em 12 de novembro de 1841.
    Era filho de Salvador de Oliveira Ayres e de Anna Vieira Ayres, ambos descendentes em...
  • 27/11/2017 - Cultura

    João Telles

     João Batista da Silva Telles foi um importante militar brasileiro que nasceu em Porto Alegre, em 9 de fevereiro de 1844. Filho de Joaquim da Silva Teles e Queiroz e de Maria Joaquina Amália da Cunha, casou-se com Francisca de Mesquita, filha do Brigadeiro Frederico Augusto Mesquita, o barão...
  • 13/11/2017 - Cultura

    Fabrício Pillar – O bravo comandante da Brigada Militar

    Fabrício Baptista de Oliveira Pillar, mais conhecido como Fabrício Pilar, foi um importante militar na história do e Estado do Rio Grande do Sul. Nasceu em São Vicente do Sul, na época, distrito de São Gabriel no dia 24 de agosto de 1856, sendo filho de Vidal José de Oliveira e Rita Laura de...
Exibindo 1 a 10 de 60 resultados encontrados
  • Página de 6
Clique TV
O Baile do Nêgo Véio
Promoção Folha do Sul - O Baile do Nêgo Véio Assine e ganhe - Pagamento em 5x no cartão ou cheque 15% de desconto à vista
Assista também:
Novo Polo na Tterrasul
Clique Social

Coluna Social

“É da qualidade dos seus pensamentos que depende a felicidade da sua vida.”
Marco Aurélio, imperador romano
 
Première Dona Rufina
Do encontro...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.