Bagé / RS, Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Eduardo Mauch Palmeira
Coluna: Opinião
Perfil: Economista
Opinião

Vida pessoal versus profissional

Economista

Um dos cinco fatores de produção da economia é a mão-de-obra, assim, a busca por profissionais qualificados no mercado de trabalho está cada vez maior, sendo que, na maioria das vezes, as empresas não têm recursos para investir em treinamentos e capacitações, por isso, estar capacitado pode e é um grande diferencial.
Na atualidade, cada vez mais escutamos falar que devemos ser competitivos - posso dizer que discordo, pois apenas competir não basta. É fundamental que sejamos capacitados, tenhamos competências, habilidades, e o fundamental: atitude. Ser competente é, sem sombra de dúvidas, o que irá fazer a diferença na carreira.
Mas como ser um profissional diferenciado no mercado de trabalho? Essa é uma das questões a ser respondida, claro que não é tão simples assim, pois, na atualidade, a vida nos desafia constantemente, e, se vacilarmos, seremos levados a ter de repensar nossas atividades. Lembrando que, na maioria das vezes, colocamos o dinheiro em primeiro lugar. O que não quer dizer que resolverá todos os nossos problemas.
A vida é feita de escolhas. Para que possamos decidir de forma consciente, devemos seguir alguns passos: estabelecermos prioridades, gerenciarmos o  tempo, termos um mínimo de planejamento, exercitarmos a flexibilidade, atribuirmos responsabilidades, vivermos a arte do relacionamento pessoal e profissional, conhecermo-nos, sermos otimistas, lembrarmo-nos: de que tudo na vida é relativo e do ócio criativo.
Não seguindo tais passos, não conseguiremos equilibrar a vida pessoal e profissional, sendo que isso exige consciência do problema e mudança de comportamento. O que é desfavorável: a vida continuará batendo em nossa cabeça até nos deixar amargos, mal-humorados, pessimistas, especialistas em reclamações, a ponto de ninguém mais se sentir confortável com a nossa presença.
Temos de ter muito cuidado para não ficarmos absorvendo problemas atrás de problemas, sejam eles profissionais ou pessoais. Todos têm um limite, então, não insistamos!
Atenção para não ‘comprar’ problemas que não são os nossos e nunca esqueçamos ou duvidemos da capacidade que outras pessoas têm para resolver alguns deles.
Administrar a vida pessoal e profissional exige muito de todas as pessoas, assim, busquemos aperfeiçoar-nos constantemente, estabelecer bons relacionamentos e compartilhar experiências construtivas, para progredir em todos os aspectos, e melhorar nossa qualidade de vida - pessoal e profissional.
Caso isto não aconteça, é grande o risco de desequilíbrio levando ao desenvolvimento de doenças psíquicas, como a depressão, que é uma doença preocupante, pois ultrapassa o simples desânimo e provoca uma desordem no organismo, afetando tanto a saúde mental, quanto a física.
No ambiente empresarial, esta é uma realidade que tem atingido inúmeros profissionais, sendo que estes apresentam alto potencial no emprego e, no entanto, convivem com um baixo nível de realizações pessoais. Então, como lidar com esses fatos? Devemos abandonar o trabalho e nossos planos? Certamente que não.
O que devemos fazer é buscar alternativas para melhorarmos nossa atuação no trabalho e junto aos familiares, pois são estes que dão o suporte para a vida profissional. Lembremo-nos que existem chefes e líderes, e estes podem contribuir, ou não, para o bom desempenho profissional.
Usemos tais dicas para mantermos as obrigações profissionais separadas das atividades pessoais e momentos de lazer, além de deixar longe do ambiente de trabalho coisas pessoais, que poderão prejudicar o nosso dia a dia.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 2 de 2 resultados encontrados
  • 19/08/2016 - Opinião

    Ano de eleições municipais

    Economista

    É chegada a hora de podermos observar nossos candidatos a vereador e prefeito. O município é, no meu entendimento, o ente federado mais importante, onde realmente tudo acontece, e, dessa forma, somos os responsáveis por elegermos os melhores representantes para legislá-lo e...
  • 06/01/2016 - Opinião

    Empregabilidade e atender bem

    Muito se fala, mas o que é mesmo essa tal empregabilidade e bom atendimento? Vamos tentar dar umas dicas.
    A empregabilidade é um tema muito dinâmico e a lista de pré-requisitos imprescindíveis para ser desejado pelo mercado cresce continuamente. As competências essenciais vão se tornando cada...
Exibindo 1 a 2 de 2 resultados encontrados
Enquete

Com a crise econômica que assola o país, muitas das novas administrações municipais estão revendo o repasse e de recursos e a própria realização dos carnavais em suas cidades. Em Bagé, ainda há indefinição sobre o carnaval de rua deste ano. O jornal Folha do Sul pergunta ao internauta se é favorável à realização neste ano da folia, mesmo com as contas municipais apresentarem uma série de problemas já divulgados na imprensa.

  • NÃO. A cidade precisa, primordialmente, resolver problemas estruturais, como recuperação de vias e projetos, bem como nas áreas de saúde e segurança, por exemplo. A festa é válida, mas neste momento, o município deve focar em ações para a retomada de seu crescimento, com a festa retornando maior em 2018.
    ( 91.5% )
  • SIM. O carnaval é a grande festa popular da sociedade. Mesmo que o município esteja enfrentando uma crise, como outras do passado, não se pode negar um evento tradicional e cultural, mesmo que este seja realizado com maior simplicidade.
    ( 8.5% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Assista também:
Operação "Lenhador" prende homem acusado de liderar o tráfico de drogas na região da Campanha

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.