Bagé / RS, Terça-feira, 19 de Junho de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Eduardo Mauch Palmeira
Coluna: Opinião
Perfil: Economista
Opinião

Ano de eleições municipais

Economista

É chegada a hora de podermos observar nossos candidatos a vereador e prefeito. O município é, no meu entendimento, o ente federado mais importante, onde realmente tudo acontece, e, dessa forma, somos os responsáveis por elegermos os melhores representantes para legislá-lo e administrá-lo.
Elaborar boas leis para assim poder atrair investimentos é uma das funções dos vereadores, bem como fiscalizar o uso dos recursos por parte do Executivo. Tais recursos são oriundos do pagamento de impostos, taxas e tributos, por isso a necessidade de aplicá-los da melhor maneira, beneficiando o maior número de munícipes, por meio de arruamento e asfaltamento, saúde, educação, cultura, lazer, sem deixar de lado a assistência social.
Quanto ao prefeito, cabe a ele administrar os recursos já mencionados, proporcionando condições favoráveis à atração e ao desenvolvimento de negócios para o município. É preciso criar as condições para que mais empresas possam ser abertas, gerando, assim, mais recursos, e, novamente, gerando mais benefícios para a cidade.
Vale lembrar que muitos ‘tapinhas’ nas costas iremos receber nos próximos dias, isto é, até dois de outubro. Devemos ficar atentos se esses candidatos têm propostas que realmente possam beneficiar a atração e retenção de empresas e prestadores de serviços para a cidade, pois somente estes podem proporcionar a geração de empregos e renda.
O município de Bagé, nestas eleições, possivelmente notará mudanças nas campanhas, e, sem sombra de dúvidas, será um ano de eleições bastante importante para o futuro da cidade. Não apostemos em milagres, mas é bom ficarmos de olhos abertos às promessas: muitas delas, certamente, serão inviáveis de serem realizadas, outras poderão ser esdrúxulas ou sem o menor fundamento, e teremos de escutar a todos para que, no momento certo, na hora da votação, tenhamos a consciência de escolher os candidatos com as melhores propostas. E, em 2017, poderemos cobrar dos que forem eleitos os resultados das promessas assumidas.
A hora da mudança é agora, lembrando que mudar é necessário em momentos de crise, pois é nesta hora que conseguimos ver quem realmente está preparado e qualificado para ser gestor, assumir a responsabilidade, arregaçar as mangas e mostrar a que veio. Mas, por outro lado, quem for eleito para gestor do município poderá, rapidamente, apresentar resultados, uma vez que Bagé é, ao meu ver, um município que apresenta ótimas condições para que um gestor se destaque. Basta fazer as coisas certas.
Não participar das eleições é, sem dúvida, abrir mão da nossa responsabilidade de ajudar a manter o desenvolvimento social do município e da região, uma vez que Bagé é a maior cidade da Campanha.
O maior desafio será a transição de governo, pois muitas reuniões deverão ser realizadas, para que, no momento efetivo da posse, o futuro prefeito saiba qual a real situação da pasta assumida, a realidade financeira e os compromissos já assumidos para o futuro. Será uma tarefa bastante árdua, mas acredito nos resultados positivos, pois Bagé merece o melhor.

Os comentários, ideias e opiniões são de inteira responsabilidade do autor.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 10 resultados encontrados
  • 14/02/2018 - Opinião

    Ideias e debates

    Falta d'água
     
    Verão após verão sem água.
    Entra governo e sai governo, e quem paga?
    Toda a população!
    Sim, todos os moradores que recebem água encanada.
    Mas vamos ver se agora sai a tal barragem.
    Ou se continuará na promessa.
    Podemos ainda ter milagres do tipo santo salvador.
    É sim,...
  • 01/02/2018 - Opinião

    Crescimento e Desenvolvimento Econômico

    Não há estudioso em economia que não se preocupe com o crescimento e desenvolvimento econômico de seu estabelecimento, seu negócio, sua empresa, ou mesmo seu país. As políticas adotadas é que determinam as estratégias para atingirem seu crescimento a curto ou a longo prazo.
    A teoria do...
  • 04/01/2018 - Opinião

    O desenvolvimento regional

    Aos pessimistas de plantão, não foi desta vez que suas previsões deram certo, pois a Região da Campanha é o novo Centro de Desenvolvimento Regional (CDR), sendo este um dos cinco que estão em implantação no país. Com o apoio das universidades, dos governos federal, estadual e dos municípios da...
  • 21/12/2017 - Opinião

    Retrospectiva 2017 e previsões 2018

    Os últimos dias do ano são bem divertidos, sempre tem show do RC - que este ano foi gravado -, além de muitos outros programas que lembram o ano que está terminando e o que se aproxima. Sendo assim, não poderia ficar de fora... pois é, todos os anos vendo sempre a mesma coisa: as previsões e a...
  • 13/12/2017 - Opinião

    Política industrial (parte II)

    O Brasil, ao longo das últimas décadas, introduziu diferentes modelos de política industrial, vejamos os últimos três utilizados por nosso país, veremos que são completamente diferentes um do outro, cada um com seu foco bem diferenciado.
    Até o final da década de 80, a política industrial, era...
  • 07/12/2017 - Opinião

    Política industrial (Parte I)

    Política industrial é a ação governamental sobre as condições gerais que conformam o ambiente econômico, interferindo no desenvolvimento industrial de forma indireta, ou seja, a política industrial envolve as orientações para as condições de infraestrutura física, educacional e de ciência e...
  • 29/11/2017 - Opinião

    Chegou o final de ano

    É, pessoal, chegou o final de ano, e "dele" gastos: aí vem o IPVA, o IPTU, a rematrícula do colégio ou da faculdade dos filhos, além dos gastos normais de festas de fim de ano.
    Já tem gente fazendo a lista de presentes para os parentes (e como tem parente!). Sem falar nas listas de “amigo...
  • 15/11/2017 - Opinião

    Busca por tecnologias

    Economista e professor

    Por tecnologia entende-se o conjunto de todos os conhecimentos científicos, empíricos ou intuitivos empregados na produção e comercialização de bens e serviços; portanto, gestão da tecnologia passa por know-how da tecnologia, a maneira como se administra esses...
  • 25/08/2016 - Opinião

    Vida pessoal versus profissional

    Economista

    Um dos cinco fatores de produção da economia é a mão-de-obra, assim, a busca por profissionais qualificados no mercado de trabalho está cada vez maior, sendo que, na maioria das vezes, as empresas não têm recursos para investir em treinamentos e capacitações, por isso, estar...
  • 06/01/2016 - Opinião

    Empregabilidade e atender bem

    Muito se fala, mas o que é mesmo essa tal empregabilidade e bom atendimento? Vamos tentar dar umas dicas.
    A empregabilidade é um tema muito dinâmico e a lista de pré-requisitos imprescindíveis para ser desejado pelo mercado cresce continuamente. As competências essenciais vão se tornando cada...
Exibindo 1 a 10 de 10 resultados encontrados
Clique TV
Santa Edwiges Dia das Mães
Assista também:
Pé por Pé Dia das Mães
Clique Social

Aplausos

Yuri Cougo

O AUTO DA COMPADECIDA será apresentado pela Cia. de Teatro Os Carlitos (leia-se Michel Godinho), dias 30 de junho, 1º, 7 e 8 de julho, no Teatro...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.