Bagé / RS, Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Eduardo Mauch Palmeira
Coluna: Opinião
Perfil: Economista
Opinião

Empregabilidade e atender bem

Muito se fala, mas o que é mesmo essa tal empregabilidade e bom atendimento? Vamos tentar dar umas dicas.
A empregabilidade é um tema muito dinâmico e a lista de pré-requisitos imprescindíveis para ser desejado pelo mercado cresce continuamente. As competências essenciais vão se tornando cada vez mais amplas e complexas à medida que o tempo passa. O atender bem faz parte da atividade de quem presta serviços ou comercializa algum produto.
A empregabilidade é a capacidade de adequação dos profissionais às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento de novas tecnologias, a globalização da produção e do sistema financeiro, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças, as crises que vêm afetando os países, o ambiente das organizações cada vez mais competitivo, surgem necessidades de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais das mais diversas áreas. O bom atendimento mantém nossa empregabilidade, pois nos distingue dos demais colaboradores da(s) empresa(s).
A capacidade de um profissional estar empregado e de atender bem, mas muito mais do que isso, é a capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho, que é competitivo por natureza, sem falar das competências inerentes ao cargo ou função que exercemos.
Quanto mais aumenta o nível da competitividade, e porque não dizer, o estresse corporativo, sem falar nas questões relativas à capacidade de enfrentar e conviver com altos níveis de pressão, tornam-se evidentes os problemas de alguns profissionais. Conviver diariamente com esse nível elevado de pressão não requer apenas inteligência, mas condições físico-mentais.
Quem almeja ter uma carreira sólida e bem administrada deve sempre preservar a empregabilidade. É fundamental, então, que a pessoa se mantenha sempre em alerta para preservar sua condição de colaborador nas empresas.
Você já se perguntou: Como está sua empregabilidade?
Que tal responder estas questões? 1) Você está certo que o que está fazendo está de acordo com a sua vocação? 2) Quando foi a última vez que participou de um curso ou treinamento? 3) Qual a última vez que participou de uma feira ou evento? 4) Quanto tempo você permaneceu no seu último emprego? 5) Com que frequência você se atualiza sobre sua área? 6) Como você considera o seu trabalho dentro da empresa? 7) Quanto aos compromissos, qual é sua postura? 8) Fora do trabalho, você...
9) Com relação ao salário, você... 10) As atividades remuneradas fora do trabalho (dar aulas, fazer traduções ou consultoria) são... 11) Com relação ao seu networking, você... 12) As oportunidades do mercado de trabalho...
Os seis pilares da empregabilidade são:
Adequação da profissão à vocação - Uma vez que para se tornar um bom profissional e um ser humano realizado, o indivíduo deve conciliar a sua função com a capacidade e paixão pelo que faz.
Competências - Preparo técnico; capacidade de liderar pessoas; habilidade política; habilidade de comunicação oral e escrita em pelo menos dois idiomas; habilidade em marketing; habilidade de vendas; capacidade de utilização dos recursos tecnológicos
Idoneidade - A idoneidade implica confiança de parte a parte e, entre outros fatores, pode-se considerar: ética, conduta, correção, respeito e responsabilidade.
Saúde física e mental - Cuidar do equilíbrio, do desgaste exagerado, cuidar do corpo - pessoas saudáveis têm bons relacionamentos e interagem de maneira favorável; evitar vícios como fumo, álcool e drogas. Manter sua autoestima e sua capacidade de realizar projetos.
Reserva financeira e fontes alternativas de aquisição de renda - A perda do emprego significa a perda da entrada de receita. Você deve fazer uma reserva mês a mês; a reserva é uma defesa, uma garantia que o sustenta. O projeto profissional deve ocorrer paralelamente. Seu negócio próprio, de qualquer dimensão, também pode ser uma fonte alternativa de renda.
Relacionamentos - Quem conhece pessoas, adquire informações importantes e relevantes, uma pessoa cuidadosa registra seus relacionamentos. Guarda e cuida deles, retorna as ligações, que podem ser oportunidades de trabalho. Em termos profissionais é muito importante ter um networking, uma forma de se manter conectado a sua rede de relacionamentos. Mantenha contato com essas pessoas.
Você que trabalha na linha de frente de atendimento já se perguntou como e quando realizou algum dos questionamentos feitos acima? Será que não está na hora de repensar suas ações?
A sua empresa (você) depende muito de tudo isso, mas lembre-se: você não vale apenas o quanto sabe, mas vale o quanto “é”.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 3 de 3 resultados encontrados
  • 15/11/2017 - Opinião

    Busca por tecnologias

    Economista e professor

    Por tecnologia entende-se o conjunto de todos os conhecimentos científicos, empíricos ou intuitivos empregados na produção e comercialização de bens e serviços; portanto, gestão da tecnologia passa por know-how da tecnologia, a maneira como se administra esses...
  • 25/08/2016 - Opinião

    Vida pessoal versus profissional

    Economista

    Um dos cinco fatores de produção da economia é a mão-de-obra, assim, a busca por profissionais qualificados no mercado de trabalho está cada vez maior, sendo que, na maioria das vezes, as empresas não têm recursos para investir em treinamentos e capacitações, por isso, estar...
  • 19/08/2016 - Opinião

    Ano de eleições municipais

    Economista

    É chegada a hora de podermos observar nossos candidatos a vereador e prefeito. O município é, no meu entendimento, o ente federado mais importante, onde realmente tudo acontece, e, dessa forma, somos os responsáveis por elegermos os melhores representantes para legislá-lo e...
Exibindo 1 a 3 de 3 resultados encontrados
Clique TV
Caminhos
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Saber ler as entrelinhas da simplicidade é atitude virtuosa característica dos nobres de espírito.”
MP
 
Parabéns, casa das letras!
A...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.