Bagé / RS, Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Divaldo Lara
Coluna: Opinião
Perfil: Prefeito de Bagé
Opinião

Os exemplos de Bagé para o Estado

Orgulho, essa é a palavra que descreve, quando acompanhamos o noticiário estadual e lemos matérias sobre outras cidades com práticas já adotadas aqui em Bagé e que estão servindo de exemplo para outros municípios.
Recentemente, li que Santa Maria tem oferecido aos cidadãos a possibilidade de retornar de consultas em Porto Alegre em horários flexíveis, logo após a consulta, com parceria entre empresa de transporte e a prefeitura. Iniciamos esta prática aqui em Bagé em nosso primeiro ano de governo, com parceria realizada com a empresa Ouro e Prata. Desta forma, o cidadão escolhe o horário de retorno, logo após os procedimentos médicos.
A mesma alegria que os alunos municipais de Viamão sentiram no mês passado, ao receber pares de tênis como parte do uniforme escolar, os 13 mil estudantes de Bagé viveram, em 2017, ao receber, pela primeira vez, os calçados. No caso aqui de Bagé e devido ao rigor do frio, ainda ampliamos, no ano passado, o kit com jaqueta reforçada e meias, peças que não faziam parte do vestuário entregue anteriormente. Outra prática inédita com relação aos uniformes foi a entrega aos alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos) que, pela primeira vez, receberam os uniformes.
Guaíba também adotou o “Meu Bairro Melhor”, programa que aqui em Bagé leva todos os serviços da prefeitura para dentro de um bairro, para realizar melhorias. Durante a realização, que permanece na comunidade selecionada durante cerca de uma semana, há a revitalização de postos de saúde, escolas, patrolamento, saneamento básico, pintura de paradas de ônibus, sinalização e culmina, no final de semana, em evento com a presença de todas as secretarias, inclusive, com informações e encaminhamentos referentes ao Daeb e IPTU.
Alguns outros “cases” de sucesso e que servem para outros municípios também adotarem relacionam-se à saúde das pessoas. A casa de hospedagem, que inauguramos em Porto Alegre para abrigar pacientes de Bagé que estejam em tratamento na capital, é um dos exemplos. Fomos a primeira cidade a ter um local deste tipo e que, além de beneficiar pacientes, ainda permite o devido descanso de motoristas que precisam retornar, em segurança, após o procedimento de pacientes que não necessitam pernoitar na casa.  Durante muitos anos, meu irmão, deputado e hoje presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara, manteve uma casa deste tipo em Porto Alegre. Eu, pessoalmente, buscava pessoas que precisavam ficar em saguão de hospital, banco de praça e rodoviária por não ter um local de referência, nem condições de pagar um abrigo. Quem viveu essa dificuldade sabe do que estou falando, bem como da importância de ter um local como este, em um momento de grande necessidade.
Essa semana também tivemos grandes avanços com relação à ampliação da estrutura do Hospital Universitário (HU), com a inauguração do bloco cirúrgico, elevadores e sala para coleta de sangue, fruto de uma parceria moderna do governo com a gestão do hospital. Também espero ver esse tipo de parceria em outros municípios. Quando iniciamos o governo, encontramos o HU de portas fechadas, uma realidade de muitas outras cidades. No início de 2017, passamos a não apenas repassar recursos ao hospital, mas comprar serviços para os pacientes SUS. O resultado disso já soma no histórico da instituição, o sucesso da reabertura, um tomógrafo colocado em funcionamento que já realizou mais de 10 mil procedimentos, exames de tomografia e ecografia zerados, a inauguração de 39 novos leitos, quartos com ar-condicionado e TV, além das conquistas já mencionadas e inauguradas esta semana. E aqui ressalto o empenho da reitora da Urcamp, Lia Quintana e dos diretores do hospital, pela dedicação em promover o progresso na saúde para nossa cidade.
Nosso governo é parceiro, tanto de entidades que queiram participar do crescimento de Bagé quanto de gestões de outros municípios para troca de experiências de boas práticas.  Vamos em frente, rumo ao progresso diário da nossa cidade e do Estado.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 167 resultados encontrados
  • 24/06/2019 - Opinião

    Em breve, mais oito quilômetros em cima do asfalto

    Percorrer as ruas do bairro Dois Irmãos é sinônimo de surpresa e das boas. Ver ruas asfaltadas, sem buracos, sem barros e oferecendo boa trafegabilidade é meu sonho e de todos os bageenses.
    Para quem não sabe, recebemos Bagé com quase 400 quilômetros de ruas sem qualquer tipo de calçamento e...
  • 15/06/2019 - Opinião

    Meta atingida: 30 mil peças de roupas para os bageenses

    Nossa Campanha do Agasalho de 2019, que encerra hoje, foi um sucesso. Superamos os números dos anos anteriores e ainda atingimos a meta estabelecida, tanto no total de peças quanto na quantidade de cobertores.
    Até hoje, dia 15, os bageenses ainda podem realizar as doações nos mais de 40 pontos...
  • 07/06/2019 - Opinião

    Hoje tem aniversário. Um ano da Casa de Hospedagem dos bageenses em Porto Alegre

    Hoje estamos celebrando o aniversário de um ano da nossa Casa de Hospedagem, em Porto Alegre. Há exato um ano, os bageenses passaram a ter um local como referência, na capital, durante o tratamento de saúde. A casa, que abriga tanto pacientes transitórios quanto os que precisam permanecer por um...
  • 01/06/2019 - Opinião

    O dia da solidariedade chegou

    Desde o dia 8 de maio, estamos em plena Campanha do Agasalho. E, hoje, durante toda a tarde de sábado, estaremos em frente ao Centro Administrativo, aguardando a solidariedade dos bageenses no Dia D.
    Mais de 40 pontos de arrecadação estão espalhados pela cidade, com uma meta de arrecadação de...
  • 24/05/2019 - Opinião

    Melhor entende, quem vivencia

    Na quinta-feira, visitei o espaço do Lar Santo Estevão, que por mais de 20 anos foi liderado pela Vereadora Sonia Leite e que agora, através da prefeitura, está sendo transformado na Casa dos Irmãos Santo Estevão.
    Pelo histórico de acolhimento do local, bem como em respeito a um trabalho...
  • 17/05/2019 - Opinião

    As lições ao lidar com o excesso e a falta de água

    Frequentemente vivemos dois paralelos com relação à água em Bagé. Ao mesmo tempo em que lutamos para a construção da nossa barragem e de já termos inaugurado um novo reservatório para armazenar água à população, devido ao histórico que já tivemos de racionamento por falta de chuvas, também...
  • 11/05/2019 - Opinião

    Rumo a 25 mil peças de solidariedade

    Iniciamos, na quinta-feira, a edição 2019 da Campanha do Agasalho. Um bonito momento em que os bageenses se unem, voluntariamente, em benefício daqueles que mais precisam. Aliás, voluntariado e doação, tanto no quesito material quanto em esforço de trabalho em causas deste tipo, é uma marca...
  • 03/05/2019 - Opinião

    Uma nova solução para as ruas de Bagé

    Todos sabemos que o ideal para as nossas ruas é o asfaltamento. Neste quesito, temos avançado e chegamos, até agora, à marca de 20 quilômetros de asfalto novo. Na quantia referida, não estão contabilizadas as operações tapa-buracos. Estou falando apenas de locais onde o asfalto foi refeito...
  • 26/04/2019 - Opinião

    Seu bairro melhor

    Desde quando assumimos e sentimos a enorme carência dos bairros em diversos aspectos, percebi que não seria possível realizar melhorias expressivas apenas com o trabalho diário das secretarias, isoladamente.
    Foi quando surgiu a ideia de mobilizarmos e agirmos de forma sistemática, unindo o...
  • 23/04/2019 - Opinião

    Danúbio Gonçalves de Bagé

    Neste domingo, 21 de abril, data de tantos acontecimentos importantes na História do Brasil, morreu Danúbio Villamil Gonçalves, o grande artista de nossa cidade. Ontem pela manhã, por ligações e mensagens, os amigos não paravam de avisar o acontecido, solicitando o luto oficial por esse...
Exibindo 1 a 10 de 167 resultados encontrados
  • Página de 17
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”
William Shakespeare
 
Punta & paz de espírito
Salve, salve amigos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.