Bagé / RS, Domingo, 21 de Outubro de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Divaldo Lara
Coluna: Opinião
Perfil: Prefeito de Bagé
Opinião

Mais de 1,1 mil casas próprias para a população de Bagé

Em junho de 2017 conquistamos para Bagé 1 164 moradias. Em seis meses de governo foi nossa maior conquista. Isso porque priorizamos o departamento de projetos e criamos, dentro da estrutura administrativa, uma secretaria que é de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos e que funciona junto ao gabinete do prefeito. Estamos muito próximos, acompanhamos em conjunto o trabalho realizado, as ideias e propostas, eventuais erros e acertos para corrigi-los de imediato. Ressalto aqui o excelente trabalho de articulação do vice-prefeito Manoel Machado, indo a Brasília, apropriando-se dos caminhos de tramitação técnica.   
O resultado disso é que a aprovação de nosso projeto se tornou um marco histórico na relação com o governo federal. Entre todas as cidades do Rio Grande do Sul, Bagé foi a única contemplada com número tão expressivo de casas populares. Segundo o gerente da área de engenharia da Caixa Econômica, Paulo André de Abreu Alves, a ação aconteceu depois de um longo tempo sem contratações nessa faixa de renda. Nos estados do sul do Brasil, os empreendimentos foram distribuídos por várias cidades. No Rio Grande, só Bagé conseguiu concentrar todas as moradias. Trata-se de um caso raro, o que é um orgulho para nós. Tecnicamente, os projetos que apresentamos foram de muita qualidade.
As moradias serão divididas em quatro empreendimentos, dois loteamentos de casas e outros dois de apartamentos. Serão construídas 564 casas no bairro Morgado Rosa (zona leste), e outros 600 apartamentos na zona norte. O investimento é de 83 milhões de reais.
Confesso que estou muito feliz em poder contribuir de maneira tão significativa para melhorar a vida de tantas famílias de nossa cidade. Isso é o que me move na política: ajudar as pessoas, fazer por quem mais precisa.
Sou um otimista, um entusiasmado na gestão pública. E nada me deixa mais confiante que podemos fazer uma cidade mais humanizada e desenvolvida economicamente que essas conquistas. Nosso município chega a índices de redução de déficit habitacional nunca antes vistos. Um recorde que melhorará a qualidade de vida de milhares de pessoas, além de significar uma injeção de recursos na área da construção civil, geração de emprego e renda.
As inscrições para as novas moradias ocorrerão em várias etapas neste primeiro semestre, obedecendo às regras definidas pela União e a Caixa Econômica Federal. Em primeiro lugar, vale repetir que poderão se inscrever famílias com renda até 1,8 mil reais por mês inseridas no Cadastro Único. Quem ainda não tem esse registro pode se dirigir à Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direito do Idoso, a Smasi, para fazê-lo. Esse é o cadastro em que o governo identifica as famílias de baixa renda.
Aproveito este espaço para solicitar aos leitores que espalhem a notícia, principalmente àquelas pessoas que precisam de casa própria e que, por essas ocorrências da vida, não têm acesso ao jornal. É muito importante que as famílias necessitadas se inscrevam. Triste é perder a casa por não ter informação.
O secretário da Smasi, Esquerda Carneiro, que realiza um trabalho excepcional na assistência social, é o responsável pelo ordenamento administrativo do programa, inscrição, cadastro, documentação, etc. Esquerda é um ser humano de grande coração, dedicado, organizado e de toda a confiança para fazer o melhor trabalho nesse que é o maior empreendimento de moradia popular de Bagé em um só tempo.
Para que a população tenha ideia do empenho da equipe da prefeitura, em novembro começou a obra de asfaltamento da rua Breno José Coronel Machado, no bairro Morgado Rosa, que faz parte da preparação para receber um dos residenciais. A rua, que inicia ao lado do Ginásio Mosquitão, dará acesso as 564 casas que serão construídos pela empresa Michelon Construtora e Incorporadora no Morgado. As outras moradias restantes, das 1 164 serão na zona norte.
Para finalizar, destaco meu otimismo com 2018, o ano promete para uma gestão que tem planejamento e projetos em todas as áreas, que compreende a importância da parceria público-privada e das linhas de créditos oferecidas pelas instituições do Estado. Que respeita o público e incentiva o investimento privado.
Bagé está no caminho certo para o grande objetivo: tornar a Rainha da Fronteira uma cidade desenvolvida.  
 

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 133 resultados encontrados
  • 19/10/2018 - Opinião

    O apocalipse instaurado pelas fakes news nas eleições

    As fake news ou notícias falsas, em português, é um termo utilizado desde o final do século XIX, mas que, com a internet e o uso das redes sociais, voltou a ser usado em larga escala. Recentemente, o termo se popularizou durante as eleições do presidente norte-americano, Donald Trump, em...
  • 12/10/2018 - Opinião

    Governo em atividade tem reconhecimento da população

    Com 30 dias de trabalho e atividades realizadas até nos fins de semana, a rua Onofre Pires mostra os primeiros resultados da obra que asfaltará todo o bairro Dois Irmãos. São 21 quadras que receberá a pavimentação, resolvendo o problema da comunidade.
    O investimento de cerca de R$ 5,4 milhões,...
  • 05/10/2018 - Opinião

    Agora passamos dos 75% de aprovação

    No final de agosto, divulgamos o resultado de uma pesquisa, solicitada pela Associação Rural de Bagé e realizada por um dos institutos mais renomados do nosso Estado, o Methodus, contendo dados referentes à avaliação do nosso governo pela população. Há um mês, a marca chegava a 74,25% de...
  • 28/09/2018 - Opinião

    O impacto da força das mulheres!

    Estou impactado com a força de mais de 400 mulheres que estiveram, no último sábado, participando da "Caminhada das Mulheres" na avenida Sete em torno de uma candidatura.
    Nestes tempos em que o descrédito na política tomou conta do país – e com razão -, como é bom ver as pessoas interessadas no...
  • 20/09/2018 - Opinião

    Viva o Rio Grande! Viva o desenvolvimento da nossa Bagé!

    Dez anos foram necessários para que reinasse a paz no nosso Rio Grande do Sul até o fim da Revolução Farroupilha, que perdurou de 1835 a 1845. Bagé, ainda com apenas algumas centenas de casas, já lutava por seus ideais e, hoje, somos parte importante dessa história comemorada hoje, 20 de...
  • 14/09/2018 - Opinião

    Bagé andando no rumo certo, em cima do asfalto

    Com 20 meses, já somos o governo que mais asfaltou nossa cidade comparado com os 16 anos do governo anterior. São cerca de 12 km contabilizando o que já foi feito e o que está em andamento. É matemático, só calcular. Esta semana, demos início a mais dois empreendimentos para melhorar a...
  • 07/09/2018 - Opinião

    Bagé, cidade em movimento

    Teremos um final de semana movimentado em Bagé. Além do tradicional desfile da independência, que ocorre hoje pela manhã, e que, com um belo trabalho da Smed, levará as escolas municipais para a avenida Sete homenageando, cada uma, um compositor do município. A secretaria repete o sucesso do ano...
  • 31/08/2018 - Opinião

    Aprovados com louvor

    Esta semana, recebemos, com imensa alegria, a notícia do resultado de uma pesquisa, solicitada pela Associação Rural de Bagé, realizada por um dos institutos mais renomados do nosso Estado, o Methodus, contendo dados referentes à avaliação do nosso governo por parte da população e que atestava a...
  • 24/08/2018 - Opinião

    Conquistas do nosso governo marcam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Bagé

    A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla deste ano, que ocorre de 21 até o dia 28 de agosto, traz o tema  “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.
    O tema não poderia coincidir melhor com o momento que vivemos em Bagé e,...
  • 17/08/2018 - Opinião

    Grandes conquistas? Apenas com trabalho contínuo

    Tenho lido, principalmente em redes sociais, alguns comentários, nos últimos dias, sobre estarmos divulgando ações, visitas aos bairros, agora, em ano eleitoral. E da mesma forma tenho aproveitado para relembrar as ações desde o primeiro dia que assumimos, as visitas constantes aos bairros e...
Exibindo 1 a 10 de 133 resultados encontrados
  • Página de 14
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

SONHOS e realizações, título do texto que  Ana Maria de Souza Delabary escreveu para saudar a sua amiga e professora Lia Rejane Mendes Barcellos,...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.