Bagé / RS, Terça-feira, 24 de Abril de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Divaldo Lara
Coluna: Opinião
Perfil: Prefeito de Bagé
Opinião

Mais de 1,1 mil casas próprias para a população de Bagé

Em junho de 2017 conquistamos para Bagé 1 164 moradias. Em seis meses de governo foi nossa maior conquista. Isso porque priorizamos o departamento de projetos e criamos, dentro da estrutura administrativa, uma secretaria que é de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos e que funciona junto ao gabinete do prefeito. Estamos muito próximos, acompanhamos em conjunto o trabalho realizado, as ideias e propostas, eventuais erros e acertos para corrigi-los de imediato. Ressalto aqui o excelente trabalho de articulação do vice-prefeito Manoel Machado, indo a Brasília, apropriando-se dos caminhos de tramitação técnica.   
O resultado disso é que a aprovação de nosso projeto se tornou um marco histórico na relação com o governo federal. Entre todas as cidades do Rio Grande do Sul, Bagé foi a única contemplada com número tão expressivo de casas populares. Segundo o gerente da área de engenharia da Caixa Econômica, Paulo André de Abreu Alves, a ação aconteceu depois de um longo tempo sem contratações nessa faixa de renda. Nos estados do sul do Brasil, os empreendimentos foram distribuídos por várias cidades. No Rio Grande, só Bagé conseguiu concentrar todas as moradias. Trata-se de um caso raro, o que é um orgulho para nós. Tecnicamente, os projetos que apresentamos foram de muita qualidade.
As moradias serão divididas em quatro empreendimentos, dois loteamentos de casas e outros dois de apartamentos. Serão construídas 564 casas no bairro Morgado Rosa (zona leste), e outros 600 apartamentos na zona norte. O investimento é de 83 milhões de reais.
Confesso que estou muito feliz em poder contribuir de maneira tão significativa para melhorar a vida de tantas famílias de nossa cidade. Isso é o que me move na política: ajudar as pessoas, fazer por quem mais precisa.
Sou um otimista, um entusiasmado na gestão pública. E nada me deixa mais confiante que podemos fazer uma cidade mais humanizada e desenvolvida economicamente que essas conquistas. Nosso município chega a índices de redução de déficit habitacional nunca antes vistos. Um recorde que melhorará a qualidade de vida de milhares de pessoas, além de significar uma injeção de recursos na área da construção civil, geração de emprego e renda.
As inscrições para as novas moradias ocorrerão em várias etapas neste primeiro semestre, obedecendo às regras definidas pela União e a Caixa Econômica Federal. Em primeiro lugar, vale repetir que poderão se inscrever famílias com renda até 1,8 mil reais por mês inseridas no Cadastro Único. Quem ainda não tem esse registro pode se dirigir à Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direito do Idoso, a Smasi, para fazê-lo. Esse é o cadastro em que o governo identifica as famílias de baixa renda.
Aproveito este espaço para solicitar aos leitores que espalhem a notícia, principalmente àquelas pessoas que precisam de casa própria e que, por essas ocorrências da vida, não têm acesso ao jornal. É muito importante que as famílias necessitadas se inscrevam. Triste é perder a casa por não ter informação.
O secretário da Smasi, Esquerda Carneiro, que realiza um trabalho excepcional na assistência social, é o responsável pelo ordenamento administrativo do programa, inscrição, cadastro, documentação, etc. Esquerda é um ser humano de grande coração, dedicado, organizado e de toda a confiança para fazer o melhor trabalho nesse que é o maior empreendimento de moradia popular de Bagé em um só tempo.
Para que a população tenha ideia do empenho da equipe da prefeitura, em novembro começou a obra de asfaltamento da rua Breno José Coronel Machado, no bairro Morgado Rosa, que faz parte da preparação para receber um dos residenciais. A rua, que inicia ao lado do Ginásio Mosquitão, dará acesso as 564 casas que serão construídos pela empresa Michelon Construtora e Incorporadora no Morgado. As outras moradias restantes, das 1 164 serão na zona norte.
Para finalizar, destaco meu otimismo com 2018, o ano promete para uma gestão que tem planejamento e projetos em todas as áreas, que compreende a importância da parceria público-privada e das linhas de créditos oferecidas pelas instituições do Estado. Que respeita o público e incentiva o investimento privado.
Bagé está no caminho certo para o grande objetivo: tornar a Rainha da Fronteira uma cidade desenvolvida.  
 

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 110 resultados encontrados
  • 20/04/2018 - Opinião

    Inaugura hoje o Centro Municipal de Educação Mélanie Granier

     Pelo respeito e consideração à história e porque Educação é nossa prioridade, decidimos manter o prédio do Colégio Mélanie Granier funcionando, depois de ter encerrado as atividades como instituição particular de ensino. No prédio está o Centro Municipal de Educação Mélanie Granier, abrigando a...
  • 13/04/2018 - Opinião

    O asfalto da Attila Taborda representa o progresso chegando

    prefeito

    No domingo inauguraremos a obra de asfaltamento e melhorias da avenida Atila Taborda. Trata-se de uma obra simbólica para a Bagé, representa tudo o que o bageense quer: cidade organizada, bonita, com vias asfaltadas, preparada para o progresso, que só virá se estivermos estruturados.
  • 06/04/2018 - Opinião

    Entidades assistenciais de Bagé: respeitadas e valorizadas

    Esta semana foi, ao mesmo tempo, gratificante e difícil para mim como ser humano e homem público. Aprendi a praticar a solidariedade ainda na infância, depois, adolescente e adulto, observava meu irmão, Luís Augusto, e minha irmã, Adriana, fazendo a política de assistência social, os dois na...
  • 30/03/2018 - Opinião

    Nova fábrica, novo reservatório e novo Sá Monmany

    A paixão e o renascimento
    Que todos tenham nesse dia sagrado para nós, cristãos, bons momentos de reflexão; de razão de viver; de amor ao próximo; de compreensão que um dia alguém deu a sua vida pela remissão de nossos pecados.
    Que desta sexta-feira santa ao domingo de Páscoa saibamos...
  • 23/03/2018 - Opinião

    Ladrão aqui, não!

    Prefeito de Bagé

    Eu sou um democrata. Acredito na democracia como a melhor das possibilidades de governo. Como democrata enalteço a liberdade de ir e vir, respeito os direitos humanos e não vivo a vangloriar governos totalitários como Cuba, Irã, Venezuela ou Angola. Minha democracia é a...
  • 16/03/2018 - Opinião

    Projetos, diálogo e articulação para crescer

    Esta semana começamos uma série de vistorias às obras em andamento ou em fase de acabamento no nosso município. Lideranças empresariais, sindicais, comunitárias e religiosas, imprensa, vereadores e secretários são convidados a integrar a comitiva. A vistoria ocorrerá uma vez por mês.
    Nesta...
  • 09/03/2018 - Opinião

    A nova rodoviária de Bagé: prática, moderna e bonita

    Divaldo Lara - Prefeito
     
    Revitalizar a rodoviária de Bagé era um sonho da população. O sentimento de mudança para torná-la mais bonita, moderna e funcional é demonstrado já há algum tempo. Afinal, é porta de entrada e vitrine de nossa cidade. Merecia uma atitude ágil e definitiva.
    E isso...
  • 02/03/2018 - Opinião

    Vamos cuidar de Bagé. Ela é sua. É nossa.

    Prefeito

    Em todas as oportunidades possíveis tenho reafirmado que a cidade é de quem vive nela. Bagé é de seus habitantes; portanto, são os habitantes que devem cuidá-la. Em todos os sentidos, desde o olhar gentil, cuidadoso, até a fiscalização severa.
    É com esse espírito que o município...
  • 23/02/2018 - Opinião

    Programas e projetos garantem verbas para Bagé

    Prefeito de Bagé

    Programas e projetos da mais alta importância para Bagé estiveram na pauta que levei a Brasília esta semana, com atenção extraordinária para o problema da estiagem que atinge o campo e a cidade. Tomara que, neste momento da sua leitura, já tenha sido homologado o Decreto de...
  • 16/02/2018 - Opinião

    Mais vagas e mais qualidade na Educação

    Prefeito de Bagé

    Estamos começando o ano letivo 2018. É com muita satisfação que compartilho com todos vocês as novidades, os avanços e o que queremos para a educação de nossos estudantes. Gosto de lembrar que, quando uma criança aprende na sala de aula, esse aprendizado serve como uma boa...
Exibindo 1 a 10 de 110 resultados encontrados
  • Página de 11
Clique TV
O Baile do Nêgo Véio
Promoção Folha do Sul - O Baile do Nêgo Véio Assine e ganhe - Pagamento em 5x no cartão ou cheque 15% de desconto à vista
Assista também:
Novo Polo na Tterrasul
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

 
 
LEILÃO de tapetes orientais, obras de arte, cristais e porcelanas,hoje (24), às 19h30min, na biblioteca do Clube Comercial. Quem promove?...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.