Bagé / RS, Quinta-feira, 19 de Julho de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Divaldo Lara
Coluna: Opinião
Perfil: Prefeito de Bagé
Opinião

Mais de 1,1 mil casas próprias para a população de Bagé

Em junho de 2017 conquistamos para Bagé 1 164 moradias. Em seis meses de governo foi nossa maior conquista. Isso porque priorizamos o departamento de projetos e criamos, dentro da estrutura administrativa, uma secretaria que é de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos e que funciona junto ao gabinete do prefeito. Estamos muito próximos, acompanhamos em conjunto o trabalho realizado, as ideias e propostas, eventuais erros e acertos para corrigi-los de imediato. Ressalto aqui o excelente trabalho de articulação do vice-prefeito Manoel Machado, indo a Brasília, apropriando-se dos caminhos de tramitação técnica.   
O resultado disso é que a aprovação de nosso projeto se tornou um marco histórico na relação com o governo federal. Entre todas as cidades do Rio Grande do Sul, Bagé foi a única contemplada com número tão expressivo de casas populares. Segundo o gerente da área de engenharia da Caixa Econômica, Paulo André de Abreu Alves, a ação aconteceu depois de um longo tempo sem contratações nessa faixa de renda. Nos estados do sul do Brasil, os empreendimentos foram distribuídos por várias cidades. No Rio Grande, só Bagé conseguiu concentrar todas as moradias. Trata-se de um caso raro, o que é um orgulho para nós. Tecnicamente, os projetos que apresentamos foram de muita qualidade.
As moradias serão divididas em quatro empreendimentos, dois loteamentos de casas e outros dois de apartamentos. Serão construídas 564 casas no bairro Morgado Rosa (zona leste), e outros 600 apartamentos na zona norte. O investimento é de 83 milhões de reais.
Confesso que estou muito feliz em poder contribuir de maneira tão significativa para melhorar a vida de tantas famílias de nossa cidade. Isso é o que me move na política: ajudar as pessoas, fazer por quem mais precisa.
Sou um otimista, um entusiasmado na gestão pública. E nada me deixa mais confiante que podemos fazer uma cidade mais humanizada e desenvolvida economicamente que essas conquistas. Nosso município chega a índices de redução de déficit habitacional nunca antes vistos. Um recorde que melhorará a qualidade de vida de milhares de pessoas, além de significar uma injeção de recursos na área da construção civil, geração de emprego e renda.
As inscrições para as novas moradias ocorrerão em várias etapas neste primeiro semestre, obedecendo às regras definidas pela União e a Caixa Econômica Federal. Em primeiro lugar, vale repetir que poderão se inscrever famílias com renda até 1,8 mil reais por mês inseridas no Cadastro Único. Quem ainda não tem esse registro pode se dirigir à Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direito do Idoso, a Smasi, para fazê-lo. Esse é o cadastro em que o governo identifica as famílias de baixa renda.
Aproveito este espaço para solicitar aos leitores que espalhem a notícia, principalmente àquelas pessoas que precisam de casa própria e que, por essas ocorrências da vida, não têm acesso ao jornal. É muito importante que as famílias necessitadas se inscrevam. Triste é perder a casa por não ter informação.
O secretário da Smasi, Esquerda Carneiro, que realiza um trabalho excepcional na assistência social, é o responsável pelo ordenamento administrativo do programa, inscrição, cadastro, documentação, etc. Esquerda é um ser humano de grande coração, dedicado, organizado e de toda a confiança para fazer o melhor trabalho nesse que é o maior empreendimento de moradia popular de Bagé em um só tempo.
Para que a população tenha ideia do empenho da equipe da prefeitura, em novembro começou a obra de asfaltamento da rua Breno José Coronel Machado, no bairro Morgado Rosa, que faz parte da preparação para receber um dos residenciais. A rua, que inicia ao lado do Ginásio Mosquitão, dará acesso as 564 casas que serão construídos pela empresa Michelon Construtora e Incorporadora no Morgado. As outras moradias restantes, das 1 164 serão na zona norte.
Para finalizar, destaco meu otimismo com 2018, o ano promete para uma gestão que tem planejamento e projetos em todas as áreas, que compreende a importância da parceria público-privada e das linhas de créditos oferecidas pelas instituições do Estado. Que respeita o público e incentiva o investimento privado.
Bagé está no caminho certo para o grande objetivo: tornar a Rainha da Fronteira uma cidade desenvolvida.  
 

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 119 resultados encontrados
  • 13/07/2018 - Opinião

    Velozes e a trabalho!

    O título, um trocadilho com o famoso filme Velozes e Furiosos, nos remete à grande frota de veículos que temos conquistado para nosso município. Ficamos mais velozes no socorro de pacientes e, agora, na zona rural e na assistência social. Furiosa deveria estar a população antes de assumirmos,...
  • 06/07/2018 - Opinião

    Sobraram recursos e estamos devolvendo!

    Nossa obra do anel rodoviário comemora dois ineditismos: o primeiro, a própria obra em fase de conclusão, após um aguardo de 28 anos pelos moradores e usuários do transporte na região da Vila Gaúcha e arredores. O segundo, será a sobra e devolução de recursos ao governo do Estado. É isso...
  • 29/06/2018 - Opinião

    Denuncismos não encerrarão importantes serviços

    Há cerca de duas semanas inaugurávamos, com muita alegria, uma casa de hospedagem em Porto Alegre para abrigar pacientes bageenses, em tratamento na Capital. Pois o espaço, que também beneficia acompanhantes e motoristas e teve apoio e colaboração de tantas pessoas que entenderam a real...
  • 22/06/2018 - Opinião

    Os nossos craques

    Dia de copa, dia de jogo do Brasil, mas também dia de trabalho. Nesta semana, além dos serviços habituais em toda a cidade, estamos focados no bairro Madezzati, que recebe nosso projeto Meu Bairro Melhor.
    Nele, todos os “craques” da nossa administração, durante uma semana, concentram-se em uma...
  • 15/06/2018 - Opinião

    Novas conquistas para antigas necessidades

    Na semana passada, Bagé realizou duas importantes conquistas para demandas já bastante conhecidas, há tempos, pelos bageenses. E ainda pôde comemorar as realizações em meio a muita arte, no nosso Dança Bagé, considerado, atualmente, o maior festival de dança do Estado.
    Entendo que seja hora de...
  • 18/05/2018 - Opinião

    Os primeiros 500 dias de muito trabalho do nosso governo

    Esta semana, completamos 500 dias de governo. São 500 dias distanciados de um passado de ineficiência, ineficaz em realizar obras, em gerenciar recursos, pelas inúmeras perdas para nossa cidade e por cujos erros pagamos até hoje.
    Essa gestão que o tempo e os bageenses estão deixando para trás,...
  • 11/05/2018 - Opinião

    Educação e amor de mãe transformam

    Esta semana, recebi, em meu gabinete, a visita de alunos e professores da escola onde estudei toda minha infância, no bairro Castro Alves. A E.M.E.F. João Severiano da Fonseca completará 58 anos de história este ano e fui convidado a participar de uma edição comemorativa pelo aniversário,...
  • 04/05/2018 - Opinião

    Reorganizar é mais trabalhoso do que iniciar do zero

    Duas questões chamaram minha atenção esta semana e, tenho certeza, a atenção dos bageenses. A primeira se refere à perda de R$ 3,9 milhões por parte da prefeitura entre 2012 e 2016. Ou seja, Bagé deixou para trás, não investiu, perdeu, uma enorme quantia em dinheiro, isso só nos projetos...
  • 27/04/2018 - Opinião

    Toda a atenção ao empreendedor de Bagé

    Prefeito de Bagé

    A feira da Sete de Setembro
    Amanhã, se o tempo permitir, teremos mais uma edição da feira a céu aberto denominada “Sábados Azuis”. Evento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A ideia é simples, mas de grande repercussão e produtividade...
  • 20/04/2018 - Opinião

    Inaugura hoje o Centro Municipal de Educação Mélanie Granier

     Pelo respeito e consideração à história e porque Educação é nossa prioridade, decidimos manter o prédio do Colégio Mélanie Granier funcionando, depois de ter encerrado as atividades como instituição particular de ensino. No prédio está o Centro Municipal de Educação Mélanie Granier, abrigando a...
Exibindo 1 a 10 de 119 resultados encontrados
  • Página de 12
Clique TV
Santa Edwiges Dia das Mães
Assista também:
Pé por Pé Dia das Mães
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

  IMPOSSÍVEL não reconhecer o excelente momento cultural em Bagé. Os agentes culturais estão "gerando conteúdo", sempre contando com o...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.