Bagé / RS, Sábado, 23 de Setembro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Divaldo Lara
Coluna: Opinião
Perfil: Prefeito de Bagé
Opinião

O planejamento de uma grande cidade

Prefeito de Bagé

Maio é o mês em que definimos o que queremos, como queremos e faremos por Bagé. Isso porque maio é o marco do tempo em que concluímos uma análise geral do processo administrativo, desde a engrenagem da máquina até como podemos fazê-la funcionar.
Alguém há de estranhar. Afinal, já havia definição do que o prefeito e sua equipe queriam para Bagé, por isso foram eleitos. Sim. Isso é verdade. Tanto que, muitos dos compromissos foram idealizados ou estão em andamento.  No entanto, o mês de maio marca o tempo da apropriação do governo, do entendimento da gestão, de como pode e deve funcionar a nossa proposta de desenvolvimento para Bagé. Se 100 dias serviu como espaço para respirar, 150 é o espaço da compreensão.
Claro que ainda haverá o que se arrasta e atravanca. Afinal, temos uma herança de dívidas inacreditáveis, resultado de uma irresponsabilidade sem precedentes na administração pública de nossa cidade nos últimos 16 anos. Vamos ter que trabalhar muito, buscar formas e maneiras de parcelamento, resgatar a confiança do Judiciário em Bagé, o que o procurador Heitor Gularte já está fazendo com muito talento e competência.
Maio nos permite começar a dizer, com certeza, o que dá e o que não será possível fazer este ano e, mesmo, nos próximos anos. Vamos planejar o futuro a curto, médio e longo prazo. Eis a base do segredo para o desenvolvimento: planejamento e trabalho.
Na quarta-feira iniciamos uma série de debates sobre o Plano Plurianual (PPA, 2017-2020). Trata-se do plano que estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo nos próximos quatro anos. Todas as secretarias, gabinete do prefeito, Unidade de Controle Interno e Procuradoria estão envolvidos, sob a coordenação do secretário de Gestão, Eduardo Deibler. Em resumo, como destacou o responsável pelo controle interno, Ricardo Cougo, “nossos compromissos de campanha norteiam o plano, definiremos a prática de tudo o que dissemos em praça pública”.
Até o dia 30 de junho estaremos apresentando o Plano Plurianual na Câmara de Vereadores, com a certeza de seu cumprimento, porque elaboramos um PPA sério, atento às grandes questões de Bagé que devem ser resolvidas em curto e médio prazo.

A prioridade dos bageenses
A Saúde é uma prioridade em nossa gestão. Ter o médico Mário Mena Kalil como secretário, por si, já explica a preocupação em oferecer eficiência aos serviços de saúde em Bagé. Um grande exemplo disso é a parceria do município com o Hospital Universitário da Urcamp, que voltou a funcionar. O tomógrafo está em atividade, não havia funcionado desde que chegou; assim como os serviços de raios-x estão a pleno.  Agora, pacientes da UPA vão poder contar com os leitos do HU, com regulação direta.
Outra notícia importante é que, em breve, em 15 dias, dois ambulatórios - de urologia e ginecologia -, estarão funcionando no HU pelo SUS. Será possível realizar cirurgia por vídeo, como cálculos renais e ginecológica por histerescopia. Nunca houve isso em Bagé. E o próprio secretário Mário Mena fará um trabalho de patologia mamária, que ele está trazendo para o município em parceria com a universidade. Aliás, como havíamos dito na campanha eleitoral, em nosso governo, médico está na clínica, no posto e no hospital. 
Também com a Urcamp realizamos um convênio em que a estrutura de saúde da prefeitura será utilizada como campo de estágio e, em contrapartida, o município terá educação continuada para os funcionários.
Enfim, na Saúde avançamos e muito. Trata-se do começo de um grande trabalho, com planejamento. Para se ter uma ideia desse avanço, hoje estão sendo ofertadas 7,6 mil consultas/mês nos bairros. Antes, no governo passado, eram quatro mil.  Vale ressaltar que estamos há pouco mais de quatro meses de gestão.



Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 82 resultados encontrados
  • 22/09/2017 - Opinião

    A retomada dos grandes desfiles farroupilhas

    Realizamos, no dia 20 de setembro de 2017, um grande desfile de homenagem à tradição gaúcha. Atrevo-me a dizer o melhor dos últimos anos. Mil e duzentos cavalos desceram a avenida Sete de Setembro. E, para que isso acontecesse, a prefeitura tomou as providências necessárias com antecedência,...
  • 15/09/2017 - Opinião

    Olhar solidário para Bagé do Ministério do Trabalho e Emprego

    “Não existe justiça social maior que o emprego”. A afirmação foi feita há poucos dias pelo ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Ronaldo Nogueira, do PTB gaúcho. E ele ainda complementou: “O trabalhador não quer favores do governo, quer oportunidades de trabalho”. O ministro tem sido um...
  • 07/09/2017 - Opinião

    No Dia da Independência o desfile é para a pátria Brasil

    Sinto saudades de quando o 7 de setembro era a principal data da pátria brasileira. Ainda peguei esse tempo de desfile cívico com toda a atenção merecida. Famílias inteiras estufavam o peito de orgulho e colocavam sua melhor roupa para ir na avenida Sete ver soldados e estudantes...
  • 01/09/2017 - Opinião

    O cavalo crioulo, o Freio de Ouro e a nossa tradição

    O cavalo faz parte da vida do homem do campo e o Rio Grande do Sul tem uma história muito bonita nesse sentido, em que o homem e o cavalo são personagens centrais. Porém, uma espécie em especial tem o carinho do gaúcho e, em sua trajetória de povoação desses campos do sul, fez com que ganhasse...
  • 25/08/2017 - Opinião

    Tratamos de forma diferente as pessoas com deficiência

    Quando decidimos, ainda no ano passado, que a Secretaria Municipal de Saúde de Bagé deveria ter, entre suas prioridades, a pessoa com deficiência, e, mais que isso, um departamento ou coordenadoria exclusiva, concluímos também que essa atenção especial tinha de estar no “nome” da secretaria,...
  • 18/08/2017 - Opinião

    Dois prêmios para Bagé: Saúde e Tecnologia da Inovação

    Quando muda uma gestão, como é o caso de Bagé, em que não mudou apenas o prefeito, mas a forma de governar, é preciso um tempo para que seja implementado o novo modelo. Embora o prazo de um ano seja praxis para as adequações e o surgimento de resultados, antes desse tempo nosso governo já...
  • 11/08/2017 - Opinião

    No Dia dos Pais, uma homenagem aos filhos

    Nada é mais gratificante e prazeroso que o sentimento de satisfação em relação aos nossos filhos. A vida ensina, todos os dias e a toda hora. Há momentos em que o ensinamento é especial, como se fosse arranjado de uma forma transcendente e de conteúdo exclusivo para determinada pessoa. E se...
  • 04/08/2017 - Opinião

    As boas notícias e o desenvolvimento

    Prefeito de Bagé

    Cada vez mais os novos tempos nos avisam que precisamos uns dos outros, que somos indizíveis, não estamos sozinhos e não podemos ficar sozinhos.
    Somos parte de um todo.
    Tenho dito e repetido que é importante, nessa nova caminhada de Bagé rumo ao desenvolvimento econômico, a...
  • 28/07/2017 - Opinião

    Fimp: o que é bom continua e melhora

    Prefeito de Bagé

    Um compromisso firmado por mim no ano passado é que continuariam as boas ações dos governos anteriores. É isso que está acontecendo. O Festival Internacional Música no Pampa (Fimp) serve como exemplo. Dá para aperfeiçoar? Melhorar alguns pontos que os próprios músicos da...
  • 21/07/2017 - Opinião

    HU: aberto e mais próximo das pessoas

    No início desta semana, dia do aniversário de Bagé, o Hospital Universitário Dr. Mário Araújo, mantido pela Fundação Átila Taborda, passou a oferecer 39 novos leitos para internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo impossibilitado de participar desse grandioso ato (o vice-prefeito Manoel...
Exibindo 1 a 10 de 82 resultados encontrados
  • Página de 9
Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

TERÇA-FEIRA (26), vai realizar-se “Fórum Regional em defesa da igualdade de gênero; articulação da universidade, gestão pública e movimentos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.