Bagé / RS, Segunda-feira, 24 de Julho de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Divaldo Lara
Coluna: Opinião
Perfil: Prefeito de Bagé
Opinião

O planejamento de uma grande cidade

Prefeito de Bagé

Maio é o mês em que definimos o que queremos, como queremos e faremos por Bagé. Isso porque maio é o marco do tempo em que concluímos uma análise geral do processo administrativo, desde a engrenagem da máquina até como podemos fazê-la funcionar.
Alguém há de estranhar. Afinal, já havia definição do que o prefeito e sua equipe queriam para Bagé, por isso foram eleitos. Sim. Isso é verdade. Tanto que, muitos dos compromissos foram idealizados ou estão em andamento.  No entanto, o mês de maio marca o tempo da apropriação do governo, do entendimento da gestão, de como pode e deve funcionar a nossa proposta de desenvolvimento para Bagé. Se 100 dias serviu como espaço para respirar, 150 é o espaço da compreensão.
Claro que ainda haverá o que se arrasta e atravanca. Afinal, temos uma herança de dívidas inacreditáveis, resultado de uma irresponsabilidade sem precedentes na administração pública de nossa cidade nos últimos 16 anos. Vamos ter que trabalhar muito, buscar formas e maneiras de parcelamento, resgatar a confiança do Judiciário em Bagé, o que o procurador Heitor Gularte já está fazendo com muito talento e competência.
Maio nos permite começar a dizer, com certeza, o que dá e o que não será possível fazer este ano e, mesmo, nos próximos anos. Vamos planejar o futuro a curto, médio e longo prazo. Eis a base do segredo para o desenvolvimento: planejamento e trabalho.
Na quarta-feira iniciamos uma série de debates sobre o Plano Plurianual (PPA, 2017-2020). Trata-se do plano que estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo nos próximos quatro anos. Todas as secretarias, gabinete do prefeito, Unidade de Controle Interno e Procuradoria estão envolvidos, sob a coordenação do secretário de Gestão, Eduardo Deibler. Em resumo, como destacou o responsável pelo controle interno, Ricardo Cougo, “nossos compromissos de campanha norteiam o plano, definiremos a prática de tudo o que dissemos em praça pública”.
Até o dia 30 de junho estaremos apresentando o Plano Plurianual na Câmara de Vereadores, com a certeza de seu cumprimento, porque elaboramos um PPA sério, atento às grandes questões de Bagé que devem ser resolvidas em curto e médio prazo.

A prioridade dos bageenses
A Saúde é uma prioridade em nossa gestão. Ter o médico Mário Mena Kalil como secretário, por si, já explica a preocupação em oferecer eficiência aos serviços de saúde em Bagé. Um grande exemplo disso é a parceria do município com o Hospital Universitário da Urcamp, que voltou a funcionar. O tomógrafo está em atividade, não havia funcionado desde que chegou; assim como os serviços de raios-x estão a pleno.  Agora, pacientes da UPA vão poder contar com os leitos do HU, com regulação direta.
Outra notícia importante é que, em breve, em 15 dias, dois ambulatórios - de urologia e ginecologia -, estarão funcionando no HU pelo SUS. Será possível realizar cirurgia por vídeo, como cálculos renais e ginecológica por histerescopia. Nunca houve isso em Bagé. E o próprio secretário Mário Mena fará um trabalho de patologia mamária, que ele está trazendo para o município em parceria com a universidade. Aliás, como havíamos dito na campanha eleitoral, em nosso governo, médico está na clínica, no posto e no hospital. 
Também com a Urcamp realizamos um convênio em que a estrutura de saúde da prefeitura será utilizada como campo de estágio e, em contrapartida, o município terá educação continuada para os funcionários.
Enfim, na Saúde avançamos e muito. Trata-se do começo de um grande trabalho, com planejamento. Para se ter uma ideia desse avanço, hoje estão sendo ofertadas 7,6 mil consultas/mês nos bairros. Antes, no governo passado, eram quatro mil.  Vale ressaltar que estamos há pouco mais de quatro meses de gestão.



Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 73 resultados encontrados
  • 21/07/2017 - Opinião

    HU: aberto e mais próximo das pessoas

    No início desta semana, dia do aniversário de Bagé, o Hospital Universitário Dr. Mário Araújo, mantido pela Fundação Átila Taborda, passou a oferecer 39 novos leitos para internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo impossibilitado de participar desse grandioso ato (o vice-prefeito Manoel...
  • 14/07/2017 - Opinião

    Bagé, uma cidade acostumada com desafios

    Divaldo Lara – prefeito de Bagé
     
    Por ocasião da semana de aniversário de Bagé, outro dia conversava com alguns amigos sobre o município e os inúmeros desafios que enfrentou ao longo desses 206 anos. O interessante é que várias vezes Bagé teve de se refazer, reestruturar, reconstruir. Mesmo a...
  • 07/07/2017 - Opinião

    Semana para valorizar a Rainha da Fronteira

    Divaldo Lara – prefeito de Bagé
     
    Na próxima segunda-feira, iniciamos a programação semanal que comemora os 206 anos de fundação de Bagé. Os eventos programados priorizam a valorização de nossa história, nossa gente e nossos espaços de convívio.
    Acredito que a apropriação da história da...
  • 30/06/2017 - Opinião

    Em apenas seis meses, avançamos e fizemos muito

    Prefeito de Bagé

    Certos caminhos são percorridos com pressa. Outros, devagar. Mas alguns são percorridos no tempo devido, com lucidez e certeza de onde se quer chegar. Assim pensamos em trilhar nosso caminho à frente da Prefeitura de Bagé. Somos conscientes e determinados de nossa missão....
  • 23/06/2017 - Opinião

    Economia Solidária se faz com trabalho sério

    Prefeito de Bagé

    É com muito orgulho e felicidade que destaco o trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), que tem à frente Carlos Adriano Silveira Carneiro, o Esquerda. Esta semana, em Brasília, as ações da secretaria, principalmente o...
  • 09/06/2017 - Opinião

    É bom viver em Bagé. Mais vida, menos violência

    Prefeito de Bagé

    A boa notícia da semana para nós bageenses diz respeito aos índices de violência. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontaram a nossa cidade, dentre aquelas com mais de 100 mil habitantes, como a menos violenta do Rio...
  • 02/06/2017 - Opinião

    A união dos prefeitos fez a força

    Prefeito de Bagé

    No início de novembro do ano passado, recém-eleito prefeito de Bagé, estive em Brasília a convite da Confederação Nacional dos Municípios para participar do Encontro Nacional de Prefeitos Eleitos e Reeleitos. Entre os vários temas debatidos no evento, como os desafios da...
  • 26/05/2017 - Opinião

    É preciso ter esperança no Brasil

    Divaldo Lara – prefeito de Bagé
     
    Estamos vivendo semanas avassaladoras para a política brasileira. Já não bastava a confiança que o povo brasileiro depositou no sindicalista do ABC paulista e seus asseclas, agora uma avalanche de denúncias, delações e gravações colocam por terra o resquício...
  • 12/05/2017 - Opinião

    Vivo garante grande investimento em Bagé

    Esta semana, em Porto Alegre, estive com o deputado Luís Augusto Lara em reunião com a diretoria de relações institucionais da Vivo, marca comercial da Telefônica Brasil, empresa de telecomunicações com grande abrangência e maior número de clientes em nosso município. As notícias são as melhores...
  • 05/05/2017 - Opinião

    A grande transformação dos bairros de Bagé

    Prefeito de Bagé

    Esta semana a prefeitura vive intensamente os bairros Passo das Pedras e Goulart. Iniciamos a segunda edição do programa Meu Bairro Melhor, que tem por objetivo oferecer os serviços de todas as secretarias diretamente nos bairros de Bagé, integrados ao dia a dia da...
Exibindo 1 a 10 de 73 resultados encontrados
  • Página de 8
Clique TV
Delegada apresenta detalhes sobre investigação de morte de jornalista bageense
Confira trecho da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje, pela delegada Roberta Mariana Bertoldo da Silva, que expôs detalhes sobre a investigação da morte do jornalista bageense Tagliene...
Assista também:
Vídeo mostra acusado por morte de jornalista bageense momentos antes do crime
Clique Social

Coluna Social

  “A sensibilidade é fonte de dores e prazeres. Quem a possui, considere-se agraciado por dispor de um poderoso instrumento evolutivo”. MP
 

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.