Bagé / RS, Domingo, 24 de Setembro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Divaldo Lara
Coluna: Opinião
Perfil: Prefeito de Bagé
Opinião

As duas pontas de um início de governo

Está sendo uma semana de muito trabalho, muito empenho e dedicação de uma equipe que encara o grande desafio da retomada de Bagé como uma cidade que um dia esteve entre as mais desenvolvidas do Rio Grande do Sul. Entretanto, o entusiasmo que me fascina encontra inúmeras surpresas desagradáveis, resultado de uma administração que, visivelmente, perdeu-se ao longo do tempo, deixou-se envolver pelo descaso e errou muito.
Todos os dias pela manhã cumpro expediente na Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos. Estou realizando uma análise minuciosa dos números do município. Ao lado do secretário Aurelino Rocha e toda a sua experiência na iniciativa privada, deparamo-nos, estarrecidos e incrédulos, com os absurdos encontrados, como o total de R$ 2 985 588 em horas extras e R$ 1 047 036 em função gratificada, pagos de janeiro a novembro de 2016. A partir do meio-dia tenho percorrido as secretarias, tratando das mudanças significativas que devem ser feitas, agilizando o trabalho e recebendo de cada secretário um diagnóstico de setor a setor, para, mais uma vez, ficar surpreso com a forma como estava sendo conduzida a prefeitura. Um exemplo disso é o Prociba – a Organização Não Governamental Programa Cidadão Bageense, que não prestou contas dos recursos recebidos, não fez a entrega de patrimônio e teve seu convênio encerrado no último dia do ano passado, deixando à deriva o Restaurante Popular, sob sua coordenação. O que nos obriga a uma nova estratégia administrativa para que volte a funcionar e ofereça refeições a preços populares.
Mesmo assim, apesar dos pesares, estamos evoluindo. A secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, conquistou o aumento de vagas para a Educação Infantil, mais 111 crianças terão acesso às nossas escolas. Ronaldo Hoesel, da pasta de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, desde o primeiro dia de governo, às 5h, está limpando a cidade, oferecendo uma nova cara à Rainha da Fronteira. E, a partir da próxima semana, teremos ótimas notícias na Saúde. O secretário Mário Mena Kalil está muito otimista com a concretização do centro de especialidades. Uma compromisso nosso ante uma reivindicação forte da população, tão necessitada de uma saúde eficiente que ofereça médicos especialistas e exames.
Acredito que, por meio deste artigo, posso demonstrar o entusiasmo de nosso governo nesse início de gestão, mais que toda a preocupação com o caos nas finanças, porque reitero meu otimismo, minha confiança e a certeza de que faremos uma grande administração, de retomada do desenvolvimento e de respeito às pessoas.
        

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 82 resultados encontrados
  • 22/09/2017 - Opinião

    A retomada dos grandes desfiles farroupilhas

    Realizamos, no dia 20 de setembro de 2017, um grande desfile de homenagem à tradição gaúcha. Atrevo-me a dizer o melhor dos últimos anos. Mil e duzentos cavalos desceram a avenida Sete de Setembro. E, para que isso acontecesse, a prefeitura tomou as providências necessárias com antecedência,...
  • 15/09/2017 - Opinião

    Olhar solidário para Bagé do Ministério do Trabalho e Emprego

    “Não existe justiça social maior que o emprego”. A afirmação foi feita há poucos dias pelo ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Ronaldo Nogueira, do PTB gaúcho. E ele ainda complementou: “O trabalhador não quer favores do governo, quer oportunidades de trabalho”. O ministro tem sido um...
  • 07/09/2017 - Opinião

    No Dia da Independência o desfile é para a pátria Brasil

    Sinto saudades de quando o 7 de setembro era a principal data da pátria brasileira. Ainda peguei esse tempo de desfile cívico com toda a atenção merecida. Famílias inteiras estufavam o peito de orgulho e colocavam sua melhor roupa para ir na avenida Sete ver soldados e estudantes...
  • 01/09/2017 - Opinião

    O cavalo crioulo, o Freio de Ouro e a nossa tradição

    O cavalo faz parte da vida do homem do campo e o Rio Grande do Sul tem uma história muito bonita nesse sentido, em que o homem e o cavalo são personagens centrais. Porém, uma espécie em especial tem o carinho do gaúcho e, em sua trajetória de povoação desses campos do sul, fez com que ganhasse...
  • 25/08/2017 - Opinião

    Tratamos de forma diferente as pessoas com deficiência

    Quando decidimos, ainda no ano passado, que a Secretaria Municipal de Saúde de Bagé deveria ter, entre suas prioridades, a pessoa com deficiência, e, mais que isso, um departamento ou coordenadoria exclusiva, concluímos também que essa atenção especial tinha de estar no “nome” da secretaria,...
  • 18/08/2017 - Opinião

    Dois prêmios para Bagé: Saúde e Tecnologia da Inovação

    Quando muda uma gestão, como é o caso de Bagé, em que não mudou apenas o prefeito, mas a forma de governar, é preciso um tempo para que seja implementado o novo modelo. Embora o prazo de um ano seja praxis para as adequações e o surgimento de resultados, antes desse tempo nosso governo já...
  • 11/08/2017 - Opinião

    No Dia dos Pais, uma homenagem aos filhos

    Nada é mais gratificante e prazeroso que o sentimento de satisfação em relação aos nossos filhos. A vida ensina, todos os dias e a toda hora. Há momentos em que o ensinamento é especial, como se fosse arranjado de uma forma transcendente e de conteúdo exclusivo para determinada pessoa. E se...
  • 04/08/2017 - Opinião

    As boas notícias e o desenvolvimento

    Prefeito de Bagé

    Cada vez mais os novos tempos nos avisam que precisamos uns dos outros, que somos indizíveis, não estamos sozinhos e não podemos ficar sozinhos.
    Somos parte de um todo.
    Tenho dito e repetido que é importante, nessa nova caminhada de Bagé rumo ao desenvolvimento econômico, a...
  • 28/07/2017 - Opinião

    Fimp: o que é bom continua e melhora

    Prefeito de Bagé

    Um compromisso firmado por mim no ano passado é que continuariam as boas ações dos governos anteriores. É isso que está acontecendo. O Festival Internacional Música no Pampa (Fimp) serve como exemplo. Dá para aperfeiçoar? Melhorar alguns pontos que os próprios músicos da...
  • 21/07/2017 - Opinião

    HU: aberto e mais próximo das pessoas

    No início desta semana, dia do aniversário de Bagé, o Hospital Universitário Dr. Mário Araújo, mantido pela Fundação Átila Taborda, passou a oferecer 39 novos leitos para internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo impossibilitado de participar desse grandioso ato (o vice-prefeito Manoel...
Exibindo 1 a 10 de 82 resultados encontrados
  • Página de 9
Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

TERÇA-FEIRA (26), vai realizar-se “Fórum Regional em defesa da igualdade de gênero; articulação da universidade, gestão pública e movimentos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.