Bagé / RS, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Siga-nos:

Colunistas

George Teixeira Giorgis
Coluna: Opinião
Opinião

Diversas

A tendência do Carnaval, em cidades do interior, é desaparecer. Os adultos dão-lhe as costas e a petizada e parte da mocidade são os que ainda pulam. Relembro bem os meus tempos da juventude, dos magnos desfiles noturnos pela Av. Sete (integralmente lotada), com o pessoal deslocando-se daqui para ali e os blocos, com suas cornetas, fantasias e tamborins movimentando nossa avenida principal. Findo isso, os salões do Recreativo, Caixeral, Comercial enchiam a pleno, com rigorosa fiscalização à entrada. Era impressionante o número de forasteiros e de bageenses residentes noutras comunas que religiosamente vinham a Bagé para as festas. No Comercial, contratávamos orquestras e conjuntos com um ano de antecedência. Para os festejos de Momo, em norma era a orquestra do Caldeira. Na hora de findar os bailes, com a maioria dos foliões “suada” pelo whisky ou pela cerveja, estes não queriam que os folguedos terminassem, especialmente na 3ª feira. Mostravam dinheiro para pagar “a prorrogação”, mas os donos dos conjuntos não cediam e a festa findava na hora certa. Fantasias magníficas (e suntuosas) eram então exibidas, com “concursos” no baile noturno e no baile infantil. Também registravam-se “brigas”. E, pela tarde, em nosso tempo de diretoria no Clube Comercial, esta se reunia e proclamava “a suspensão” aos infratores fosse de que família fosse! Tais eventos, tão buliçosos e alegres, nunca mais voltaram. Agora mesmo (disseram-nos) não se efetuaram bailes momescos em nossas principais entidades, as quais passam mais “fechadas” do que “abertas” pela ausência (e desinteresse) de frequentadores e associados.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em nossa língua, “dúbio” = vacilante, duvidoso. “Pressentir” = antever, adivinhar. “Turbação” = desordem, confusão. “Jamegão” = firma, assinatura. Em inglês, “exit” = saída. “Mail” = correio, correspondência. Em francês, “déranger” = incomodar. “Haricot” = feijão.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O escritor português Fernando Pessoa nasceu em Lisboa (1.888) e faleceu também naquela capital (em 1.935). Outro mestre da literatura lusitana Júlio Dinis nasceu e morreu na cidade do Porto (1.839-1.871). “As pupilas do Senhor Reitor” foi sua obra-prima. Já Eça de Queiroz veio ao mundo em Póvoa de Varzim e morreu em Paris em 1.900 (com 54 anos). Falando-se neste são relembradas. “A cidade e as serras”, “Relíquia”, “As pupilas do Senhor Reitor”.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Aqui em nossa Bagé a Rua Orvandil Luz (comerciante e vereador) está no bairro Getúlio Vargas. E a Rua Mãe Luciana no Passo do Príncipe. A Rua Brasília no núcleo Mascaranhas de Moraes. E a Rua Avelino Marques Chaves no Arrabalde Estrela D’Alva. Este último parece que era ferroviário.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O Dr. Jorge Luiz Dias Fara está “grande” no seio da atual diretoria da OAB-RS. Algum dia, tomará assento na cadeira presidencial ali.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Allef Brasil Saliba e Lucas Saliba de Souza estão entre os jovens bacharéis do curso de Direito da Urcamp. Formatura: dia 15 de março, 19 horas, Salões da Associação Rural de Bagé. Faceiríssimos também os genitores Dr. João Oliver Saliba – Isolda Maria Figueira Brasil Saliba e João Honor Coirollo de Souza e Drª Herminda Elizabete.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Mário Teixeira Codevilla: com sua ida aos páramos eternos foi-se também um pedaço valioso da história futebolística de Bagé, da qual ele foi um dos mais preciosos locutores e comentaristas.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Jamais poderão ser negados os beneméritos serviços prestados pela recém-falecida dona Zuleica Torrealba à sociedade de Bagé nos mais variegados aspectos de atividades. Fez aqui circular muito dinheiro, empregou gente à vontade e patrocinou empreendimentos da mais alta relevância. Será sempre recordada!
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Êxito completo, confraternização generalizada, organização impecável caracterizaram o dia 12 como uma data expressiva para os advogados bageenses, que puderam confraternizar, com ordem e congraçamento, no auditório do Museu Dom Diogo de Souza. Foi uma das mais animadas festas havidas aqui em torno da profissão de advogado. Parabéns ao Dr. Marinho e colegas 

* Texto revisado pelo autor

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 175 resultados encontrados
  • 21/05/2019 - Opinião

    DIVERSAS

    Em março de 1.984 foi inaugurado o prédio atual de nossa Câmara de Vereadores no imóvel que, antes, houvera sediado o Banrisul entre nós. Era presidente o saudoso Prof. Remídio Garcia. O edifício ganhou o nome do falecido edil Carlos Mário Mércio Silveira.
    -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
    Conheci a...
  • 16/05/2019 - Opinião

    Diversas

    Pelo nosso Código Civil, promulgado em janeiro de 2.002 (lei nº 10.406), não correrá a prescrição, entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; nem entre ascendentes e descendentes durante o poder familiar; nem entre tutelados e curatelados e seus tutores e curadores durante a tutela...
  • 09/05/2019 - Opinião

    Diversas

    Cá entre nós, a Rua 1º de Maio fica no Bairro Bonito. A Rua 18 de Maio é fronteira à Praça João Pessoa (primitivamente alcunhada de “Praça das Carretas”). A Rua 24 de Maio é próxima à Urcamp (cruza a Av. Tupy Silveira). A Rua Ramão Ferreira fica atrás da Capela São José. A Rua Deputado Ruy...
  • 03/05/2019 - Opinião

    Diversas

    Capistrano de Abreu foi historiador, geógrafo e professor, classificado como dos mais eruditos no seio de nossa literatura. Ele era cearense. -*-*-*- Já Alvaro Moreyra era gaúcho de Porto Alegre e faleceu no RJ em 1.964. Ambos deixaram nomes importantes no seio das letras brasileiras.
  • 25/04/2019 - Opinião

    Diversas

    A tríade romântica da antiga literatura portuguesa era composta pelos escritores João Batista da Silva Leitão de Almeida Garret, Alexandre Herculano de Carvalho Araújo e Antônio Feliciano de Castilho (filho de Lisboa, como Herculano), ao passo que Garret nasceu no Pôrto.
  • 18/04/2019 - Opinião

    Diversas

    Na língua portuguesa, “devaneio” é um sonho, uma fantasia. “Vaticínio” é um prognóstico, profecia. “Perfilar” = alinhar. “Guisa” = maneira, modo, jeito. Na língua francesa, “noeud” = nó. “Toast” = torrada. Na língua inglesa, “pedigree” = estirpe, linhagem. E “stream” = riacho, córrego.
  • 11/04/2019 - Opinião

    Diversas

    Ex-titular da 2ª Vara Cível da comarca de Bagé por largos anos, onde deixou nome respeitável como magistrado, o Dr. José Antônio Prates Piccoli continua a jurisdicionar uma Vara Criminal em São Leopoldo, mas reside na capital, para a qual não tem aceito promoção.
    -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
    Pelo...
  • 04/04/2019 - Opinião

    Diversas

    Em 2.004, na Faculdade de Direito da Urcamp, lecionavam Direito Processual Civil os seguintes professores: Marcos Ferraz Saralegui, Neusa Maria Ferreira da Cunha, Tânia M. Oliveira Pereira, Márcia Helena Gasparoni de Melo, Fernando Dutra de Souza, Paulo Antônio da Silva Costa, José Heitor de...
  • 28/03/2019 - Opinião

    DIVERSAS

    O Dr. José Walter Maciel Lopes e sua equipe, em sua sede tão aprazível proporcionaram novo congraçamento social no dia 21, às 19 horas. Infelizmente, uma forte dor, num dos joelhos, privou-me da agradabilíssima convivência. O evento coloriu-se do sucesso habitual.
    -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
    Sendo...
  • 21/03/2019 - Opinião

    Diversas

    Em outubro/1.949 uma comissão de licenciados (ginásio) do Colégio Auxiliadora (estávamos entre eles) compareceu à residência do pecuarista Sr. Olavo de Almeida Macedo, convidando-o para ser o paraninfo de nossa turma de “licenciados” (como então se chamava), repetimos. Fomos o orador (como...
Exibindo 1 a 10 de 175 resultados encontrados
  • Página de 18
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

HOJE, às 19h, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, inaugura a exposição “Nos Trilhos do Rio Grande”, jornalista e fotógrafo Alício de Assunção,...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.