Bagé / RS, Terça-feira, 26 de Maro de 2019
Siga-nos:

Colunistas

George Teixeira Giorgis
Coluna: Opinião
Opinião

DIVERSAS

GEORGE TEIXEIRA GIORGIS (ADVOGADO)

O Sr. Fernando Ferrari foi um grande líder petebista gaúcho, que depois fundou o MTR. Faleceu em trágico desastre aéreo quando tinha um magno caminho político pela frente. Há uma via com seu nome no bairro Estrela D’Alva.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O Sr. Amaro Robaina Corrêa (“Mozinho”) era funcionário da Exatoria Estadual e vereador pelo velho PTB. No governo interino local do Dr. Abib Ieffet desempenhou gestão de Secretário de Obras Públicas e foi deveras realizador. Sua rua fica no Povo Novo.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O Sr. Juvêncio Maximiliano Lemos (pelotense), que era oficial de nossa Brigada Militar, e que fornece seu nome a uma de nossas vias centrais, foi duas vezes “Intendente” (= Prefeito) de Bagé, uma vez nomeado e, anos após, eleito.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O Sr. Antônio de Oliveira Neto 1º (ardoroso torcedor do G. E. Bagé) era chefe da Secção de Receita da Municipalidade, cargo que, com exação e firmeza, desempenhou em várias gestões. Já o Sr. Júlio Duarte Vaz, por muito tempo foi Sub-Secretário dos prefeitos e era quem redigia ofícios e projetos de lei, coadjuvado pelo Sr. Vilmar Monteiro e por dona Norma Figueiró (que laboravam no andar de cima de nossa Prefeitura). Relate-se, como curiosidade que, quando foi prefeito municipal, nomeado pelo governo Costa e Silva, o Cel. Washington Bandeira governou sempre com as portas de seu gabinete abertas. Ele, por igual (duas vezes) foi presidente do Clube Comercial e do Cantegril Clube. Neste último, muitas obras foram impulsionadas pelas gestões de Bandeira e de Miguel Greco Gularte, de cujas diretorias participamos, como secretário. Por igual na primeira, na fundação do Cantegril e que era liderada pelo Cel. Luis Rodrigues Maia, que muito pelejou para construir a atual sede e em que também colaboramos.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Primeiramente em Bagé, tinha-se muito orgulho em mostrar a carteira de sócio do Clube Comercial. A nossa primeira (1.950) era firmada pelo Dr. Oscar Salis Filho. De muitas diretorias fizemos parte como 1º Secretário; e lá íamos todos os dias (às vezes, duas vezes) despachar o expediente e encaminhá-lo à presidência logo que chegamos aqui, formados na capital. A entidade, após o almoço e pela noite, enchia-se de associados, principalmente para conversar, tomar cafezinhos, jogar “snooker” e xadrez, etc. Por incrível que pareça, hoje em dia os consócios não mais prestigiam seus clubes, que passam mais tempo cerrados do que abertos! Na década de 50 (quando estudávamos em Porto Alegre) houve no Comercial eleição reinhindíssima entre o Dr. Lauro Pereira Garrastazu e o Dr. Álvaro José de Godoy, ambos fortes pecuaristas, vencida por este último. Quando o Dr. Jônio Ferreira de Salles (de cuja chapa participávamos) foi eleito o pleito, por igual, foi muito “falado” e disputado!

*Texto revisado pelo autor

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 166 resultados encontrados
  • 21/03/2019 - Opinião

    Diversas

    Em outubro/1.949 uma comissão de licenciados (ginásio) do Colégio Auxiliadora (estávamos entre eles) compareceu à residência do pecuarista Sr. Olavo de Almeida Macedo, convidando-o para ser o paraninfo de nossa turma de “licenciados” (como então se chamava), repetimos. Fomos o orador (como...
  • 15/03/2019 - Opinião

    Diversas

    A tendência do Carnaval, em cidades do interior, é desaparecer. Os adultos dão-lhe as costas e a petizada e parte da mocidade são os que ainda pulam. Relembro bem os meus tempos da juventude, dos magnos desfiles noturnos pela Av. Sete (integralmente lotada), com o pessoal deslocando-se daqui...
  • 28/02/2019 - Opinião

    Diversas

    Lamentei muito o passamento (dias atrás) de Mariazinha Costa Tavares (filha de seu Zezé e de dona Heloísa), irmã de Beto, Bebeth, Heloísa Maria e Gaspar, viúva do saudoso Dr. Jayme Azevedo da Silva Tavares e que fora nossa companheira de infância e mocidade (na década de 40) na Rua Bento...
  • 21/02/2019 - Opinião

    Diversas

    Segundo nossos preciosos arquivos, em 23-abril-1.951, no Forum de Bagé, realizaram-se as eleições bienais para escolher a nova diretoria da OAB local. 22 causídicos participaram do pleito: Drs. Herodiano Camboim, Paulo Tavares Costa, Telmo Candiota da Rosa, Nazeazeno d'Almeida, João Manoel Budó,...
  • 07/02/2019 - Opinião

    Diversas

    O falecimento (não faz muito) da provecta Profª Rafaela Gonçalves Ribas, evento inesperado e repentino, comoveu os que a conheceram de perto e que privaram de sua agradável convivência. Rafaela tinha o dom de espargir alegria e agitação por onde andasse. E o ambiente, onde estava, sempre...
  • 06/12/2018 - Opinião

    Diversas

    Em 1.953/1.954 presidiu a Associação Rural de Bagé o Cel. Arthur Oscar Loureiro de Souza (“Chiri”). De 1.954 até 1.958 o presidente foi o pecuarista Sr. Sylvio da Silva Tavares. Este, por muito tempo, prestou relevantes serviços na Provedoria de nossa Santa Casa. -*-*-*- O general de brigada...
  • 22/11/2018 - Opinião

    Diversas

    Em nossa língua, “receio” = temor, medo, apreensão. Já “xingar” = descompor, insultar. E “aviar” = preparar, manipular. -*-*-*- Em nosso tempo do Colégio Rosário (P. Alegre), o grêmio literário denominava-se “Carlos de Laet”. Ele foi filósofo, escritor e professor, nascido no Rio de Janeiro....
  • 15/11/2018 - Opinião

    Diversas

    A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é reputada como um dos valiosos atos legislativos da ditadura getuliana. Trata-se do decreto-lei nº 5.452, de 01/05/1.943. E sua estrutura mantem-se sólida embora tenham havido alterações e atualizações aqui e ali. O Dr. Getúlio Vargas, na época de seu...
  • 08/11/2018 - Opinião

    Diversas

    A fixação do pecuarista e líder rural do RGS Dr. Gedeão Silveira Pereira na direção-mor da Farsul é uma honra suma para Bagé, pois predicados e méritos, para tanto, não lhe faltam. -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Houve “um rejuvenescimento” no trato para com os canteiros centrais nas ruas e...
  • 01/11/2018 - Opinião

    Diversas

    Finda a eleição e apurados os votos, teremos (em breve) novo presidente da República e novo governador do Estado. Para este último cargo, a partir de janeiro veremos um jovem filho de Pelotas administrando desde o Palácio Piratini. Penso (salvo erro ou esquecimento) que será a vez primeira que a...
Exibindo 1 a 10 de 166 resultados encontrados
  • Página de 17
Clique TV
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Assista também:
IMPOSTO DE RENDA | DICAS, MITOS E VERDADES
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

INTERESSANTE observar as atuais transformações na sociedade brasileira. Esses processos mutantes servem de aprendizado, é claro. Não há como negar...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.