Bagé / RS, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
Siga-nos:

Colunistas

George Teixeira Giorgis
Coluna: Opinião
Opinião

Diversas

A fixação do pecuarista e líder rural do RGS Dr. Gedeão Silveira Pereira na direção-mor da Farsul é uma honra suma para Bagé, pois predicados e méritos, para tanto, não lhe faltam. -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Houve “um rejuvenescimento” no trato para com os canteiros centrais nas ruas e avenidas de nossa Bagé. -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Com maioria ampla e sólida na Câmara de Vereadores o Sr. Prefeito Municipal tem enxergado suas proposições e iniciativas ali caminharem com sucesso. -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Há boatos de que a Ordem Salesiana (pela carência de sacerdotes) deseja entregar a gestão da Paróquia N. Srª Auxiliadora. E o Colégio? -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Segundo nosso Código Civil uma das causas que interrompem a prescrição é “o protesto cambial” (art. 202 – III). -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Quando trata da “corretagem” (a começar pelo art. 722), o mesmo Código (art. 723) ensina e estipula que “o corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio”. -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Quando começará a pavimentação da zona norte em especial naquelas vias que cortam a Osório, a Tupy Silveira e a Floriano lá em cima? -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Na literatura brasileira, Alcides Maia era gaúcho de São Gabriel, mas faleceu no RJ em 1.944. “Ruínas vivas” e “Alma Bárbara” inserem-se entre suas obras principais. Já Catulo da Paixão Cearense era natural do Maranhão. Foi poeta lírico e compositor de música popular. Entre seus livros de versos: “Sertão em flor” e “Um boêmio no céu”. -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- A artista Ângela Zaffari (esposa de nosso colega Dr. Valdo) seguidamente encanta a noite bageense com exposições de elevada expressão em seu “atélier” na Av. Marcílio Dias. Ela sempre recepciona os convivas com álacre sorriso, razão pela qual é muito estimada desde que aqui “aportou”. Pode ser classificada como uma idealista. -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Derrubada a ditadura Getúlio Vargas (29-10-45), na 1ª eleição presidencial realizada no Brasil com voto livre, o gen. Eurico Gaspar Dutra (matogrossense), que fora ministro da Guerra no período getuliano “in fine”, no pleito de 02-12-45 venceu por larga margem o brigadeiro Eduardo Gomes, da UDN opositora. Dutra tivera o amparo do PSD e do PTB. A gestão de Dutra foi a mais democrática até então existente no país, mas sua administração (obras, etc.) foi fragílima. Após Dutra, Getúlio volveu ao poder (1.950/1.954) até suicidar-se (24/8/54). -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- A gravata ainda é um símbolo distinto para os que anseiam bem vestir-se e bem apresentar-se. Nas novas gerações, porém, acha-se em desuso. Em nossa infância e mocidade a maioria dos varões comparecia até nos estádios de futebol de fatiota e gravata!

Texto revisado pelo autor

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 170 resultados encontrados
  • 18/04/2019 - Opinião

    Diversas

    Na língua portuguesa, “devaneio” é um sonho, uma fantasia. “Vaticínio” é um prognóstico, profecia. “Perfilar” = alinhar. “Guisa” = maneira, modo, jeito. Na língua francesa, “noeud” = nó. “Toast” = torrada. Na língua inglesa, “pedigree” = estirpe, linhagem. E “stream” = riacho, córrego.
  • 11/04/2019 - Opinião

    Diversas

    Ex-titular da 2ª Vara Cível da comarca de Bagé por largos anos, onde deixou nome respeitável como magistrado, o Dr. José Antônio Prates Piccoli continua a jurisdicionar uma Vara Criminal em São Leopoldo, mas reside na capital, para a qual não tem aceito promoção.
    -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
    Pelo...
  • 04/04/2019 - Opinião

    Diversas

    Em 2.004, na Faculdade de Direito da Urcamp, lecionavam Direito Processual Civil os seguintes professores: Marcos Ferraz Saralegui, Neusa Maria Ferreira da Cunha, Tânia M. Oliveira Pereira, Márcia Helena Gasparoni de Melo, Fernando Dutra de Souza, Paulo Antônio da Silva Costa, José Heitor de...
  • 28/03/2019 - Opinião

    DIVERSAS

    O Dr. José Walter Maciel Lopes e sua equipe, em sua sede tão aprazível proporcionaram novo congraçamento social no dia 21, às 19 horas. Infelizmente, uma forte dor, num dos joelhos, privou-me da agradabilíssima convivência. O evento coloriu-se do sucesso habitual.
    -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
    Sendo...
  • 21/03/2019 - Opinião

    Diversas

    Em outubro/1.949 uma comissão de licenciados (ginásio) do Colégio Auxiliadora (estávamos entre eles) compareceu à residência do pecuarista Sr. Olavo de Almeida Macedo, convidando-o para ser o paraninfo de nossa turma de “licenciados” (como então se chamava), repetimos. Fomos o orador (como...
  • 15/03/2019 - Opinião

    Diversas

    A tendência do Carnaval, em cidades do interior, é desaparecer. Os adultos dão-lhe as costas e a petizada e parte da mocidade são os que ainda pulam. Relembro bem os meus tempos da juventude, dos magnos desfiles noturnos pela Av. Sete (integralmente lotada), com o pessoal deslocando-se daqui...
  • 28/02/2019 - Opinião

    Diversas

    Lamentei muito o passamento (dias atrás) de Mariazinha Costa Tavares (filha de seu Zezé e de dona Heloísa), irmã de Beto, Bebeth, Heloísa Maria e Gaspar, viúva do saudoso Dr. Jayme Azevedo da Silva Tavares e que fora nossa companheira de infância e mocidade (na década de 40) na Rua Bento...
  • 21/02/2019 - Opinião

    Diversas

    Segundo nossos preciosos arquivos, em 23-abril-1.951, no Forum de Bagé, realizaram-se as eleições bienais para escolher a nova diretoria da OAB local. 22 causídicos participaram do pleito: Drs. Herodiano Camboim, Paulo Tavares Costa, Telmo Candiota da Rosa, Nazeazeno d'Almeida, João Manoel Budó,...
  • 14/02/2019 - Opinião

    DIVERSAS

    GEORGE TEIXEIRA GIORGIS (ADVOGADO)

    O Sr. Fernando Ferrari foi um grande líder petebista gaúcho, que depois fundou o MTR. Faleceu em trágico desastre aéreo quando tinha um magno caminho político pela frente. Há uma via com seu nome no bairro Estrela D’Alva.
    -*-*-*-*-*-*-*-*-*-
    O Sr. Amaro...
  • 07/02/2019 - Opinião

    Diversas

    O falecimento (não faz muito) da provecta Profª Rafaela Gonçalves Ribas, evento inesperado e repentino, comoveu os que a conheceram de perto e que privaram de sua agradável convivência. Rafaela tinha o dom de espargir alegria e agitação por onde andasse. E o ambiente, onde estava, sempre...
Exibindo 1 a 10 de 170 resultados encontrados
  • Página de 17
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Os olhos do espírito só se abrem à luz quando atinge-se a maturidade adquirida na correção das rotas do viver”
MP
 
Minuano gelado; coração...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.