Bagé / RS, Domingo, 24 de Junho de 2018
Siga-nos:

Colunistas

George Teixeira Giorgis
Coluna: Opinião
Opinião

Perdas a lamentar

A morte humana sempre desponta e chega. Às vezes é esperada (e, sob certa forma, quando o ente está a sofrer em desespero e sem cura). Quando acontece em idade avançada até se agradece a Deus por nos ter propiciado tanto tempo de convivência com o extinto.
         Bagé, na semana pretérita, sentiu serem levados à inumação (após os corpos serem cremados) a veneranda Srª Sarita Figueira Sciortino (sogra amantíssima de nosso irmão Juca) e o Dr. Diogo Madruga Duarte, escrivão aposentado do foro estadual e com quem muito convivemos na esfera do Poder Judiciário.
         Dona Sarita foi uma dama por excelência. Afável e agradável no trato nunca a vimos aborrecida ou de mau humor. Chegava-se em sua aprazível morada e lá vinham os pudins, os doces e o guaraná com o que se comprazia em bem receber. Foi mãe modelar, avó e bisavó sempre de bem humor com os pequenos, sentindo-se prazerosa quando sua casa recolhia parentes e visitas. Juca Giorgis teve nela a segunda mãe, tamanha a afabilidade de seu trato e relacionamento. Religiosa, era adepta da Igreja Episcopal enquanto seu lembrado esposo, o médico Dr. Edgard Gómez Sciortino, era frequentador da Igreja Auxiliadora. Foi felicíssima no matrimônio e na maternidade, querida pelos amigos e amigas, anfitriã de excelência, cidadã respeitada e respeitável.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Outro passamento, que muito nos marcou, foi o do Dr. Diogo Madruga Duarte. Na escrivania judicial, sempre nos externou trato cordialíssimo. Ria-se de nossa pressa em satisfazer as custas judiciais em seu cartório, das quais não lhe pedíamos recibos, fazendo-o apenas rubricar (na conta geral) aquilo que lhe tocava. Teve também exercício saliente no tradicionalismo e no gauchismo. Conhecia sobremaneira a história de Bagé e a história do RGS. Nenhum evento, neste setor, cá se realizava sem sua contribuição. Marido devotado, pai exemplar, por certo, terá no filho varão, o Dr. Rodrigo, o continuador de sua obra (exceto no cigarro). Mas fará muita falta quando algo de nosso passado tiver que ser rememorado.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Enfim, a vida é assim. Periodicamente, temos que sepultar familiares e amigos ou acompanhar os velórios até o encaminhamento à cremação. Como católicos, porém, hemos de crer em suas viagens ao infinito celestial, onde temos de acreditar que lá estarão tomando assento à direita de Deus Pai.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         O criminalista Décio Raul Lahorgue rumou ao Rio de Janeiro. Tomará parte no “IX Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal”, que se desenvolverá nos dias 14 e 15. O evento realizar-se-á na Barra da Tijuca. Espera-se lá a presença de cerca de 1.000 causídicos.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Segundo o art. 1.641 – II de nosso Código Civil, a pessoa maior de setenta anos, para casar, sujeitar-se-á obrigatoriamente ao “regime de separação de bens”.

Texto revisado pelo autor.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 151 resultados encontrados
  • 30/05/2018 - Opinião

    Diversas

    A greve, no final da semana ida, “atrapalhou” o país! Os prejuízos econômico-financeiros foram incontáveis e imensos. O direito de greve precisa ser revisto. -*-*-*- O lançamento da nova obra histórica do Dr. Lemieszek movimentou a noite bageense. Fernando Antônio leu mensagem sugestiva do Dr....
  • 16/05/2018 - Opinião

    Diversas

    Nesta noite, a tradicional e histórica Sociedade Uruguaia de Socorros Mútuos (há pouco revivida) abrirá suas portas para que o nosso venerando colega Dr. Inácio Severo autografe, para os amigos, seu livro mais recente “Novos apontamentos sobre restos de verdade”. Como sabido, a antiga entidade...
  • 03/05/2018 - Opinião

    Diversas

    Segundo nosso Código Civil, não podem ser admitidos como testemunhas os menores de dezesseis anos, o interessado no litígio, o amigo íntimo ou o inimigo capital das partes, dentre outros casos. Tal proibição acha-se inserida em seu art. 228. Consoante ainda seu art. 819 a fiança sempre será dada...
  • 18/04/2018 - Opinião

    DIVERSAS




    Falando-se de “idos tempos” da história de Bagé, rememore-se que, no segundo reinado, os municípios eram governados por juntas administrativas compostas de seis membros (tempos de Dom Pedro II). Vinda a República, em outubro de 1.891 foi eleito o 1º Conselho Municipal (hoje seria a Câmara...
  • 04/04/2018 - Opinião

    Uma formatura

    Em regra, hodiernamente, não frequentamos “formaturas” colegiais ou acadêmicas. Comparecemos, esporadicamente, às festas posteriores (caseiras ou em clubes e restaurantes), onde ficamos tão somente até a meia-noite, por hábito antigo. Recentemente (Rua Marechal Deodoro, 140, em frente ao nosso...
  • 21/03/2018 - Opinião

    O Carnaval de Bagé (antes)

    O Carnaval de Bagé, nas décadas de 40, 50, 60, etc. era algo fabuloso. As famílias mais tradicionais, que possuíam carros conversíveis, desfilavam pela Sete com fantasias ricas, jogando confete e serpentina nos passantes, além das que eram lançadas das sacadas dos prédios da mesma avenida. Com...
  • 07/03/2018 - Opinião

    A educação dos filhos

    Advogado

    Em nossos tempos de guri e menino os filhos ostentavam sempre obediência e respeito aos seus genitores. Idêntico comportamento perante professores e professoras. Os faltosos eram admoestados e punidos, particularmente nos colégios. Sempre havia estudantes vadios e descendentes...
  • 21/02/2018 - Opinião

    O Doutor Lili *

     O Dr. Luiz Mércio Teixeira (Dr. Lili), médico-pediatra humanitaríssimo, foi (e é) personalidade sempre lembrada na história de Bagé, em especial pelas velhas gerações. Líder político dos mais autênticos foi eleito (1.935) prefeito de Bagé pelo Partido Libertador coligado com o Partido...
  • 07/02/2018 - Opinião

    O GUARANY F.C.

    Nosso pai, Bernardino, quando moço, gastou grande parte de seu acervo na compra de livros e no sustento ao Guarani F. C. do qual era “sócio benemérito”. O futebol aqui era amador. Porém, no Uruguai e na Argentina, já reinava o profissionalismo. Ele ia a Buenos Aires e Montevidéu e trazia...
  • 24/01/2018 - Opinião

    Os bailes da exposição

    Antigamente, em outubro, a Exposição-Feira anual de nossa Associação Rural era um acontecimento nacional. Bagé, então, guardava o império do ruralismo, com magníficas cabanhas de ovinos e bovinos. Para cá, ao ensejo, vinha muita gente, até de fora do RGS. E, ao ensejo, as visitas do Presidente...
Exibindo 1 a 10 de 151 resultados encontrados
  • Página de 16
Clique TV
Santa Edwiges Dia das Mães
Assista também:
Pé por Pé Dia das Mães
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

A CIDADE COMO OBRA DE ARTE, pelo menos na agenda cultural é assim. Com poucos recursos e muita eficiência, os eventos pipocam aqui e acolá, dia...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.