Bagé / RS, Sábado, 22 de Julho de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Henrique Kuhn
Coluna: Opinião
Perfil:
Opinião

A vida hoje

Convido vocês a pensar acerca do dia de hoje. Que horas são? Que dia é hoje? O que você está sentindo neste momento? Em que você está pensando neste instante? Hoje, com tantas atividades, mercado de trabalho extremamente competitivo, com tanta informação todos os dias, o mundo através da internet, smartphones, Facebook, whatsApp, a tecnologia promete nos aproximar cada vez mais. Mas o que está acontecendo afinal?
A vida de hoje, quando trago essa expressão falo do momento presente, ou do momento de presença. Parece-lhe algo simples? Pois é, algo tão simples que hoje está tão distante de muitas pessoas.
Quando um profissional está muito conectado com o trabalho, normalmente ele conecta-se tanto em seu labor que, às vezes, leva trabalho para casa, ou pior, fica conectado a este constantemente. Isso é preocupante, pois naturalmente a pessoa não conseguirá tempo para “refrescar” a cabeça e, no outro dia, terá a sensação de que um dia emendou no outro. Dessa forma, percebemos profissionais saturados, cansados e com baixa produtividade. No entanto, também temos afazeres fora do campo profissional. Lá estão a família, o lazer, o descanso, o desenvolvimento pessoal, os amigos, a religião e a comunidade, entre outros.
Percebemos que as pessoas estão fazendo uma refeição, por exemplo, mas estão pensando no que têm que ser feito no dia de amanhã, ou mesmo, pensando no ontem. E você que está lendo esse artigo, está pensando em quê? Faça um exercício, pergunte-se quantas vezes no seu dia a dia seus pensamentos fogem para o depois, ou refugiam-se no ontem? Não seria o momento presente o único momento que temos?
O renomado escritor Dale Carnegie, que escreveu uma obra belíssima com o título "Como evitar as preocupações e começar a viver", cita uma passagem de Wiliam Osler que diz o seguinte: “Cada dia é um novo dia, para o homem que sabe viver”. Então, a cada dia que inicia, temos a oportunidade de fazer, mudar, realizar, compreender, amar, elogiar. É assim todos dias, todo dia o sol nasce e com ele a oportunidade de fazer, realizar, criar e viver.
Isso foi escrito há pelo menos 70 anos e até hoje é usual. Perceba o quanto pode estar se prejudicando: ou sua família, sua saúde, suas relações e perceba que até mesmo sua carreira profissional. A vida perde o frescor, a vibração quando ficamos presos nos velhos padrões de pensamento, emoções, sentimentos do passado ou  alimentando expectativas pelo futuro.
Para aprender a viver o momento presente é importante perceber o que estamos pensando. É essencial esse autoconhecimento: detectar como são nossos pensamentos para dissolver os padrões errôneos. Toda a negatividade é causada pela negação do presente. A ansiedade, o estresse, a preocupação, todos os tipos de medo são causados por pensar em excesso no futuro e por não estar presente. Os sentimentos de culpa, tristeza, arrependimento, amargura, incapacidade de perdoar são causadas pelo excesso de passado e pouca presença.
Assim, quando perceber que está muito ansioso, preocupado, com estresse, com medos, observe seus pensamentos ligados ao futuro, corte-os na raiz e substitua-os por pensamentos do momento presente. Procure se focar no que está fazendo, com a mente mais concentrada e tranquila.
Quando perceber que está triste, com depressão, revoltado com as pessoas ou acontecimentos, remoendo lembranças dolorosas do passado, dissolva esses pensamentos e sentimentos negativos acessando o poder do momento presente.
Todas as transformações que podemos fazer para melhorar nosso futuro estão no aqui e no agora. O presente tem o poder de nos libertar da preocupação com nossos problemas. O único lugar onde pode ocorrer a verdadeira mudança, onde podemos dissolver o passado e ficarmos livres da ansiedade do futuro é no agora. Hoje, o momento presente tem muito poder. Podemos ser felizes agora, e não em um futuro e/ou no passado ilusório. A chave para alcançar suas metas, realizar seus desejos, ser mais livre e autoconfiante é estar no presente. Venha para o hoje e construa a sua felicidade agora!

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 5 de 5 resultados encontrados
  • 20/08/2014 - Opinião

    Você é o capitão do seu destino!

    No atual cenário econômico e profissional quem não presenciou pessoas lamentando-se, queixando-se e arrumando pretextos para tudo. Há um dito popular que diz: quem tem pretextos, não tem dinheiro. Quem pensa assim não lidera a própria vida. E sempre possuem alguma desculpa: o clima, o trânsito,...
  • 13/08/2014 - Opinião

    Motivação?

    Convido você, leitor, a pensar sobre esse relevante tema, muito falado no mundo corporativo.É preciso revisar esse mito sobre o assunto. Percebe-se isso quando observamos profissionais com baixa produtividade, falta de interesse no trabalho e resultados não atingidos. O primeiro entendimento é...
  • 31/07/2014 - Opinião

    A falta de tempo no mundo corporativo

    Hoje vivemos a era da tecnologia, do conhecimento e, principalmente, da falta de tempo. O reflexo da falta de tempo pode ser percebido nas relações interpessoais, tanto profissionais quanto pessoais. A consequência disso tem sido casamentos fracassados, relações entre pais e filhos desastrosas,...
  • 25/07/2014 - Opinião

    Pequenas atitudes

    Acredito que todos já ouviram falar que o momento presente é o bem mais precioso que temos. Mas, afinal, o que realmente isso significa nas nossas vidas? Vejamos algumas ideias. O minuto que passou não volta mais. Da mesma forma, o minuto que virá não nos pertence ainda. Tudo o que possuímos...
  • 10/07/2014 - Opinião

    Aprendendo com o futebol da Costa Rica

    Como já é de conhecimento do público, divulgado nos meios de comunicação, a Costa Rica, sem dúvida, foi a campeã em avanço nesta Copa. Não perdeu nenhum jogo no tempo normal, enfrentando Itália, Uruguai, Inglaterra, Grécia e Holanda. Vencendo três campeões mundiais: Inglaterra, Uruguai e Itália....
Exibindo 1 a 5 de 5 resultados encontrados
Clique TV
Delegada apresenta detalhes sobre investigação de morte de jornalista bageense
Confira trecho da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje, pela delegada Roberta Mariana Bertoldo da Silva, que expôs detalhes sobre a investigação da morte do jornalista bageense Tagliene...
Assista também:
Vídeo mostra acusado por morte de jornalista bageense momentos antes do crime
Clique Social

Coluna Social

Fábio Lucas

COM NARRATIVA atraente, aquela que faz o leitor ler da primeira à última página, no caso 96, “IWAR BECKMAN, O Pai do Trigo no Brasil” é publicação...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.