Bagé / RS, Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Valmor Coradini Júnior
Coluna: Rural
Rural

Soja: euforia X cuidado

Crédito: Katia Marcon/Emater

por Valmor Coradini Júnior

O setor primário gaúcho e, principalmente, o da Metade Sul está eufórico. A confirmação da boa safra de soja, prestes a ser colhida em nossa região, está animando não só aqueles que atuam no segmento, mas toda economia regional. Em breve, os reflexos positivos se estenderão a outros setores da economia.
É verdade que a cultura está tirando espaço de outras atividades. A pecuária e o arroz são os mais atingidos, culturas que predominavam na região.
Preço bom, variedades adaptadas a nossa região, confirmação de uma grande safra, são fatores que estão formando esse quadro atual. Até o clima esta ajudando. Não temos do que nos queixar, apenas comemorar o grande momento.

Certo ou errado?
Certo, porém com cuidados, temos que ser realistas e analisar sempre o que pode dar errado daqui para frente, antes de fazermos compromissos que poderão não serem cumpridos no futuro.
Se é fato que as variedades já estão adaptadas e dominadas pelo nosso produtor, é verdade também que em relação ao clima não temos domínio algum. Principalmente no que se refere ao regime de chuvas na nossa região.
Outra grande variável é o mercado, a soja é uma commoditie mundial, o preço é regido por vários fatores, um deles a logística. Questiono o que nós aqui em Bagé temos com as filas de navios nos portos do Paraná: nada. Porém, por causa delas, os preços baixam.
O mundo empresarial é assim. O importante é sabermos porque estamos bem. Devemos nos planejar e sempre enxergar os desafios pela frente.
O certo é que essa cultura veio para ficar na nossa região e devemos tirar o melhor proveito dessa nova realidade.

Comente essa notícia
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

NA PROVA DE REDAÇÃO da FUVEST – Fundação Universitária para o vestibular –  USP, dia 6 de janeiro, a redação trouxe o seguinte tema: “De que...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.