Bagé / RS, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Anna Isabel Caputti Pereira Suñé
Coluna: Rural
Perfil: Coordenadora da Câmara Setorial da Carne
Rural

Segurança alimentar, compromisso de todos

Crédito: Robispierre Giuliani

As grandes mudanças nos conceitos e muitas soluções, ocorrem a partir de crises. Mediante à grande crise da “vaca louca”, na Europa, nos anos 2000, surge um novo conceito de gestão na questão da segurança alimentar. Como pensar em proteção ao consumidor ou na saúde das pessoas se não for através de uma visão sistêmica, de cadeia produtiva e alimentar, que termina no prato de quem consome?
Há quem diga que somos o que comemos, com o acréscimo de que 80% das enfermidades dos animais são zoonoses, portanto, transmissíveis ao homem. Então, por que não tratarmos de alimentos com a devida seriedade que este assunto merece? O fato é que, nos últimos tempos, tivemos o privilégio de não ter enfrentado uma crise desta mesma magnitude que a europeia e, talvez, por isso, no Brasil, muitos consumidores sejam tão tolerantes ou indiferentes, chegando, muitas vezes, nos limites da ignorância em relação à qualidade, inocuidade e origem dos produtos alimentícios. Quem nunca ouviu de alguém conhecido, independentemente do grau de escolaridade e poder aquisitivo, sobre uma carne com ótimo preço ou uma deliciosa linguiça "caseira", sem a preocupação com o registro, inspeção e garantia sanitária?
Baseado neste paradigma, temos ainda uma grande lacuna para chegar neste patamar de gestão que une, em uma única organização, agricultura, saúde e proteção ao consumidor, reunindo expertises relacionadas aos sistemas de produção e medicina, do mesmo modo que confere poder de polícia, numa ótica de Segurança Pública e Justiça.
Há agências reguladoras para vários serviços da sociedade civil, entretanto, quando o assunto é alimentos, os órgãos agem nas suas competências específicas. Arranjos executivos que estão sistematicamente organizados e integrados, notadamente são mais ágeis, fator indispensável no quesito alimentos.
Em relação à Operação Leite Compen$ado, o Ministério Público, Ministério da Agricultura e Secretaria da Agricultura exerceram um trabalho exemplar, onde cada órgão deu a sua parcela de contribuição, na respectiva área de competência, para o desfecho desta fraude. Entretanto, é inegável que quando a estratégia é montada de forma pontual ou em caráter emergencial, mais tempo será consumido, mesmo diante à crise, para adaptação e execução do trabalho pelas equipes nesta linha de coordenação multidisciplinar.
Ainda somos muito jovens e estamos dando os primeiros passos neste conceito. Um dia, o nosso consumidor passará a ser o melhor fiscal, componente importante do processo regulador, mas tomara que não tenhamos que esperar uma crise para isso.

Comente essa notícia
Clique TV
Ortobom
Assista também:
Postos Balluarte
Clique Social

Coluna Social

“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil"
Mario Quintana
 
Zezita: talento e...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.