Bagé / RS, Domingo, 16 de Junho de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Sapiran Brito
Coluna: Opinião
Opinião

Glênio, um lutador

O italianão jovial e discreto, homenzarrão com jeito de menino, resistia bravamente ao peso dos seus 86 anos, até que ontem se entregou na mesa de cirurgia.
Gladiador da cultura, nunca se afastou um milímetro da arena da arte. Pintor, desenhista, professor, arte educador, tapeceiro, ilustrador, gravador e gestor cultural, manteve uma impressionante regularidade de produção que somada à coerência artista e ideológica fizeram dele, mais do que um artista, um pensador da cultura nacional que se expressava não pelas letras, mas através do lápis, da goiva e do pincel.
A obra desse artista comporta muitos volumes, verdadeiros tratados sobre a vida, sobre a arte, sobre os desvalidos, sobre a religião, sobre a infância, sobre o mundo e, especialmente, sobre o Brasil.
Glênio, um genuíno artista brasileiro de descendência italiana, honrava seus ancestrais Rafael, Da Vinci e Michelangelo, pregava a importância do desenho e da “cozinha” na pintura, sabia ele que o conhecimento técnico vem antes da inspiração e que o grande artista deve ter o domínio dos materiais e instrumentos. Quem não sabe desenhar uma mão, montar um suporte e preparar suas temperas não pode denominar-se pintor.
Entre os artistas são raros os que se dispõem a ensinar, a grande maioria mergulha em sua própria obra, de modo que não lhes sobra tempo para mais nada. Também muitos são ensimesmados e solitários, alguns poucos são altruístas e solidários. Glênio, com sua generosidade, se incluía entre esses. Amava a arte e gostava de gente. E esse gosto começava pela família. Adquiriu uma gleba no Lago Norte e dividiu a área entre os filhos, de modo que preservada a independência e a intimidade de cada um ficassem por perto e pudessem participar das grandes mesas que a Ailema organizava. Essas mesas não eram somente para os filhos e netos, a elas se achegavam amiúde amigos e convidados.
Quando a gente ia a Brasília, e isso acontecia com todos, iam nos buscar no aeroporto e não permitiam que ficássemos hospedados em hotel, nos cobriam de atenções e cuidados e, no final da hospedagem, éramos contemplados com uma lembrança da obra de Bianchetti, um desenho, uma gravura, um livro ou um catálogo. Ninguém saia de mãos abanando, levava nas suas um pouco do que aquelas abençoadas mãos produziam.
A perda do artista não podemos lamentar, afinal ele cumpriu sua missão nos deixando obra vasta. Nessa hora, pranteamos a perda de um amigo, um grande amigo que nos enchia de orgulho a pronunciar seu nome, ao dizer que fazíamos parte do seu circulo de amizades.
Perdemos o Mestre, nos resta a Maestrina, aquela que regia a grande sinfonia da vida deles e que todos nós aplaudimos de pé.
Ailema, amor de todos nós, recebe o nosso fraterno beijo, já que não cabe em palavras de consolo. Saibas que os brasileiros, os gaúchos, os bageenses e nós, mais próximos, amamos muito ao teu marido e que esse amor agora se concentra todo em ti. A memória dele há de nos aproximar ainda mais, para juntos celebrarmos por muito tempo a vida e a obra do irmão. O teu, o nosso Glênio Bianchetti.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 45 resultados encontrados
  • 12/02/2014 - Opinião

    Costa Neto, uma luz no rádio

    Tenho com o rádio uma relação amorosa, graças a ele e aos livros devo tudo do pouco que aprendi. Pelas páginas e pelas ondas curtas e médias fui pouco a pouco descobrindo o mundo e compreendendo algo sobre o sentido da vida.
    Ultimamente, a Lu, minha colaboradora, está me ensinando ouvir rádio...
  • 05/02/2014 - Opinião

    Papo Divino III

    - Por que logo aqui em Fort Knox?
    - Porque aqui é o lugar mais seguro do mundo, é aqui que os americanos guardam o ouro deles, treinam os marines e fazem todo tipo de experimento bélico para tentar aniquilar os outros entes humanos.
    - A cidade é tão simpática, mas esse imenso cofre me lembra o...
  • 29/01/2014 - Opinião

    Papo Divino II

    - E aí, como é que foi por lá?
    - Tudo bem, as mortes estão dentro da cota prevista. Na Sibéria sempre fez mais frio, abaixo de 50, e os cossacos nunca reclamaram. A tua mãe, como todas as mulheres, é que é alarmista.
    - Minha mãe é piedosa, o Senhor é que é vingativo. Inundou a Terra com...
  • 22/01/2014 - Opinião

    Papo divino - I

    - Por que o Senhor, ultimamente, deu de me chamuscar com raios papai?
    - Não me chame mais de papai, tu já estás com 2.047 anos e fica aí se fazendo de menino e brincando de Natal.
    - Eu não, são eles que anualmente revivem a lenda para aumentar as vendas do comércio.
    - Não te faz de santinho,...
  • 15/01/2014 - Opinião

    O casamento do Seu Delmar

    Juro que fui, talvez fosse o segundo, uma vez que o seu Delmar, na ocasião, já tinha muitos filhos, alguns meus amigos até hoje. Quem me convidou para a festa foi o Luis Carlos Almeida, o nosso querido “Cabeça”, que não pode ser testemunha, eis que já partiu.
    “Mas eu não fui convidado”, lhe...
  • 08/01/2014 - Opinião

    Um a zero para Dom Pepe

    José Mujica Cordano, mais conhecido por “Pepe” Mujica é um respeitável velhinho de 78 anos que, com sua vitalidade, dá exemplos para o mundo, mostrando como procede um homem de verdadeira ação revolucionária nos tempos de paz. Apesar da idade, tem o idealismo do jovem ainda não contaminado pelo...
  • 03/01/2014 - Opinião

    O diabo não existe, existe a Monsanto

    Os padres católicos ultimamente largaram o diabo de mão, mas os pastores evangélicos seguem insistindo que Satanás é o responsável por todos os males da humanidade, quando, na verdade, o Capeta é apenas um anjo decaído que pecou por soberba. Tá na hora desses pregadores descobrirem outros...
  • 27/12/2013 - Opinião

    Operação Fiasco

    Tá na boca da noite, estou no garajão e escuto Bach, aqui também se escuta a grande música. Mestre Andrés Segovia dedilha seu violão mágico, executando só para mim um recital do divino Johann Sebastian, alemãozinho danado que deve ter composto estas peças para órgão ou cravo, seus instrumentos...
  • 11/12/2013 - Opinião

    Soldado negro

    Nossos governantes, historiadores, ideólogos criaram para a sociedade o mito que o Brasil é um país pacifista. Mas se formos voltar os olhos para o passado veremos que sempre estivemos envolvidos em pequenas e grandes aventuras bélicas. Evidentemente que não podemos nos comparar aos Estados...
  • 04/12/2013 - Opinião

    O Geraldo

    Geraldo não é invenção minha, ele existiu mesmo, morava ali no buraco da Fabrício e era da família dos Fontoura, tudo gente ligada à música e ao samba. Depois que ele desapareceu virou lenda e muitos falam nele de forma jocosa, distorcendo a verdade sobre um grande artista.
    Eu que tive a...
Exibindo 1 a 10 de 45 resultados encontrados
  • Página de 5
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

SEGUNDA-FEIRA (17), às 18h, vai inaugurar, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, exposição do artista plástico Bruce Lee; o período de visitação irá...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.