Bagé / RS, Domingo, 16 de Junho de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Waldir Alves Ramos
Coluna: Opinião
Perfil: Engenheiro civil
Opinião

Às vezes

Esta é uma despedida!

Quando faltavam 17 meses para o bicentenário de nossa Bagé, decidi publicar uma série de artigos, abordando aspectos da economia, cultura, história, além de outros enfoques. Era um convite a que outros também trouxessem matérias que pudessem motivar a população a comemorar a importante data. Este jornal e o Jornal do Comércio da Capital acolheram-me, a ponto de, inclusive, possibilitarem a realidade de meu livro – Semeando Crônicas.
Depois, atendendo atencioso convite de Glauber Pereira, trouxe para este jornal minha coluna denominada “Às vezes”, iniciada no Correio do Sul em 1973, depois também veiculada por determinado tempo no Jornal Minuano. Essa participação foi sempre a expressão do quanto admiro o esforço dos que, no interior, mantêm um jornal diário; é este um desafio sobre o qual convido a todos os que têm acompanhado esta coluna a meditarem.
Tanto o Glauber, quanto os que o sucederam, foram sempre muito atenciosos para comigo. Jamais tiveram qualquer interferência nas matérias publicadas, e cujas abordagens, oportunas ou nem sempre, foram de minha lavra. De passagem declaro que para mim o fato de nunca ter havido qualquer insinuação que fosse, para a eleição das abordagens, é algo que sempre terei em alta consideração. Além de que o fato me desagradaria bastante, ainda devo confessar que sinto grandes dificuldades para enfocar temas que me sugerem. Bom, ou nem tanto, meu texto sempre teve, e terá, a minha marca. Não que isso seja uma revolta dos tempos de estudante, em que os mestres nos desafiavam com temas os mais diversos; até guardo perene admiração por todos eles!
Meus votos de constantes progressos a todos os que fazem o sucesso do dia a dia do Jornal Folha do Sul, e sempre me orgulharei de ter participado dessa equipe.

 

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 226 resultados encontrados
  • 20/09/2017 - Opinião

    Às vezes

    Há tempos andei apresentando a palestra “Práticas rotárias, vivências e valores à luz da obra de Martín Fierro”, em clubes rotários da capital. Numa das tais ocasiões, Leo Werner Suffert, ex-presidente do Rotary Porto Alegre Norte, presenteou-me com seu artigo “Para que tanta pressa?”, publicado...
  • 07/09/2017 - Opinião

    Às vezes

    Nesse domingo, como na segunda-feira da Semana da Pátria, acordei-me precisamente ao nascer do sol, de dias que seriam radiosos até o poente. Penso haver uma semelhança nestes dois marcos – o nascer do sol e a Semana da Pátria. Por mais entusiasmante ou mesmo difícil que ele, o dia, tenha sido...
  • 29/08/2017 - Opinião

    Às vezes

     Tenho comprovadas razões ao afirmar que, para a escola de seu filho, meu caro leitor desta coluna, você é mais importante até mesmo que as autoridades educacionais. Ou seja, nem o ministro da Educação de nosso país, nem o secretário de nosso Rio Grande têm a importância de você para o colégio...
  • 22/08/2017 - Opinião

    Às vezes

    Quando de meu retorno à capital, em 1999, após 36 anos na Rainha da Fronteira, já estava revisado e prefaciado meu livro “Volte sempre a Bagé”. Não tendo sido publicado, parece-me que, pelo menos, deva trazer ao conhecimento dos leitores desta coluna, o prefácio do amigo Carlos Moraes, escritor...
  • 15/08/2017 - Opinião

    Às vezes

    Recordando boa parte de minha vida na militância de entidades diversas, posso afirmar que a primeira delas foi a Sergs – Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, que congrega arquitetos, agrônomos e engenheiros. Nela ingressei ainda como acadêmico de Engenharia da UFRGS, em 1962. Já no ano...
  • 08/08/2017 - Opinião

    Às vezes

    Interrompi a sempre preciosa releitura de “O declínio do Ocidente”, de Oswald Spengler, para dedicar-me ao livro “Políticos nossos na intimidade dos fatos – gotas da memória” de Antônio Pires.Tendo sempre lido com avidez as obras do conceituado homem público, não sei que linhas teriam se cruzado...
  • 01/08/2017 - Opinião

    Às vezes

    Embora não me incluísse na apreciável legião de admiradores de Paulo Sant´Ana, não posso deixar, neste momento de sua despedida, de também a ele dedicar um artigo.
    Um episódio, demonstrativo de que não era destituído de humor, deu-se ao ingressar na sala de trabalho de um dos dirigentes da RBS,...
  • 25/07/2017 - Opinião

    Às vezes

    Generoso convite da Aciba proporcionou-me, mais uma vez, estar presente nas comemorações da Semana de Bagé, minha querência de tantos anos. Impressionou-me o Arte na Vitrine, uma programação em que a gente sente o pulsar tanto dos artistas quanto dos comerciantes, e contando com a sempre atenta...
  • 11/07/2017 - Opinião

    Às vezes

    Há um bom tempo, numa dessas fronteiras com os castelhanos, foram apreendidos, na aduana, vários casais de coelhos da raça Vermelho da Nova Zelândia. Enquanto discutiam a forma de punir os contrabandistas, coisa que demanda um bom tempo, os coelhos apreendidos, não avisados de nada,...
  • 04/07/2017 - Opinião

    Às vezes

    Convite da eficiente assessoria da Aciba, enseja mais uma oportunidade do sempre agradável convívio com Bagé, sua gente e suas coisas. A chegada de julho traz em seu bojo a Semana de Bagé, eis que a Rainha da Fronteira foi fundada por Dom Diogo de Souza em 17 de julho de 1811; nela, vem se...
Exibindo 1 a 10 de 226 resultados encontrados
  • Página de 23
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

SEGUNDA-FEIRA (17), às 18h, vai inaugurar, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, exposição do artista plástico Bruce Lee; o período de visitação irá...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.