Bagé / RS, Terça-feira, 18 de Setembro de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Lúcia Gomes | Porto Alegre/RS
Coluna: bage@poa.com
Perfil: Formada e pós-graduada em Artes, carrega consigo a experiência de ter vivido na Europa com a do trabalho na TV, rádio e jornal tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina. Retorna a sua cidade natal, trazendo como bagagem toda uma vivência cultural revertida agora no seu trabalho como colunista deste jornal, marchand, produtora cultural da AZ Galeria de Arte e diretora da Biblioteca Municipal Doutor Otávio Santos.
bage@poa.com

bageensesmundoafora@parismedellin.com

Olá minha gente querida!!!
Iniciando mais uma semana com a alma leve depois de um sábado de Carnaval Fora de Época, como está acontecendo em várias cidades de nosso Estado, e que a gente acha não vai ter graça... Ao contrário... Nos divertimos muito!!! Companhia agradável, num ambiente maravilhoso e seguro, presenciando uma festa que nossa cidade merece ter várias iguais!!!!

Uma semana mega agitada com dois grandes eventos na Biblioteca Otávio Santos, me deixaram bem tensa... Mas o Carnaval, foi um "santo remédio", como se diz aqui em Bagé!

- Lúcia Gomes, Lúcia Gomes da tua vida chega, néh? Quem é que quer saber?
- Rsrsr Vou ter que rir e discordar de ti. O que mais gostam é de saber da vida dos outros...
- Estás chamando teus leitores de fofoqueiros?
- Não coloca palavras nas minhas linhas, só disse que gostam de saber...
- Mas da tua?
- É da minha, acho que não. Tens razão, como sempre. Vamos seguir o papo sobre quem realmente interessa.
- Ufa. As vezes demora um pouco, vocês já perceberam, não é? Mas graças a Deus, uma hora se dá conta... Segue "criatura"! Vai trabalhar direto!
- Oukidouki, já disse, que vou.

Vou para a Colômbia
Foi por lá, que nosso competentíssimo Duda Santos com sua esposa Danielle Malaman dos Santos, participou de mais um importante congresso internacional. Aliás, Carlos Eduardo já é nome consagrado na área da gastroenterologia. Orgulho para nós bajeenses! Está sempre participando como convidado dos principais Simpósios Internacionais!!! E o mais importante, trás para Bagé os grandes nomes da medicina para que dividam seus conhecimentos por aqui!

Um apreciador da arte que é, Duda Santos não poderia deixar de vistar os mais importantes museus de Medellín. Como vocês podem ver nas fotitos, ele e Daniele estão com um Botero, de quem falo um pouquinho para vocês, dada sua importância. Acho bacana dividir.

E por falar em dividir conhecimento...
Outro dia elogiei Gloria Corbetta, a quem nunca vou cansar de elogiar, por justamente fazer isto de uma forma que só ela sabe fazer!!!! Como tem oportunidade de estar sempre viajando e visitando as principais exposições de arte do mundo, Glorinha posta nas redes sociais, dicas e comentários geniais sobre cada lugar visitado de uma maneira espetacular!!!! A-DO-RO!!!!!

A arte de Gloria Corbetta
Glorinha estará em Dubai, nos Emirados Árabes, participando de uma importante exposição de jóias, como vocês podem ver no convite, agora, no final do mês de março!!! Em setembro estará, novamente expondo em Paris!!!! Ela é o máximo!!!!!

E por falar em arte da melhor qualidade...
A AZ Galeria continua a mil!!!! Este mês de março dedicado à mulher, com promoções imperdíveis!!!! E em abril, com mais uma Mostra fotográfica do genial Julio Pimentel!!!! A exposição desta vez, serão de fotos em P&B!!! Show!!!!!! Quem quiser fazer a sua, ainda dá tempo, é só procurar a Gabriela Thomaz e a Angela Zaffari, na AZ Galeria, pelo telefone 53 3311 0699, ou com o próprio Julinho, pelo Face! Mega recomendo!!!!!


Fernando Botero Angulo 
Nascido em Medellín, a 19 de abril de 1932,  é um artista figurativista colombiano, cujo estilo é chamado por alguns de "Boterismo", o que lhe dá uma identidade inconfundível.

Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Percebe-se a sua escultura como uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.

Com 15 anos, Botero começa a vender seus primeiros desenhos. Trabalhou como ilustrador para o jornal El Colombiano. Sua primeira exposição foi em 1951, em Bogotá.

Após participar do Salão dos Artistas Colombianos e ganhar o 2º lugar, parte para realizar seus estudos em Madri, na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, onde expôs aos mestres espanhóis o seu interesse por arte pré-colombiana, colonial espanhola e pelos temas políticos do muralista mexicano Diego Rivera.

Sua formação teve início em 1953, quando ingressou na Academia de San Marco, em Florença, na Itália. Lá, estudou a história da artee os afrescos, que fizeram do início de sua obra marcado pela influência do renascimento italiano.

Botero passa a residir em Nova York e em 1965 abre seu primeiro estúdio na cidade. A partir daí, passa a realizar exposições por todo o mundo, tendo como eixo Paris, Bogotá e Nova York. É só em 1973, em Paris, que cria sua primeira escultura.

Botero, se lançou ao mundo com a releitura da famosa obra de Jan van EyckO Casal Arnolfini, em seu quadro dominavam as formas redondas, assim como fez com a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

É caracterizado como um artista bastante politizado, sobretudo por sua preocupação com a violência na América Latina. Essa preocupação é refletida em suas obras. A sua exposição “Dores da Colômbia” o artista coloca em evidência a violência causada pelos conflitos envolvendo os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Farc, exército e os grupos paramilitares.

Bom gente, hoje ficando por aqui, desejo uma semana de muita paz no coração de cada um de vocês. Beijo grande e até a próxima!!!! Ah, não esqueçam, sábados, voltaram os encontros marcados na Chili!!!! Happy Hour de sábado é lá!!!!! Nada como o bem receber daquelas guriazinhas!!!!!

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 267 resultados encontrados
  • 15/09/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@berlinpraga.com

      "A fé é que mantém o ser humano firme mesmo nas circunstâncias mais negativas. É acreditar que dias melhores virão mesmo quando a vida não apresenta motivos para sorrir. Ter fé é andar na escuridão, é ser grato pelas coisas boas antes de recebê-las. É ver o abismo e dar um passo a...
  • 08/09/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@monacobarcelona.com


    "Não permita que ninguém limite seu espaço, diminua seu valor, roube seus sonhos, atrapalhe seu sorriso, estreite seu caminho, nem te impeça de avançar.    Não permita que o barulho ao seu redor seja mais alto que a voz de Deus ao seu coração. Os outros só acham, mas Deus tem certeza de...
  • 01/09/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@puntadelestepoa.com

    Um dia um louco me disse   Compondo devaneios, talvez   Do mistério que nos abriga...   De povo, gente e vida   Marcado nas mãos de tez.     Então pergunta ao homem   Quanto tempo o tempo tem...   Para  alguém sábio e...
  • 25/08/2018 - bage@poa.com

    bageensemundoafora@puntacanaroma.com

    Depois eu  ligo
      Depois eu faço
      Depois eu mudo
      Depois eu passeio
      Depois eu viajo
      Deixamos tudo para depois, como se depois fosse o melhor, o que não entendemos é que...
      Depois o café esfria,
      Depois a prioridade  muda,
      Depois o...
  • 18/08/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@venezalisboa.com

    A vida é como uma viagem de trem, muitos sobem e descem, o maravilhoso é que não sabemos quando vamos descer e com certeza sentiremos muitas saudades de todos que ali viveram  conosco, em especial dos nossos amigos. Mas desço com a certeza  que lá na frente eles descerão em alguma estação para...
  • 11/08/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@lisboamontevideo.com

    Lei do Retorno
    A  todo o momento que você pensa e age, um bumerangue na energia que você produziu é lançado no universo. Ele pode ir longe ou não. Mas uma coisa é certa: seja bem ou seja o mal que foi jogado, ele sempre retorna ao ponto de origem: Você! Muitas coisas na vida não tem preço. Mas...
  • 04/08/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@buenosairessevilha.com

      " A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso,  cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem...
  • 28/07/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@miamicancun.com

    " A vida é como um piano.  As teclas brancas representam a Felicidade. E as pretas as angústias. Com o passar do tempo você percebe que as teclas pretas também fazem música "   Bageenses em Portugal James Cleary e Adriana, Pedro Bordini e Maria Esther Vianna, com as filhas Martina e...
  • 21/07/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@barcelonapuntadeleste.com

    Amizade Não tem preço "Amizade é um laço bonito que não prende e nem aperta, mas embeleza a alma  da gente. Não tem preço mas tem valores, tem afetos, tem respeito, tem confiança, tem lealdade, tem companhia, tem sorrisos, tem abraços, tem presença, tem coração. A amizade não é comprada é...
  • 16/07/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@saopaulomiami.com

    " Nossa vida é uma constante viagem    A paisagem muda, as pessoas mudam,   As necessidades se transformam, mas   o trem segue adiante "   50 ANOS DA ADRIANA PINTO CLEARY  - FESTA PERFEITA Adriana Pinto Cleary comemorou seus 50 anos e brindou seus amigos e familiares com...
Exibindo 1 a 10 de 267 resultados encontrados
  • Página de 27
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

NESTA temporada de propaganda eleitoral, nada melhor do que reler Patrick Charaudeau, professor de Ciências da Linguagem na Universidade de Paris...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.