Bagé / RS, Domingo, 21 de Outubro de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Lúcia Gomes | Porto Alegre/RS
Coluna: bage@poa.com
Perfil: Formada e pós-graduada em Artes, carrega consigo a experiência de ter vivido na Europa com a do trabalho na TV, rádio e jornal tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina. Retorna a sua cidade natal, trazendo como bagagem toda uma vivência cultural revertida agora no seu trabalho como colunista deste jornal, marchand, produtora cultural da AZ Galeria de Arte e diretora da Biblioteca Municipal Doutor Otávio Santos.
bage@poa.com

bageensesmundoafora@lisboapoa.com

Direto de Lisboa, sem escala....
A querida Rubya Munhóz de Andrade, me manda um texto daqueles que considero impossível mexer, me falando um pouquinho deste seu momento em Portugal!!! Então, com vocês, na íntegra, palavras da doutoranda:

"A busca pelo conhecimento sempre foi desafiante para mim. e de certa forma, me constituem neste processo de eterno inacabamento. Me torno cada vez mais comprometida com o mundo, quando percebo que meu aprimoramento pessoal e profissional me instigam cada vez mais, a problematizar, construir e reconstruir novas formas de compreensão do mundo em seus diferentes espaços e contextos culturais, sociais, educacionais e políticos.
Hoje em Doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, amplio a compreensão sobre o meu tema de investigação de Tese de Doutorado e vivo intensamente um processo de aprendizagem e imersão cultural, na certeza da necessidade da concretude da vivência das relações humanas alicerçadas na ética, no amor e no compromisso e responsabilidade social com um mundo que pode ser melhor."

Maravilha, não? E com certeza, quando a bela retornar a Bagé, vamos querer outro grande evento da UNIPAMPA, e desta vez com ela, como palestrante principal, na Biblioteca Otávio Santos!!!! Combinado, queridona?

E por falar em Doutorado...
A deslumbrante Letícia Schuanck Fara foi aprovada direto para Doutorado em Psiquiatria na UFRGS!!!! 
Palavras de Letícia : 
"Obrigada professores Felix Kessler e Lisia Von Diemen por serem meus mentores cientìfico e de vida! E em especial ao meu orientador Professor Flavio Pechansky, quem acreditou tanto em mim e no meu potencial! Vocês são pura inspiração! - CPAD - Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas"

Estas mulheres da terrinha estão cada vez mais em destaque!!!! Quanto orgulho!!!! 

Das fotitos
Hoje temos três eventos que aconteceram em Poa, nas fotitos e um pela terrinha!!!! 
Depois, apertem os cintos e boa viagem com estes nossos bageenses...
Mas o que é legal disso, é que através deste meu espaço, muitos bageenses ficam se conhecendo, sabendo das histórias uns dos outros e o mais bacana, amizades são formadas por aqui!!!
Já falei sobre isso, inclusive citando várias que hoje cultivam estas amizades e intercâmbios de lugares para viajar, até... Incrível, não acham? Eu A-DO-RO!!!

Cidadão Bageense
Foi linda a noite de entrega do título de Cidadão Bajeense para nosso amigo Sérgio Moren Cóssio! Emocionante!!! Para quem conhece a trajetória linda deste mais novo bajeense, impossível não vibrar junto com ele, por todas suas conquistas... Hoje, Sérgio é Diretor Geral do Grupo Bandeirantes Rio Grande do Sul!!! Um espetáculo! Mais que merecido reconhecimento!!!  

Estes bageenses são impossíveis....
Sim porque Sergio Cóssio para mim, foi bajeense a vida inteira... Criado no Hotel do Comércio.... P'ra mim, como dizia meu amigo Zé, o chacreiro do papai, ele já era bajeense!!!! 
Outro bajeense impossível, este sim, da gema, mas espanhol pelos quatro costados, é o Alfonsito Lugris... E não esqueçam, ele vem lançar seu livro em Bagé, o primeiro lugar escolhido por ele, aqui no Brasil, na Biblioteca Otávio Santos, dia 06 de janeiro!!!! Vamos esperar todos que por lá quiserem bater um papo com nosso guri, que chega direto da França, onde reside!!!!

Texto lindo sobre Ricardo Lugris, assinado por sua assessora de imprensa em Porto Alegre, Fátima Torri - Fatto Comunicação

UMA VIAGEM DE BUSCAS E DE FUGAS

O relato do ex-executivo da Embraer que se despede de um emprego de 32 anos e faz uma viagem de moto, durante seis meses, por 35 mil quilômetros.

 

O executivo gaúcho Ricardo Lugris cometeu duas façanhas em pouco tempo: percorreu de moto mais de 35 mil quilômetros e depois conseguiu escrever sobre o que viveu. Aventureiros geralmente ficam pela metade. Tiram o máximo proveito do que viveram, o que já basta, mas raramente conseguem compartilhar a experiência em relatos escritos. Lugris é do time dos narradores de folego, que refletem sobre a epopeia em nível comparável ao dos grandes contadores de viagens únicas.

A aventura de seis meses está no livro “Tempo em Equilíbrio – entre Paris e Singapura” (Editora Fontenele, 296 páginas), que será lançado dia 9 de janeiro no Dado Bier, em Porto Alegre.. É mais do que um diário de viagem. É também uma reflexão sobre o impulso que leva alguém, depois de se despedir de um emprego de 32 anos, a pegar a estrada e enfrentar todas as consequências da sua decisão diante dos espantos provocados por gente estranha, paisagens, imprevistos, sustos e encantamentos.

Lugris e sua BMW 1200 GS Adventure viajaram os 35 mil quilômetros entre a França, onde mora, e Singapura, sempre sob o comando de um questionamento que ele apresenta logo no início do livro, inspirado numa indagação de Erico Verissimo: viajamos para buscar ou para fugir? O relato mostra que viajar pode ser também um desejo secreto de poder contar depois o que foi visto e vivido em fugas e procuras.

Ricardo Lugris é gaúcho de Bagé, tem 59 anos, trabalhou inicialmente no setor de exportação da indústria Eberle e desde 1983 era executivo da Embraer. Em 2015, morando na França há mais de duas décadas, decidiu sair da empresa, onde vendia aviões para vários países. Hoje, mora em Chantilly, França, e é vice- presidente de marketing  de uma empresa internacional de leasing.

O livro é resultado da deliberação tomada quando sai da Embraer e entende que pode fazer finalmente o que havia visto aos 12 anos, em Bagé, quando um aventureiro inglês passou pela cidade montado em uma BMW preta. A memória daquele motociclista anônimo faz com que, nos encontros inesperados que tem, seu olhar oriente a preferência pela conversa com desconhecidos, amparado pela sua fluência em seis idiomas, e sobretudo com as crianças que o cercam por onde passa.

O texto de Lugris, com detalhes de contemplações, de incidentes e até da manutenção da própria moto, leva aos questionamentos clássicos dos aventureiros. O primeiro é o que trata da vitória sobre a mais ameaçadora das indecisões, quando “o maior risco é o de não conseguir partir”, como diz na apresentação, citando Amyr Klink. E o segundo é o da dúvida sobre o tamanho das mudanças produzidas em si mesmo por uma viagem como essa.

Mesmo que não tenha sido sua primeira viagem longa (antes, já havia percorrido quase uma centena de países), esta é a que merece um relato esmiuçado, do começo ao fim. A viagem contada no livro tem a particularidade de ter sido a maior em distância e em duração de tempo, e aconteceu em um importante momento de reflexão da sua vida. Lugris afirma: “Estou cabalmente convencido de que, após percorrer os quilômetros iniciais desta longa viagem, já não mais serei o mesmo homem, assim como esse homem hoje deixou de ser aquele menino sonhador do sul do Brasil”.

O gaúcho se descreve como o executivo que, em algum momento, é desafiado pela sua porção de “vagabundo, errante, andarilho”, que enfrentou desertos e a solidão da mítica rota Transiberiana. Desfrutou da simpatia e da solidariedade de povos que não imaginava conhecer (no Cazaquistão, na Rússia, na Mongólia, no Japão, no Camboja, e em mais de uma dúzia de países). Fez amizades com outros motociclistas ao longo da viagem e retornou disposto a contar o que viu. Livre do terno e da gravata, Lugris descobriu-se como vagabundo e, na volta, como um escritor maduro e surpreendente.


Gente, hoje dei um banho de fotos em vocês, então o textinho fica por aqui!!! Rsrs Beijo grande, desejando um Feliz Natal a todos, no maior e verdadeiro sentido de gratidão!!! Agradeço a todos amigos e meus leitores de fé!!! Adoro vocês!!!! Até a próxima!!! Obrigada a vocês!!
Obrigada Senhor!!!!! 




.  

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 271 resultados encontrados
  • 14/10/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@parislasvegas.com


    Mais uma Semana se inicia e com ela vem novos e velhos sonhos a serem realizados mas antes de pensarmos neles vamos agradecer a Deus por mais um fim de semana, proporcionado, e pelo dom da nossa vida. Sejamos gratos por tudo. Para que esta semana seja leve carregue em seu coração...
  • 08/10/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@romalisboa.com

      " Eis que se finda mais uma semana e uns irão folgar outros trabalhar, mas mesmo assim devemos ser gratos por tudo que nos aconteceu nestes dias, alguns sonhos realizaram-se outros foram adiados, mas o importante é que estamos vivos e com disposição para não desanimar. Tire um momento...
  • 01/10/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@obidosparis.com

    " Doce é a luz do dia e é um deleite para os olhos ver o nascer do sol. Doce e despertar e ser grato ao criador pelo dom da vida. Mantenha seu coração com a pureza de uma criança e não permita que as dificuldades o torne um ser amargo.  Mantenha em seu rosto um riso de alegria mesmo que nem...
  • 22/09/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@miamiveneza.com


      " Ser Feliz é uma coisa tão simples de se fazer, mas porque as pessoas complicam tanto. Pare de remoer o passado, como a palavra diz passou. Vamos viver o hoje, perdoar hoje, amar hoje e ser feliz hoje. Talvez o amanhã não chegue. Sejamos intenso no que fazemos, mas façamos com...
  • 15/09/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@berlinpraga.com

      "A fé é que mantém o ser humano firme mesmo nas circunstâncias mais negativas. É acreditar que dias melhores virão mesmo quando a vida não apresenta motivos para sorrir. Ter fé é andar na escuridão, é ser grato pelas coisas boas antes de recebê-las. É ver o abismo e dar um passo a...
  • 08/09/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@monacobarcelona.com


    "Não permita que ninguém limite seu espaço, diminua seu valor, roube seus sonhos, atrapalhe seu sorriso, estreite seu caminho, nem te impeça de avançar.    Não permita que o barulho ao seu redor seja mais alto que a voz de Deus ao seu coração. Os outros só acham, mas Deus tem certeza de...
  • 01/09/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@puntadelestepoa.com

    Um dia um louco me disse   Compondo devaneios, talvez   Do mistério que nos abriga...   De povo, gente e vida   Marcado nas mãos de tez.     Então pergunta ao homem   Quanto tempo o tempo tem...   Para  alguém sábio e...
  • 25/08/2018 - bage@poa.com

    bageensemundoafora@puntacanaroma.com

    Depois eu  ligo
      Depois eu faço
      Depois eu mudo
      Depois eu passeio
      Depois eu viajo
      Deixamos tudo para depois, como se depois fosse o melhor, o que não entendemos é que...
      Depois o café esfria,
      Depois a prioridade  muda,
      Depois o...
  • 18/08/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@venezalisboa.com

    A vida é como uma viagem de trem, muitos sobem e descem, o maravilhoso é que não sabemos quando vamos descer e com certeza sentiremos muitas saudades de todos que ali viveram  conosco, em especial dos nossos amigos. Mas desço com a certeza  que lá na frente eles descerão em alguma estação para...
  • 11/08/2018 - bage@poa.com

    bageensesmundoafora@lisboamontevideo.com

    Lei do Retorno
    A  todo o momento que você pensa e age, um bumerangue na energia que você produziu é lançado no universo. Ele pode ir longe ou não. Mas uma coisa é certa: seja bem ou seja o mal que foi jogado, ele sempre retorna ao ponto de origem: Você! Muitas coisas na vida não tem preço. Mas...
Exibindo 1 a 10 de 271 resultados encontrados
  • Página de 28
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

SONHOS e realizações, título do texto que  Ana Maria de Souza Delabary escreveu para saudar a sua amiga e professora Lia Rejane Mendes Barcellos,...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.