Bagé / RS, Terça-feira, 28 de Maro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Marcelo Pimenta e Silva | Bagé/RS
Coluna: Editorial
Editorial

Notícias que não podem virar banalidades

O ofício jornalístico possibilita que, rotineiramente, o repórter esteja em contato com diversos fatos. O profissional da informação estuda e se capacita para transformar o fato em notícia e possibilitar que a comunidade esteja informada da melhor forma possível, sempre dentro dos axiomas da profissão que pautam pela conduta ética e responsável acima de tudo.
É com essa missão que o jornalista e a empresa jornalística produzem este impresso, sempre desejando trazer “boas notícias” para seus leitores.
No entanto, a vida nem sempre permite que se divulguem informações agradáveis para seu público. A edição de hoje é um exemplo disso. Ontem, o jornal recebeu, com tristeza, a notícia de que uma mãe teria confessado o assassinato de sua filha de 5 anos.
Por mais que dados da Secretaria de Direitos Humanos do país apontem que cerca de 70% dos casos de violência contra crianças e adolescentes no Brasil aconteça em residências, seja da vítima ou de quem agride, a constatação de que essa violência cresce cada vez mais em nosso país repercute de forma pesada, causando choque e indignação.
O choque, a tristeza e o sentimento de revolta que pairou sobre todos os profissionais desta casa vão além da tão apregoada “imparcialidade” jornalística. São sentimentos de quem relata o acontecimento, mas que não pode se manter distante dos impactos que ele gera, como qualquer outro indivíduo que vive em sociedade.
 Isso porque a repulsa em relação a todo ato de violência é o que confere a qualquer cidadão a sua humanidade. Desta forma, mais do que divulgar as informações sobre o que motivou esse crime bárbaro, deve-se refletir o quanto se dissemina a violência em relação às crianças e jovens deste país e o que pode ser feito para impedir que notícias desse tipo acabem não se tornando fatos banais do nosso dia a dia.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 19 resultados encontrados
  • 28/01/2015 - Editorial

    Justa homenagem

    A homenagem  feita ontem à tarde por um grupo de amigos do médico Luís Simão Kalil, na livraria Leb, manifesta a importância do homem de vida pública que transitou por diversas áreas da comunidade local.
    Aclamado pelos bageenses por sua distinta carreira de médico, Kalil também foi um dos...
  • 22/01/2015 - Editorial

    Exibição de craque

    A cidade de Bagé, com larga história na formação de consagrados esportistas, sediou, ontem, um jogo-exibição com o lendário jogador de futsal Falcão. O rei do esporte, que apaixona desportistas profissionais e amadores no país, foi a grande atração da comemoração de 25 anos da Escolinha-Beach...
  • 06/01/2015 - Geral

    A festa mais campeira do Mercosul

    Um evento que há quase 40 edições mantém viva a chama da paixão pelas tradições gaúchas. A Semana Crioula Internacional de Bagé será lançada hoje, em café da manhã promovido pela Associação e Sindicato Rural do município. Consagrada pela diversificada programação que une provas campeiras,...
  • 20/12/2014 - Geral

    Contemporâneo News

    Look do dia: Lumina

    Saia Lança Perfume + blusa com franjas + peep toe Arezzo + carteira

    Neste sábado e domingo, a Lumina presenteia seus clientes com 20% de desconto na coleção de alto verão da loja, inclusive na linha praia. A Lumina oferece diversas opções para presentear e vestir nas...
  • 04/12/2014 - Geral

    Do semba ao samba, a consolidação de um ritmo musical brasileiro

    De origem angolana, o semba, que durante o período colonial surgiu nas senzalas sob a marcação de tambor acompanhado de palmas, com uma frenética dança em círculo, chamada umbigada, transpôs séculos se inserido cada vez mais no cotidiano do coletivo tupiniquim.
    As suas variadas formas...
  • 27/11/2014 - Editorial

    A força da palavra

    Numa edição composta de final de semana, dos dias 28 e 29 de novembro de 2009, circulava, pela primeira vez na cidade de Bagé, o jornal FOLHA do SUL Gaúcho. Hoje, cinco anos depois e com uma equipe totalmente transformada, com a exceção dos colunistas Marcos Pintos e Edgar Muza, o grupo que...
  • 26/11/2014 - Editorial

    Comércio no espaço público

    A chegada do calor e a proximidade da data máxima do consumo local – o Natal - têm contribuído consideravelmente para expor o gradativo aumento de um problema conhecido por todos: a presença de vendedores ambulantes em calçadas e espaços públicos. O calor, em especial, tem causado uma...
  • 13/05/2014 - Geral

    Oliveiras no pampa

    A busca pela diversificação da matriz produtiva na região da Campanha tem sido um dos principais argumentos para ações de políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos. A olivicultura, com base em estudos da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, é uma dessas atividades que ganharam espaço nos...
  • 11/03/2014 - Editorial

    Preservando a tradição do campo

      Preservar as tradições que definiram ao longo do tempo a figura do gaúcho fronteiriço da Campanha. Talvez esse seja um dos principais objetivos da Semana Crioula Internacional que ontem contou com o lançamento oficial pela Associação e Sindicato Rural de Bagé. A Semana Crioula...
  • 21/01/2014 - Editorial

    Parceria FOLHA do SUL e Faculdade Ideau

    Em reportagem publicada nesta edição, o jornal FOLHA do SUL divulga a parceria feita com a Faculdade Ideau. A união entre as duas empresas resultará numa promoção em que serão beneficiados estudantes que ingressarem na faculdade Ideau.
    O novo assinante ou mesmo os leitores que já são assinantes...
Exibindo 1 a 10 de 19 resultados encontrados
  • Página de 2
Enquete

Reportagem publicada na semana passada divulgou a intenção, a partir do projeto de lei (PL 7126/17) que pretende conferir, ao município de Bagé, o título de Capital Nacional da Criação de Cavalos da Raça Puro-Sangue Inglês. Com essa iniciativa, o governo municipal estuda a retomada das corridas de turfe no parque Visconde de Ribeiro Magalhães, como ocorriam no passado. O jornal Folha do Sul pergunta ao internauta se aprecia essa ideia

  • SIM. As corridas sempre levam um grande público, tornando-se mais uma atração ao local, sendo que o parque já sediou as disputas no passado.
    ( 80.6% )
  • NÃO. Deve-se providenciar um local específico para as corridas, visto que o parque da Rural já sedia eventos como provas campeiras como a Semana Crioula.
    ( 19.4% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Assista também:
Operação "Lenhador" prende homem acusado de liderar o tráfico de drogas na região da Campanha
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

NO JANTAR, sexta-feira, aniversário da Iara Coronel, escutei Sapíran e Maria Luísa comentar, na roda de amigos que dividiam mesa com eles, o...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.