Bagé / RS, Sábado, 17 de Fevereiro de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Antônio Almeida | Bagé/RS
Coluna: Cultura
Perfil: Autor de crônicas, possui influências trazidas da Oficina Literária de Alcy Cheíche. Comunicador, já teve passagem pela RBS TV e veículos de comunicação da cidade.
Cultura

Amanhã tem de novo

A saga continua e amanhã, para alegria ou desespero, as provas do Exame Nacional de Ensino Médio chegam ao fim. Para uns será a honrosa chegada ao topo do Olimpo enquanto para outros, isso é normal, será uma espécie de descida, aquilo que Alighieri convencionou chamar de inferno.
Para quem não conseguiu, o negócio é encarar o próximo exame de forma mais focada, despendendo algumas horas a mais na sempre saudável companhia de livros e apostilas. Está bem, retiro o "saudável". Sei que esse negócio de ficar estudando determinadas disciplinas, dependendo do projeto de vida, nem precisariam existir, pois são de uma "enfadonhês" sem tamanho.
Deve ser por essas e outras que alguns candidatos enfrentam o altar dos sacrifícios e acabam perdendo um ano inteiro de quase dedicação. As respostas, nada a ver, são uma forma de protesto ainda que essa situação os transforme numa espécie de camicase. Sem entrar no mérito da questão eu até entendo esse tipo de rebeldia. Afinal, muito de boa, qual o sentido de decifrar e decorar a mais célebre equação científica do século 20 desenvolvida por Einstein: a famosa E=mc2,na qual é estabelecida a equivalência quantitativa da transformação de matéria em energia ou vice-versa.
Esse assunto é dose para leão ainda mais se o coitado do candidato, vítima, quer apenas e, tão somente entender o sentido léxico das palavras e as intervenções que a língua Tupi Guarani é capaz de exercer na formação do moderno vocabulário português. Como o riso ainda não está sendo taxado e as provas só terminam amanhã vamos em frente. O Enem é coisa séria, desperta o pensamento criativo e revela grandes verdades, como estas: “O sero mano tem uma missão” e faz a mais profunda de todas as constatações “O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destroi, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos”. Nessa emblemática questão “O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio” ou ficar ainda pior quando o negocio “É um problema de muita gravidez”. Sei lá “A natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase acabando” e “Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia”.
Deve ser por isso que “Precisa-se começar uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relação ao desmatamento, poluição e depredação de si próprio”. Por essas e outras “Vamos deixar de sermos egoistas e pensarmos um pouco mais em nos mesmos” pois “mergulhados no convívio Claro que nem tudo está definitivamente perdido e quem não foi contemplado com os ventos da felicidade poderá, em dois mil e dezoito, voltar a todo vapor”. Esse Exame Nacional do Ensino Médio é mesmo um bolaço. As frases e as conclusões que o digam.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 273 resultados encontrados
  • 17/02/2018 - Cultura

    Dois mil e dezoito acordou

    av_almeida@yahoo.com.br

    Agora que todos os copos foram esvaziados e a bebedeira parece ter chegado ao fim é natural que a ressaca comece a apresentar todos os detalhes de uma mais do que extensa fatura que, só de olhar, é capaz de arrepiar pelos e pele.
    Todos os arroubos possíveis e...
  • 10/02/2018 - Cultura

    Carnaval

    av_almeida@yahoo.com.br
    De repente, é carnaval e todas as sacanagens podem desfilar na passarela da imaginação. Não, não, absolutamente não. Não é esse tipo de sacanagem que alguém pode estar imaginando. Aquela, sabe? Que envolve..., e.... Definitivamente, para que fique muito claro, não são...
  • 03/02/2018 - Cultura

    A maldição de égaB

    av_almeida@yahoo.com.br Dizem que em égaB existe uma maldição. Segundo a lenda há muitos e muitos anos o reino enfrentou uma escaldante experiência. O céu, sem que ninguém percebesse, apareceu pintado de anil. Apenas um manto, vermelho rubro, que se estendia sobre os cerros, toda vez que a...
  • 27/01/2018 - Cultura

    Um desejo

    av_almeida@yahoo.com.br

    Meu pai, já no auge de seus 81 anos, sempre afirmou que política, religião e futebol não se discutem. Os motivos são muitos, inumeráveis. Por essas e outras, certamente, é que esses temas, de real complexidade, nasceram fadados a jamais conhecer a palavra consenso e,...
  • 20/01/2018 - Cultura

    Para dar certo

    av_almeida@yahoo.com.br


    Depois de um tempo a gente chega a incontestável conclusão que uma relação, para dar certo, precisa ser escancarada, sem cortinas, janelas, grades ou muros. Quem sonega o ato de amar e se esconde do mundo, com certeza, nunca deve ter experimentado a dopamina que o...
  • 13/01/2018 - Cultura

    Manual de instrução

    Manual de instrução é um negócio bem interessante. Mesmo que a leitura possa ser maçante, quase sempre envolta num tecniquês de arrepiar o couro cabeludo, não posso descartar e nem deixar de reconhecer a utilidade e importância do mesmo.
    Nesses dias de pura tecnologia, para os mais velhos (meu...
  • 06/01/2018 - Cultura

    Se tudo der certo...

    Dia desses, numa viagem ao mundo dos anúncios, me surpreendi com uma listagem que divulgava os perfumes mais caros do mundo. No topo da lista estava um tal de DKNY Golden DeliciousMillionDollarFragranceBottle. Pasmem, ele custa nada mais, nada menos do que um milhão de dólares. Claro que a...
  • 30/12/2017 - Cultura

    Tudo outra vez

    Dois mil e dezessete está na UTI, respira através de aparelhos. A situação é instável, o quadro evolutivo é crítico, há elevado risco de completa e múltipla falência do sistema temporal. Não resta descartado a possibilidade do evento morte.
    Certamente esse será o último boletim a respeito do...
  • 23/12/2017 - Cultura

    O melhor do natal

    Explicação sempre tem e, com certeza, alguma há de existir para justificar esse súbito desencanto pelo dia que será comemorado na próxima segunda.
    Estranhamente perdi o interesse por árvores que produzem uma imensidão de frutos vitreados, luzes de todas as cores e um velhinho de barba branca...
  • 16/12/2017 - Cultura

    Desconfiança

    Tem alguma coisa errada acontecendo por aí. É muita gente, mais do que se pode imaginar. Todos parecem estar a procura do Eldorado, uma busca louca, alucinante, estafante. O norte é qualquer direção, pouco importa, pode ser o sul, o leste, o oeste. O objetivo é seguir em frente, andar, andar e...
Exibindo 1 a 10 de 273 resultados encontrados
  • Página de 28
Clique TV
Novo Polo na Tterrasul
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Aplausos 17-02-2018

ESTA social deu um descanso aos leitores, mas foi por pouco tempo. Ainda com metade do Brasil curtindo a ressaca do carnaval e a outra metade se...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.