Bagé / RS, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Antônio Almeida | Bagé/RS
Coluna: Cultura
Perfil: Autor de crônicas, possui influências trazidas da Oficina Literária de Alcy Cheíche. Comunicador, já teve passagem pela RBS TV e veículos de comunicação da cidade.
Cultura

Nada a esperar

Sempre que um ano termina surgem aquelas fatídicas avaliações. A gente pensa dali, pensa daqui e, de repente, começa a perceber que, na maior parte das vezes, corremos feito condenados, giramos mais do que enceradeira, discutimos por idiotices e, no final das contas, se a contabilidade for muito bem feita, chegamos à triste conclusão de que muito pouco avançamos, que as determinações tomadas como meta não foram muito além de meras projeções e que,no final da história, acabamos, quase sempre, reescrevendo a mesma receita. Algo como se a vida se resumisse a um grande passe de mágica onde, jogando tudo para dentro do liquidificador do novo ano, assim, no vapt-vupt, tudo pudesse ser zerado e ficar funcionando como um carro saído da fábrica. Isso pode ser bonito mas a verdade é que a realidade é bem mais dura e cruel.
Ei, não pensem que sou contra fazer planos. Particularmente, já fiz muitos; alguns, poucos, aconteceram, uns estiveram à beira de ser realizados, enquanto outros naufragaram em águas profundas. O problema dos planos, quando os traçamos, não é o plano propriamente dito, mas sim o planejamento. Esse tal de verbo planejar é complexo, misterioso, incógnito, desafiador e porque não, extremamente traiçoeiro. O plano, nós até fizemos, mas a execução independe da vontade do planejador. Afinal, as equações envolvidas nesse processo possuem uma infinidade absurda de variantes e equações, por mais estranho que possa parecer, inexatas.
Por essas e outras é que, em 2017 não encarei a questão que envolve planejamento, sonhos e perspectivas. Este ano, vai ser um ano e não vai passar disso. Que as coisas aconteçam da forma que tiverem que acontecer. Se for para chorar,que as lágrimas possam percorrer o leito que já sulcaram no rosto, se for para rir, que o riso seja farto; se houver tristeza,que seja passageira, e, se a felicidade chegar, que seja duradoura.
Este ano não quero surpreender, quero ser surpreendido. Não vou pensar no futuro e talvez faça algumas aulas de revisão com o passado. Releituras ampliam o conhecimento, são como recuperações para ajustar a média e trazer, quem sabe, conhecimentos não assimilados em períodos normais. Que 2017 seja o ano do presente, das boas surpresas e de alívio no coração.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 263 resultados encontrados
  • 09/12/2017 - Cultura

    Mulher de malandro

    O povo coloca as raposas para cuidar do galinheiro, o trabalhador entra com voto e eles com interesses próprios. A frase, dizem, é do velho Leonel Brizola. Verdade absoluta. Há algum tempo perdemos a capacidade de perceber o quanto, de forma idiota, legitimamos uma classe que definitivamente...
  • 02/12/2017 - Cultura

    Situação difícil

    Esta semana tive a infelicidade de presenciar uma situação nada agradável. Algo que ninguém, por mais preparado que possa estar, gostaria. Pode até parecer estranho acreditar que a vida é um paraíso onde nada de ruim ou negativo acontece. Perrengues existenciais sempre existiram e certamente...
  • 25/11/2017 - Cultura

    Esses hábitos!

    Confesso, pode até parecer estranho, mas fazer o que? Cada um, ao longo da vida, com o tempo, acaba desenvolvendo certos hábitos nem sempre compreendidos. Revelar essas esquisitices é algo um tanto quanto complicado. Vivemos um momento em que as tensões sociais estão em alta, feito àquelas ações...
  • 18/11/2017 - Cultura

    O Azul da Preocupação

    O Paulão anda de cabelo em pé. Por conta disso o Zé, da farmácia, quase liquidou o estoque de gel fixador. Em nome da amizade adquirida, ao longo dos anos, e do extremo respeito com o velho cliente, o tarimbado Zé, com toda a cancha que Deus lhe deu, resolveu perguntar ao amigo cliente o porquê...
  • 11/11/2017 - Cultura

    Amanhã tem de novo

    A saga continua e amanhã, para alegria ou desespero, as provas do Exame Nacional de Ensino Médio chegam ao fim. Para uns será a honrosa chegada ao topo do Olimpo enquanto para outros, isso é normal, será uma espécie de descida, aquilo que Alighieri convencionou chamar de inferno.
    Para quem não...
  • 04/11/2017 - Cultura

    Amanhã é o dia

    Esse negócio de fazer prova, reconheço, é dose para leão faminto. As horas, dias, semanas, meses, debruçado sobre livros faz com que os nervos de qualquer estudante acabem virando uma espécie de corda elástica, tipo aquelas utilizadas em saltos de Bungee Jumping.
    Domingo, amanhã, portanto, tem...
  • 28/10/2017 - Cultura

    Redes Sociais

    Esse negócio de rede social está começando a chegar no limite da razoabilidade. Claro que isso não leva a uma pregação contrária a tão importante tipo de comunicação. O que causa preocupação são os apelos proporcionados por muitos aplicativos que fazem com que um sem número de pessoas passe a...
  • 21/10/2017 - Cultura

    Amigo é amigo

    Amizade é coisa séria. Com toda certeza, a coisa mais séria que pode existir na vida. Amigo é confidente, parceiro de agonias, cúmplice das horas difíceis, um eterno ouvinte das mazelas que, em determinados momentos, ferem de quase morte até mesmo a alma.
    Deve ser por esse motivo que amizade é...
  • 14/10/2017 - Cultura

    Inventário Cultural em égaB

    Estive em égaB. O reino vive momentos de fervilhamento cultural. Dizem os de lá, nativos, que deve ser a primavera com todos os seus hormônios, feromônios e demais ônus, a responsável pela causação dessa profusão de coisas. No dia em que cheguei o rei odlaviD e integrantes da corte estavam...
  • 07/10/2017 - Cultura

    Bom senso

    Meu avô tinha uma estranha preocupação. Nas tantas vezes que fiquei ao seu lado ouvindo antigos causos a respeito de guerras e revoluções, lendas e histórias que invariavelmente iam dos fantasmas, moradores de antigas taperas, a mula sem cabeça e o Negrinho do Pastoreio, fui aprendendo valores...
Exibindo 1 a 10 de 263 resultados encontrados
  • Página de 27
Clique TV
Novo Polo na Tterrasul
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Engana-se quem acha que a riqueza e o status atraem inveja. As pessoas invejam mesmo o sorriso fácil, a luz própria, a felicidade simples e...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.