Bagé / RS, Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Antônio Almeida | Bagé/RS
Coluna: Cultura
Perfil: Autor de crônicas, possui influências trazidas da Oficina Literária de Alcy Cheíche. Comunicador, já teve passagem pela RBS TV e veículos de comunicação da cidade.
Cultura

Nada a esperar

Sempre que um ano termina surgem aquelas fatídicas avaliações. A gente pensa dali, pensa daqui e, de repente, começa a perceber que, na maior parte das vezes, corremos feito condenados, giramos mais do que enceradeira, discutimos por idiotices e, no final das contas, se a contabilidade for muito bem feita, chegamos à triste conclusão de que muito pouco avançamos, que as determinações tomadas como meta não foram muito além de meras projeções e que,no final da história, acabamos, quase sempre, reescrevendo a mesma receita. Algo como se a vida se resumisse a um grande passe de mágica onde, jogando tudo para dentro do liquidificador do novo ano, assim, no vapt-vupt, tudo pudesse ser zerado e ficar funcionando como um carro saído da fábrica. Isso pode ser bonito mas a verdade é que a realidade é bem mais dura e cruel.
Ei, não pensem que sou contra fazer planos. Particularmente, já fiz muitos; alguns, poucos, aconteceram, uns estiveram à beira de ser realizados, enquanto outros naufragaram em águas profundas. O problema dos planos, quando os traçamos, não é o plano propriamente dito, mas sim o planejamento. Esse tal de verbo planejar é complexo, misterioso, incógnito, desafiador e porque não, extremamente traiçoeiro. O plano, nós até fizemos, mas a execução independe da vontade do planejador. Afinal, as equações envolvidas nesse processo possuem uma infinidade absurda de variantes e equações, por mais estranho que possa parecer, inexatas.
Por essas e outras é que, em 2017 não encarei a questão que envolve planejamento, sonhos e perspectivas. Este ano, vai ser um ano e não vai passar disso. Que as coisas aconteçam da forma que tiverem que acontecer. Se for para chorar,que as lágrimas possam percorrer o leito que já sulcaram no rosto, se for para rir, que o riso seja farto; se houver tristeza,que seja passageira, e, se a felicidade chegar, que seja duradoura.
Este ano não quero surpreender, quero ser surpreendido. Não vou pensar no futuro e talvez faça algumas aulas de revisão com o passado. Releituras ampliam o conhecimento, são como recuperações para ajustar a média e trazer, quem sabe, conhecimentos não assimilados em períodos normais. Que 2017 seja o ano do presente, das boas surpresas e de alívio no coração.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 247 resultados encontrados
  • 17/08/2017 - Cultura

    Um chinelo para os modismos

    Encontrei, dia desses, um candidato ao cargo de pai temporão. Para quem não sabe, temporão é aquele cara que está fora do tempo apropriado e fez tudo o que tinha que fazer na vida, namorou prá caramba, frequentou todas as festas possíveis, estudou, ganhou dinheiro, comprou o carro dos sonhos,...
  • 10/08/2017 - Cultura

    Casamento

    Tenho ouvido interessantes considerações a respeito do casamento, uma instituição antiga que tantas alegrias e confusões foi capaz de produzir ao longo de sua existência.
    O negócio é tão sério que até leis foram criadas para agregar, ao ato de junção das escovas, aspectos de legalidade, ou...
  • 03/08/2017 - Cultura

    Os buracos de égaB

    Estive em égaB neste final de semana. Lá não havia estado desde que o rei uduD deixou o trono. A bem da verdade, fiz uma visita nostálgico-sentimental. Andei por lugares que há tempos não andava. Revisitei casas, praças e me deixei ser tocado pelo mais puro dos ventos. Perdi-me em olhares e por...
  • 27/07/2017 - Cultura

    Dor e ascensão

    Diz o ditado que quanto mais sofrido melhor fica. Claro que essa é uma afirmação que pode não representar a unanimidade dos pensamentos. Sofrer nunca foi e provavelmente nunca será algo que se possa chamar de agradável. Esse sentimento traz apreensão, insônia, taquicardias, inquietações e uma...
  • 20/07/2017 - Cultura

    Momento delicado

    Pois é, tenho um filho adolescente, adolescentemente adolescente. Livre pensador, carregado de energia, dono de requintado humor, às vezes doce, às vezes amargo, com a incrível visão de que o mundo é mágico e que assim será por todo o sempre. Na condição de pai, tenho sido um cara chato. Azar!...
  • 13/07/2017 - Cultura

    Surpresas



    Já gostei bem mais das surpresas. O tempo era outro, os minutos tinham a duração infinita da eternidade. Era um momento em que rir por qualquer coisa representava a mais absoluta felicidade. Éramos, por natureza, esquerdistas, principalmente eu, que sou sinistro, para escrever, chutar e...
  • 06/07/2017 - Cultura

    Na defesa do sentimento


    Dia desses assisti a um vídeo onde a mãe, no mais puro e legítimo exercício da maternidade, tomada de dor filial, bravamente, em luta corporal, buscava resgatar uma possível traição perpetrada contra um de seus filhos.
    Claro que a questão em si pode parecer exagerada, estranha, fora de...
  • 29/06/2017 - Cultura

    Problema com Matemática

    Reconhecer as fraquezas é uma virtude e eu reconheço as minhas. Com toda a sinceridade, confesso que sou mil zeros à esquerda quando o assunto começa a derivar em direção aos números. Fazem-me eles lembrar de uma senhora um tanto quanto fora de forma, óculos fundo de garrafa, botinas pretas e...
  • 22/06/2017 - Cultura

    Um final ideal

    Uma relação nunca deveria terminar pelo fim, e sim, pelo início. Os finais são sempre tristes, taciturnos, cheios de mágoas, silêncios absurdos. Fosse por mim, o caminho seria inverso. A gente começaria pelo ponto mais estressante, aquele que pode ter sido o que se convencionou chamar de gota...
  • 15/06/2017 - Cultura

    Uma grande piada

    Esta semana recebi, através do WhatsApp, uma história onde era narrado o seguinte: um ladrão é preso com um porco nas costas ao sair do sítio da vítima. Uma vez abordado ele teria perguntado a um dos policiais, responsáveis pela prisão, como puderam, eles, agir de forma tão dinâmica? De bom...
Exibindo 1 a 10 de 247 resultados encontrados
  • Página de 25
Clique TV
Segunda edição do festival de fondue da região
Assista também:
Técnico e jogadores do jalde-negro convidam torcida para a decisão da Segunda Divisão
Clique Social

Coluna Social

  “O lado positivo das quedas é a descoberta das forças. São os percalços que nos mostram realmente quem somos e o poder que trazemos em nossas...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.