Bagé / RS, Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Sérgio Meth | Bagé/RS
Coluna: Opinião
Perfil: Professor da Universidade Federal do Pampa - Bagé
Opinião

Para onde caminhamos?

Professor da Universidade Federal do Pampa

Jornais são sempre interessantes. Confesso que gosto de ler desde o noticiário local até o internacional. Enfim, sou o tipo do sujeito que procura esgotar tudo o que puder de útil nas páginas da imprensa.
Ao ler as notícias de 21 a 23 de abril, tive a surpresa de encontrar em um jornal de Porto Alegre uma incongruência tão grande que não poderia passar desapercebida. Na verdade, vemos que isto ocorre sempre, mas desta vez estava no mesmo jornal, no mesmo dia, com uma separação de apenas umas poucas páginas. Na página seis, em letras garrafais, acusações e incriminações contra um ex-presidente e um dos seus ex-ministros. Não deixa de chamar a atenção que o ex-ministro está numa foto sendo conduzido por policiais, com a mão para trás, como se estivesse algemado, e com a expressão no rosto de uma criança que foi pega furtando uma bala na quitanda da esquina.
Até aí tudo bem, mas, na mesma edição, na página dois, também em letras garrafais, está que o referido ex-presidente é aquele com maior capacidade para angariar votos, e, portanto, de se eleger presidente (de novo) ?!
Omiti os nomes, incluindo o jornal, pois a minha intenção é entender o porquê dessa situação e não entrar no debate político mesquinho e rancoroso. Talvez possamos ter uma pista se sobrepusermos as duas noticias:
“Ex-executivo de construtora incrimina ex-presidente da República, mas o ex-presidente tem também o maior potencial de votos para se reeleger."
Isso é de deixar qualquer ser dito racional (e eu tenho a pretensão de me incluir entre eles) totalmente louco e pasmo. Como pode alguém que tem seu nome enlameado, e isso tem sido rotineiro nos jornais, não apenas neste ou naquele, se propor ao que quer que seja em termos de cargos públicos, para não falar sobre chances de vencer o pleito, isto também rotineiro nos mesmos jornais(?).
Com a proximidade das eleições ano que vem, o eleitorado deveria estar tendo mais critério ao declarar seu voto. Caso essa tendência de um paradoxismo enorme se confirme, ficam as perguntas: o que está acontecendo? E qual o porquê disso? Uma explicação seria a total falta de opções na hora da escolha na eleição. Política é feita de escolhas, no mais das vezes não pelo melhor, mas pelo menos ruim. Com grande parte dos políticos sendo engolfados pelas ondas do tsunami da Lava Jato, estamos, portanto, muito limitados nas nossas escolhas.
Se quisermos dar um rumo diferente ao nosso país, uma opção seria escutar o que todos os candidatos têm a dizer, e não apenas aqueles lançados pelos partidos “maiores”. Não que isso não tenha os seus riscos. O “fenômeno Collor presidente” marcou bastante toda uma geração deixando marcas que ainda estão por aí.
Mas a “mãe de todas as crises” certamente trará no seu bojo a solução. Esperemos que para melhor.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 152 resultados encontrados
  • 21/04/2017 - Opinião

    Solução fácil

    Professor da Universidade Federal do Pampa

    Estamos em meio a uma crise sem precedentes, cujas facetas múltiplas se desdobram nos mais variados aspectos da sociedade brasileira contemporânea. E não se trata apenas de mais uma crise como antes! Tivemos, anteriormente, crises econômicas,...
  • 13/03/2017 - Opinião

    O forno

    Que calor! Como está quente! Que forno! Os comentários variam ligeiramente, mas tudo gira em torno de um verão excepcionalmente quente. E a cada verão que passa, a temperatura sobe mais. Também os comentários são gerais de que os invernos estão menos rigorosos. Outros sinais também estão...
  • 22/02/2017 - Opinião

    Ilha da fantasia

    Nos dias de hoje, pleno Século XXI, uma guerra está em curso no Oriente Médio. Nós a vemos todos os dias na TV. Nunca a situação esteve tão ruim na Síria, um país cheio de tradições culturais e história. Em aproximadamente cinco anos de combates, tivemos cerca de um terço de milhão de pessoas...
  • 15/02/2017 - Opinião

    A miragem

    Nem sempre aquilo que parece ser é realmente aquilo mesmo. Particularmente em Economia, essas miragens são muito enganosas. Um excelente exemplo é a antiga política mercantilista de acúmulo de metais preciosos por um país, a tal balança de comércio favorável. Enquanto para um individuo o acúmulo...
  • 08/02/2017 - Opinião

    Esses brasileiros e suas invenções maravilhosas

    Professor da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé

    Nos últimos 200 anos, desde a Independência, o nosso pais passou por transformações colossais. De uma colônia meramente exportadora de alguns itens primários (pau-brasil, açúcar, ouro, café, etc), despontamos como uma das maiores...
  • 01/02/2017 - Opinião

    Tá difícil

    Chegou ao final o ciclo de oito anos da administração do senhor Barack Obama no comando da nação com o maior PIB mundial. Eleito e reeleito, o senhor Obama fez História ao se tornar o primeiro afro-descendente a ocupar tal cargo. Parte do seu legado é não ter se metido em nenhuma encrenca digna...
  • 25/01/2017 - Opinião

    Qual verdade interessa?

    Situações complicadas parecem se repetir ao longo da história brasileira. Aqueles que gostam de história poderiam nos lembrar o distante episódio do atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, na rua Toneleros, em Copacabana, Rio de Janeiro. Deste episódio sairia a crise institucional que...
  • 18/01/2017 - Opinião

    Intolerância e evolução

    Ao longo da História humana temos tido todo tipo de correntes de pensamento. Na maior parte do tempo daquilo que entendemos como civilização ocorreu o predomínio de uma determinada linha, muitas vezes, imposta pela força bruta ou na base de argumentos sem nenhuma base, além do fato de que eram...
  • 29/06/2016 - Opinião

    O inevitável progresso

    Está no noticiário. Finalmente, iremos ter o nosso Shopping. Esperemos que com praça de alimentação, cinema e as comodidades normais nestes templos de consumo e lazer. Não será mais necessário irmos até Pelotas ou Porto Alegre para se ter acesso a um espaço de compras planejado.
    Há anos atrás,...
  • 15/06/2016 - Opinião

    Onde está o problema?

    Professor da Universidade Federal do Pampa

    Todos irão concordar que os nossos serviços públicos são bem abaixo do esperado. Nossos impostos são escorchantes e o retorno muito abaixo do esperado. Temos isto de norte a sul, do Oiapoque ao Chuí. Realmente, existem países em que a carga...
Exibindo 1 a 10 de 152 resultados encontrados
  • Página de 16
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

"Quando acordar, respire e agradeça por estar vivo. É mais um dia que começa, inteirinho de presente para você. Lave o rosto e sinta a leveza da...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.