Bagé / RS, Terça-feira, 26 de Maro de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Marcos Pintos | Bagé/RS
Coluna: Social
Perfil: Colunista social - Paralelo MP
Social

Coluna Social

Paralelo MP

“Não temos o poder de mudar os outros. Precisamos aceitar que a vida tem seus próprios meios, e com mais sabedoria e eficiência fará isso ao seu tempo”.
Silveira Sampaio
 
Partida da mecenas
Aos 86 anos, após luta de cinco anos contra um câncer em metástase, a empresária Zuleika Borges Torrealba sucumbiu à doença na segunda-feira, 4 de março. Com estado de espírito mutante – ia da tranquilidade ao destempero em segundos – dona Zuleika escreveu seu nome na história de Bagé como uma mecenas, ou seja, protetora das artes e da beleza.
Quando a entrevistei para uma reportagem a ser veiculada na revista da Expofeira, pude conhecê-la melhor. Nosso encontro aconteceu no escritório do Espaço Cultural da Maya. Ao me aproximar, a empresária disparou à mediadora Eulália Anselmo: “Quem é o bonitão aí?” Bom, me tranquilizei – pelo menos em parte. Na academia jornalística, apreendemos técnicas para não nos deixarmos intimidar pelos entrevistados. Impossível no caso de Zuleika Torrealba. Ali, trajando vestes masculinas, com seus 1m62cm de puro empoderamento, ela dominava o ambiente parecendo ter a capacidade de ler as perguntas da pauta antes mesmo de fazê-las. Iniciamos. “Troquei as montanhas enfeitiçadas do Rio de Janeiro pelos encantos do Pampa e, nele, investirei tempo e dinheiro para o bem da sua gente”, disse, sentada, com as mãos entrelaçadas sobre bengala forjada em carvalho e madrepérola. Ao ser questionada sobre quais as influências da escolha por Bagé, respondeu enfática: “Os versos de Augusto Meyer me seduziram, bem como as planícies do haras adquirido pelo meu primogênito, Gonçalo, nas cercanias da cidade”. Após quase uma hora de conversa, satisfeito com os subsídios da matéria, despedi-me cordialmente, seguro de que conhecera uma das figuras mais emblemáticas pelas quais passaria em minha carreira.
A partir daí, tive a oportunidade de cobrir eventos de primeira grandeza nos locais forjados pela filha do decano da navegação brasileira, Wilfred Penha Borges. Vernissages no Espaço Cultural (destaque à exposição do fotógrafo Sebastião Salgado); jantares memoráveis no Porão da Maya (segundo gastrônomos, restaurante que poderia figurar na lista dos estrelados de qualquer capital); encontros na pérgola da Pousada (ícone da arquitetura e do requinte, tendo em sua sala de refeições nada menos que um Vik Muniz); concertos emocionantes protagonizados pelas crianças e adolescentes integrantes da Orquestra da Maya (projeto de beleza singular, capitaneado pelo maestro Joab Muniz, hoje, Orquestra Jovem do Pampa) e, por fim, pude conhecer aquela que viria a ser a pérola das benfeitorias: a Unidade de Alta Complexibilidade em Oncologia – salvou e salva muitas vidas. Creio importante ressaltar: os seres humanos, em sua maioria, tendem a observar o negativo em detrimento do positivo. Aqui, não cabe julgamento, mas, um comparativo: dona Zuleika foi para Bagé o que os Médici foram para Firenze na Renascença Italiana: protagonistas de toda uma era.  

  
Bageense destaque
A coluna orgulha-se ao repercutir o sucesso que conterrâneos fazem nas mais distintas áreas, nos domínios da terrinha e mundo afora. Na lista dos profissionais de ponta, o médico gastroentereologista Carlos Eduardo Oliveira dos Santos. Integrante dos quadros diretivos e científicos das Sociedade Brasileira e Interamericana de Endoscopia Digestiva, Duda está convidado para atuar como moderador no principal congresso direcionado a doenças digestivas do mundo, a “Digestive Disease Week”, organizado pela Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal. O evento reunirá as principais referências da especialidade, dos quatro continentes, entre os dias 18 e 21 de maio, em San Diego, Califórnia. Carlos Eduardo é o segundo endoscopista gaúcho a ser convidado para tão relevante atividade que contará com a participação de 15 mil inscritos. E os convites a Duda não param por aí. Na última semana, por meio do presidente da Associação Brasileira de Câncer Gástrico, doutor Antônio Weston, o médico bageense foi chamado para integrar a comissão organizadora do evento científico/comemorativo aos 20 anos da entidade, em 16 de agosto, na capital dos gaúchos. #FilhoMaravilha!
 
Participação
          É com grande alegria que a coluna participa o nascimento da cristal Manuela Romero da Costa, filha de Laura Gomes Romero e Roger Junges da Costa. A pequena aportou ao mundo sob o signo de Peixes, em 6 de março, sob os cuidados da obstetra Mariana Alfaro, na Santa Casa de Bagé. Paralelo envia votos de saúde, paz e crescimento ao espírito cristal que chega trazendo consigo alegria e plenitude às famílias. Assim seja.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 927 resultados encontrados
  • 25/03/2019 - Social

    Social

    “Tiramos pesados fardos das costas ao nos afastarmos da esterilidade dos vazios de espírito”.
    MP
     
    Comemoração FIT
    Salve, salve queridos leitores de Paralelo MP! A edição desta segunda-feira é tecida numa Bagé solar. Pela janela, o verde das coxilhas sobressai-se sob a incidência dourada da...
  • 22/03/2019 - Social

    Coluna Social

    “O perigo de julgar o próximo reside no retorno aplicado pela lei de Causa e Efeito”.
    MP

    Livre arbítrio: a bela ferramenta evolutiva
    Eis que, quarta-feira, 20, a energia vibrou alto quando a Mãe Natureza finalizou o ciclo do verão dando início à temporada de outono. A chamada “meia-estação”...
  • 20/03/2019 - Social

    Coluna Social

    “Deve-se pensar duas vezes antes de jogar pedras em telhados alheios quando aquele que abriga o atirador possui delicadas fissuras”.
    MP
     
    Extra! Extra!
    Contagem regressiva para a Old Friends! Marcada para o dia 5 de abril, a festa orquestrada por Nando Farinha, com suporte de voluntários das...
  • 15/03/2019 - Social

    Coluna Social

    “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”.
    Sócrates
     
    Quinze anos de arromba  
    Potira Kluwe Costa Pereira e Gedeão Avancini Pereira cuidam pessoalmente da entrega dos convites para os 15 anos da primogênita Giovanna Costa Pereira. Este que promete ser um dos mais belos...
  • 13/03/2019 - Social

    Coluna Social

    “Em um mundo de valores invertidos, a presença de pessoas de nobreza moral/espiritual em nossas vidas torna-se benção”.
    Dedicado à Helena Blanco
    MP
     
    Salibas em grande estilo
    Alunos da 88ª turma de Direito da Urcamp colam grau na próxima sexta-feira, 15, em cerimônia às 19h. Como palco, a...
  • 08/03/2019 - Social

    Coluna Social

    “Não espere dos outros a paz que reside dentro de você. Para senti-la, guie-se pela sabedoria escrita na consciência”.
    MP
     
    Março: mês da transição – e dos piscianos!
    Passado o carnaval, a coluna volta a ser escrita da sua base numa ensolarada e energizante manhã de céu azul. Não sei quanto...
  • 06/03/2019 - Social

    Coluna Social

    “Todos falhamos. Reconhecer é preciso. Perdoar e pedir perdão, a melhor forma de seguirmos a caminhada humana sem pesos estagnantes”
    MP
     
    Carnaval 2019: folia mundo afora  
    Salve, salve amigos leitores de Paralelo MP! Escrevo a coluna da quarta-feira de cinzas direto de uma Punta del Este...
  • 01/03/2019 - Social

    Coluna Social

    “Elegância vai muito além de trajes ou regras. Elegância é o conjunto de ações positivas que oferecemos ao mundo segundo o conhecimento já adquirido por nossas almas em evolução”.
    MP
     
    Lady Gaga e Bradley Cooper brilham em dueto irretocável
    A mais famosa das cerimônias do mundo do...
  • 27/02/2019 - Social

    Coluna Social

    “Só é digna a desistência de algo que machuca a alma estagnando o andar da evolução. De resto, todas as lutas são válidas”.
    MP
     
    Sob as bênçãos da Sagrada Família
    Foi um final de semana espetacular. À beira da barragem Zuliani, quase uma centena de pessoas ligadas pelos mesmos laços de...
  • 25/02/2019 - Social

    Coluna Social

    O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. Cora Coralina
Exibindo 1 a 10 de 927 resultados encontrados
  • Página de 93
Clique TV
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Assista também:
IMPOSTO DE RENDA | DICAS, MITOS E VERDADES
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

INTERESSANTE observar as atuais transformações na sociedade brasileira. Esses processos mutantes servem de aprendizado, é claro. Não há como negar...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.