“Praticar a lei de amor ao próximo significa abrir as portas do céu com as próprias mãos”.
MP
Nos tubos de um sonho...
Sempre que estou de bike e passo em frente à Igreja Auxiliadora, faço pit stop para meditar na gruta à Nossa Senhora de Lourdes. Localizado na lateral do templo, o recanto transmite paz com a imagem da Mãe envolta por verdes e roseiras, sob céu azul símbolo da sua augusta majestade. Após a oração, um jovem apresentou-se. “Muito prazer, sou Alexandre Dutra, organista e colaborador da paróquia. Gostaria de pedir a tua ajuda para divulgarmos a campanha de restauro do órgão de tubos...”. Não precisou nem terminar. À mente, uma enxurrada de pensamentos começou a fluir, gerando o sentimento de quem está prestes a realizar um sonho de infância – como estudante salesiano, sempre tive fascínio pelo órgão, bem como pela torre, considerada a mais alta dentre as dos templos bageenses. “Sim, será um prazer divulgar. Mas poderias me apresentar o órgão?”, respondi em tranquilidade aparente. Solícito, Alexandre disse um sonoro sim! Lá fomos nós. Ao finalizar a subida na escadaria em espiral, ele, o grande órgão datado de 1959 com seus nada menos que 537 tubos parecia ter vida. Silenciei. Ao longe, a vista inédita do altar-mor com Maria Auxiliadora envolta pelas luzes de Fabrício Leal que preparava a igreja às formaturas. Impossível não voltar ao passado e virar a criança que um dia desejou viver exatamente aquilo. Enquanto gravava a experiência para compartilhar em forma de stories no Instagram, meu guia disse: “Queres entrar no órgão?”. Bueno, aí meus butiás caíram definitivamente dos bolsos. Gente, por dentro, o instrumento é um emaranhado de pequenos canos por onde o ar passa antes de chegar aos tubos já transformado em notas. Algo de uma complexibilidade assombrosa e beleza arrebatadora. Acham que a aventura termina aí? Não, não! Dali para a torre, um pulo! Essa história conto nas próximas edições a perigo de dedicar todo o espaço editorial à epopeia. Mas, antecipo: ver um temporal, com pacote completo, se aproximando do alto da torre, uma das experiências mais espetaculares que já vivi enquanto filho desta cidade. Cenas para os próximos capítulos...
Concerto para órgão
Na crônica de abertura, discorri, rapidamente, sobre a campanha que dará início ao restauro do órgão da Igreja Auxiliadora. Pois bem, o lançamento acontece em 21 de dezembro, em concerto protagonizado por Leandro Har Cardoso – virtuose da arte organística conhecido por interpretar partituras de alta complexibilidade. A apresentação terá como palco a Catedral de São Sebastião com repertório composto por peças clássicas, sacras e composições próprias do artista. Profundo conhecedor da liturgia católica, com ênfase em música sacra, polifônico e canto gregoriano (neste último, arrebata!), Leandro é organista nas paróquias São Manoel, Santa Cecília e Santa Teresinha do Menino Jesus, em Porto Alegre. O concerto tem início às 20h, com entrada franca. #Bravo!
Apae Noel
A vocação solidária do povo bageense manifestou-se em todo o seu potencial na tarde de quarta-feira, 13, quando os assistidos Apae e suas famílias ganharam festa irretocável de Natal. Engajada, a equipe solicitou a colaboração de empresas e pessoas físicas sendo atendida prontamente. Brinquedos, ilhas de comidinhas, shows (Mulato + Rodrigo Flores + Dj Thomaz Segredo, entre outros), chegada do Papai Noel, corais... Todas as atrações fizeram a alegria desses seres que dão aula de vida pelo esforço empregado na luta contra limitações físicas e mentais. Ah! Elisa Quintanilha (recebe na comemoração aos 4.0, amanhã, 15) + staff também aterrissaram na Apae a fim de colaborar na organização. Ao caminhar entre os especiais e suas famílias, absorvendo energia contagiante, tive a certeza: Bagé precisa unir-se ainda mais pela causa. Com apenas R$10/mês, você que lê a coluna pode tornar-se um “Amigo da Apae”. A equipe de telemarketing atende pelos telefones 3241 1200 e 3312 6244. Seguro da sensibilidade da nossa gente, esperamos que 2019 traga ainda mais bênçãos aos elos dessa corrente de amor ao próximo. Feliz Natal!
Balada solidária
No programa Paralelo MP/Pop Rock os caps Malp, Paulo Inácio Dias e Felipe Ratto prometeram doar a renda obtida na portaria de uma festa à Apae. Quando? Amanhã! A noite beneficente rola ao som de Rodrigo Flores + Jô Marinho + Kadinho + Daniel Romero, com 20% de desconto no menu de pizzas. Inclusive, vale comentar o sucesso da casa neste final de ano. Muitas empresas optaram por realizar suas confraternizações jogando um boliche regado a chopinho no ponto. Entre em elas, Óptica Bagé e Pop Rock. Tim-tim!
Puesta del Sol
Dinapolli e Bem Estar Farmácia apresentam “Puesta del Sol – edição Natal”. O sunset comandado por Rodrigo Sarasol acontece na paradisíaca chácara Clara Maria, com top line de DJs: Mouse + Douglas Montedo + Pablo Bolzan + Maicon Schmit + Alfa Mike + Rhater. A função tem start às 16h. Como passaporte, a doação de um brinquedo. #Sucesso!