Bagé / RS, Domingo, 16 de Junho de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Gilmar de Quadros | Bagé/RS
Coluna: Social
Perfil: Colunista social
Social

Coluna Social

PILCHAS – Luiz Coronel   Não pensem que são pirilampos   essas estrelas lá fora.   É a lua clara dos campos   refletida nas esporas.   Se uso vincha na testa   É pra ver o mundo mais claro.   Não vendo o mundo por frestas   lhe posso fazer reparos.       Sem  cinturão com guaiaca,   me sinto quase em pelo.   Quando meu laço desata,   sou  carretel de novelo.       Da bodega levo um trago   para matar a minha sede.   Meu chapéu de aba quebrada,   beija-santo-de-parede.       Atirei as boleadeiras   contra a noite que surgia.   Noite adentro entre as estrelas,   se tornaram três-marias.       F- Coreografia invernada artística do CTG Campo Aberto   F- Invernada mirim do CTG Campo Aberto   F- Prendas e peões desta Semana Farroupilha: Jade Pereira (1ª Prenda), Giovana Brasil (1ª Prenda Juvenil), Heloíse Lima (2ª Prenda Juvenil), Johnys Barreto ( 1º Peão), Daniel Medeiros ( 2º Guri), Alisson Gomes (1º Guri), Larissa Delfin (1ª Prenda Mirim ), Larissa Concílio (3ª Prenda Juvenil)   F- Haroldo Peres Gusmão e Margareth, presenças constantes nos eventos do CTG Prenda Minha. Ele coordena o desfile farroupilha, hoje, em Bagé         A construção da milonga – Luiz Coronel   Quem constrói uma milonga   faz alicerces profundos.   e da varanda dos versos   abre janelas pro mundo.       Quem habita uma milonga   logo em seguida constata:   por fora, certa euforia;   por dentro, vida pacata.   Quem se veste de milonga   tem guitarra costureira.   Do tecido das lembranças   faz suas pilchas domingueiras.       Quem viaja uma milonga   nem se quer pensa no pouso.   Aproveita a montaria, o trote certo, garboso.       Quem planta uma milonga,   põe os pés na terra pura.   E na espiga dos versos,   crescem as rimas maduras.       
PG 11   MUNDO ERUDITO. SEGUNDA-FEIRA (17), o pianista Patrick Menuzi foi agraciado com troféu Milton de Lemos (Destaque Música Erudita) em Pelotas. Em outubro ( 23), ele fará o recital de conclusão do curso de Música, no Conservatório de Música, da UFPel... EM BAGÉ, dia 26 de outubro  a Orquestra Jovem do Pampa vai festejar seus cinco anos de atividades durante concerto no Memorial da Água. Aplausos! A BONITA Marcelle Ceolin é quem convida para big festa “Old is Cool”, amanhã (21), no Gabana. Ela me explicou que o motivo desta festa é erguer um brinde à vida, aos amigos e também aos melhores momentos profissionais que tem sido vividos, atualmente, por ela, oba!   A FESTA “Old is Cool” vai começar às 22h e, a partir da meia-noite, quem vai comandar os embalos será a Banda MD – que já esteve na cidade em duas ocasiões e conquistou centenas de fãs. Ah, o Hira The Manifest e a Lara Morelli vão pincelar arte durante o evento; tudo mantido em sigilo até o momento. Miriam Akagi faz a ambientação e Roberta Hecht, as fotos. Aplausos!   OUTRA temporada na cidade, Luciana Guidoux Kalil e o namorado Rodrigo estão em Bagé; eles viajam de Kombi pelo Brasil todo, aliás, pela América Latina. Estiveram no Paraguai, Uruguai e na Argentina; depois foram a Santa Catarina, Bahia, Goiás, São Paulo e ao Rio para se encontrarem com Cláudia Araújo Guidoux, que comemorou o aniversário em Paraty. Todo esse roteiro de Kombi, é claro  Esta semana, Luciana ministrou curso sobre o uso correto das ervas medicinais e o preparo de tinturas. Ela sempre destaca que as viagens que realiza servem para aprimorar conhecimentos em permacultura. Essa guria é 100% ambientalista, e o namorado dela, aplausos!   UM POEMA EM CADA ÁRVORE, amanhã (21), das 10h às 19h, os Bufões da Rainha retornam à Praça de Esportes para a instalação desse projeto de incentivo à leitura. Tendo como suporte as árvores que compõem o ambiente natural, será montado o roteiro literário com 15 poemas inéditos, de criação poética da Oficina dos Poetas do Cultura Sul, em edição especial comemorativa aos 80 anos do poeta bageense Luiz Coronel. Desse evento na praça participam os poetas: Ada Guimarães, Cláudio Boucinha, Luiz Coronel, Euclides Ferreira. Gládis Deble, Elvira Nascimento, Maria Conceição dos Santos, Norma Vasconcellos, Rafaela Ribas, Jaime Vaz Brasil, Sheila Corrêa, Sarita Barros e Sônia Alcalde. Quando a noite chegar, todos eles vão se encontrar na Leb para prestigiar o lançamento da 27ª edição do Ecoarte, que faz uma homenagem especial ao poeta Luiz Coronel. Aplausos!      

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 964 resultados encontrados
  • 15/06/2019 - Social

    Coluna Social

    SEGUNDA-FEIRA (17), às 18h, vai inaugurar, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, exposição do artista plástico Bruce Lee; o período de visitação irá até dia 12 de julho. A tarefa de apresentar o trabalho do artista coube ao também artista e poeta Leonir Garcia. Aplausos!  

    “UMA ARTE ligada às...
  • 13/06/2019 - Social

    Coluna Social

    A DANÇA é o ato de mover-se demonstrando sentimentos e emoções. É um estado de espírito onde consegue-se uma conexão mais íntima e profunda consigo mesmo. É uma detalhada fonte de movimentos rítmicos que são ao mesmo tempo expressivos e desafiadores. Uma obra de arte desenhada pelo corpo...
  • 11/06/2019 - Social

    Coluna Social

    EM GRANDE ESTILO

    O Centro de Patologia, 24 anos, “gestão de ciência e tecnologia em saúde”, leia-se dr. Antônio David Salomão, festejou, sexta-feira (7), no Gabana, trajetória de sucesso e reuniu praticamente a Sociedade de Medicina de Bagé; todas as especialidades estavam lá. Além dos outros...
  • 08/06/2019 - Social

    Coluna Social


    É SENSO comum que bageense sente orgulho de ter nascido aqui. Porém, nem todos incluem sempre Bagé em suas falas como faz Tânia Carvalho. Depois da televisão, ela passou a dedicar-se “de corpo e alma” à Biblioteca da Santa Casa de POA. Tânia sempre foi ligada a espaços de leitura, em especial...
  • 06/06/2019 - Social

    Coluna Social

    LEITURA, “Uma Mulher Vestida de Silêncio – a Biografia de Maria Thereza Goulart”, jornalista Wagner William. Pág.134:” Uma novidade surgia, em 1958, em São Paulo, a Fenit, inaugurada pelo presidente Jucelino Kubitschek e organizada pelo empresário Caio de Alcântara Machado, reunia clientes e...
  • 04/06/2019 - Social

    Coluna Social

    FESTIVAL DANÇA BAGÉ -  OS LIVROS registram que na pré-história, dançava-se pela vida, pela sobrevivência; dançava pela natureza em busca de alimentos, água e também em forma de agradecimento. A dança era quase um instinto. O homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram...
  • 01/06/2019 - Social

    Coluna Social

    A ARISTOCRACIA DO CAVALO CRIOULO chegou à Casa de Cultura Pedro Wayne, quarta-feira (29), para homenagear o ginete de ouro Vilson Chalart  de Souza.

    EXISTEM pessoas que constroem um legado capaz de mudar paradigmas para a vida toda. São pessoas que com esforço e dedicação ao trabalho elevam...
  • 30/05/2019 - Social

    Coluna Social

    VALE A PENA lembrar sempre que a primeira “campanha do agasalho” no Brasil foi realizada pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em 1957, no governo de Ademar Pereira de Barros. No Rio Grande do Sul, os gabinetes das primeiras-damas, desde os anos 60, encarregam-se desta...
  • 28/05/2019 - Social

    Coluna Social

     POETA, tradutor, ensaísta e crítico literário, o paulistano José Paulo Paes (1926-1998): “Cultura não é aquilo que entra pelos olhos, é o que modifica o nosso olhar. Cultura é tudo aquilo que a gente se lembra após ter esquecido o que leu. É uma atitude que se aperfeiçoa no contato com a arte.”
  • 23/05/2019 - Social

    Coluna Social

    HOJE, às 19h, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, inaugura a exposição “Nos Trilhos do Rio Grande”, jornalista e fotógrafo Alício de Assunção, que traz a Bagé 40 registros fotográficos, medindo 30/42cm, dos dois primeiros trechos da estrada de ferro no Rio Grande do Sul. 

    A LINHA Rio Grande...
Exibindo 1 a 10 de 964 resultados encontrados
  • Página de 97
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

SEGUNDA-FEIRA (17), às 18h, vai inaugurar, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, exposição do artista plástico Bruce Lee; o período de visitação irá...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.