Bagé / RS, Sábado, 19 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Gilmar de Quadros | Bagé/RS
Coluna: Social
Perfil: Colunista social
Social

Coluna Social

O CARNAVAL, na visão da antropóloga Eunice Durhan, da USP,  é cultura, porque, através dele, o povo cria beleza, expressa alegria, manifesta sentimentos. Nele, estão representadas todas as formas de arte: dança, música, artes plásticas, pintura, escultura, poesia, literatura, teatro, drama. Quando essas manifestações ocorrem num cenário especialmente preparado para recebê-las o resultado é igual ao que se presenciou sábado (10) em Bagé – perfeito.

A ESTRUTURA montada na Sete foi muito bem executada; recebeu elogios do público externo e de quem desfilou também. Parabéns ao secretário de Cultura e Turismo, Fabiano Marimon, que tem know-how na montagem de grandes eventos e, também, uma excelente assessoria,  pessoas que correm para lá e para cá o tempo todo. A Brigada Militar atuou de maneira muito especial nesse evento. E a equipe da limpeza também. Aplausos!

ERAM 21h... de repente, foi aí que se deu a magia, ou melhor, as “borbulhantes” abriram o carnaval 2018. A Confraria Borbulhas da Campanha é uma festa. Espertas, convidaram a banda “Foliões da Alegria” para entrar “na brincadeira”. Os guris arrasaram na escolha musical: Vando, Ivete Sangalo, marchinhas de carnaval,  sambas-enredos consagrados e música sertaneja. Assim, “Som da Cor” (do Mulato e do Medina) e os “Foliões da Alegria”, juntos e misturados, roubaram a cena, contagiaram o público do camarote, o da arquibancada e o da avenida inteira, meus queridos!    

COISAS DE GENTE de teatro e carnaval. Totalmente à vontade no personagem, Maria Luísa Teixeira emprestou sua experiência profissional no mundo da arte para a escola de samba Estrela d'Alva apresentar um excelente desfile – Astro de Luz. A escola mostrou alas bem inseridas no enredo, tudo de leitura muito fácil e espontânea. O abre-alas trazia as marionetes do teatro de rua. Normalmente, esses fantoches apresentam-se escondidos atrás de uma tela para que só os bonecos fiquem visíveis. Houve quem não entendesse o palco branco abrindo e, por vezes, escondendo parte da escola. O artista das pernas de pau é porto-alegrense, sabiam?
 
Além da bonita ala de baianas,  mais duas de concepção bacana, Luzes da Ribalta, inspirada no filme americano  que Charles Chaplin lançou em 1953, e a que trouxe aquelas santas ( as “teresonas”) com luz de led  no coração, uau! Num desempenho inteligente e jocoso, essas alas interagiam o tempo todo, bonito de ver. Aliás, os ensaios técnicos foram realizados no estádio do Guarani. FEITOS um para o outro, Sapiran e Marilu combinam até mesmo no carnaval; ela estava de aniversário e o comemorou, em casa, depois do desfile. Aplausos!

QUANDO a escola de samba Zona Leste surgiu apresentando o tema “Menino do Morro da Cebola”, homenageando o prefeito Divaldo Lara, logo me veio à mente leitura que fiz há bastante tempo: “Política e religiões no carnaval”, do jornalista, produtor cultural e escritor Haroldo Costa. A religiosidade foi representada na ala das baianas –  Nossa Senhora Aparecida – o prefeito é devoto dela. Indiscutível, o carisma de Divaldo merece muitos aplausos e ponto final. O diretor-geral,  Émerson do Cavaco, também.

QUEM visita Bagé, hoje, é o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer. A reunião com os diretores de escolas será no auditório da escola Carlos Kluwe, diretora, professora Berenice Machado Pillon... JANTAR, amanhã, na residência de Sílvia e general Vendramin, que vão receber em casa 50 convidados. Ah, sexta-feira, o casal estará anfitrião em jantar oferecido ao general de Divisão Marcos Antônio Amaro dos Santos, agora, promovido a general de Exército;  general Amaro e Rosa Maria vão residir em Brasília. Aplausos!

HOJE, na Leb, às 19h, lançamento da revista Folha do Sul, 4ª edição... NOIVADO de Ana Laura Caminha Correia e Edson Bidone, sábado (10), jantar na casa dos pais dela, Maira  e Leonardo Correia... CASA DA AMIZADE retorna, quinta-feira (15) com a tradicional “hora do chá”.  Aplausos! 

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 910 resultados encontrados
  • 19/01/2019 - Social

    Social

    DEPOIS de lerem nesta social sobre lançamento do livro que vai contar a história da tradicional Casa Sloper, algumas amigas relembraram o glamour da Sloper onde “ vendedoras superalinhadas, bem maquiadas, vestiam-se com uniforme de corte perfeito, saia preta e blusa branca, meias de seda e...
  • 17/01/2019 - Social

    Social

    LIVRO: “A Classe Média no Espelho – sua história, seus sonhos, suas Ilusões e sua realidade”, de Jessé de Souza (autor também de A elite do atraso), págs. 24, 25:
    “Em todas as épocas e lugares, os seres humanos têm necessidades similares. Todos possuem uma “necessidade externa” – por alimento e...
  • 15/01/2019 - Social

    Social

    NA PROVA DE REDAÇÃO da FUVEST – Fundação Universitária para o vestibular –  USP, dia 6 de janeiro, a redação trouxe o seguinte tema: “De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?” Assim, os candidatos deveriam responder de que maneira o passado contribui para se compreender...
  • 12/01/2019 - Social

    Social

    PARA encerrar comentários do livro MINHA HISTÓRIA – MICHELLE OBAMA, pág. 172: “Uma palavrinha sobre o exame da Ordem dos Advogados: é um rito de passagem para qualquer advogado recém-saído da faculdade que pretenda exercer a advocacia aqui nos Estados Unidos. Embora o conteúdo e a estrutura do...
  • 10/01/2019 - Social

    SOCIAL

    NESTE JANEIRO, o que mais se escuta é professor e diretor de escola falar no Decreto 9 465, que promove a adesão do modelo de escolas cívico-militares no ensino básico inspirado na gestão administrativa, educacional e didático-pedagógica adotada pelos colégios militares. Como a educação básica é...
  • 08/01/2019 - Social

    Social

     "OH! BENDITO o que semeia/Livros à mancheia/E Bendito o que semeia/Livros à mancheia/E manda o povo pensar!/O livro, caindo n’alma/É germe – que faz a palma,/É chuva – que faz o mar!” Raras as pessoas que não conhecem essas magníficas palavras de Castro Alves, em seu poema “Espumas Flutuantes”....
  • 05/01/2019 - Editorial

    Aplausos

    ASSISTI pela televisão, é claro, à posse do presidente Jair Bolsonaro. O tempo todo, quem “arrasou” foi a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Na verdade, a última (grande) primeira-dama do Brasil foi a socióloga Ruth Cardoso, que ganhou biografia escrita por Ignácio de Loyola Brandão. Tempos...
  • 03/01/2019 - Social

    Aplausos

    FORMATURA
    FOI Simone Ebert quem decorou o Santa Fé Eventos, Pelotas, para a festa de formatura de André Hamm, Engenharia Civil. O perfeito serviço de bar esteve a critério de Clodoaldo Monteiro e as fotos de Dorval Silva. Aplausos!


  • 29/12/2018 - Social

    Coluna Social

    RELEMBRANDO Rafaela Gonçalves Ribas, que fez a passagem de plano no Dia de Natal. Assim escreveu Eurípides Kuhl, livro Âncoras de luz: “O tempo tem tempo. E Deus, ao abrigar seus filhos  nas várias moradias, dá-lhes todos os meios e todo o tempo que quiserem, ou de que precisarem, para a...
  • 27/12/2018 - Social

    Coluna Social

    ONTEM (26), como de hábito, escutando a rádio Difusora, às 6h30min, soube da morte da profª RAFAELA GONÇALVES RIBAS na cidade de Taubaté, SP. Poderia contar coisas sobre Rafaela que todos vocês já sabem, que era uma intelectual de verdade, lia muito e tão somente os melhores títulos, dos autores...
Exibindo 1 a 10 de 910 resultados encontrados
  • Página de 91
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

DEPOIS de lerem nesta social sobre lançamento do livro que vai contar a história da tradicional Casa Sloper, algumas amigas relembraram o glamour...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.