Bagé / RS, Terça-feira, 23 de Abril de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Gilmar de Quadros | Bagé/RS
Coluna: Social
Perfil: Colunista social
Social

Coluna Social

O CARNAVAL, na visão da antropóloga Eunice Durhan, da USP,  é cultura, porque, através dele, o povo cria beleza, expressa alegria, manifesta sentimentos. Nele, estão representadas todas as formas de arte: dança, música, artes plásticas, pintura, escultura, poesia, literatura, teatro, drama. Quando essas manifestações ocorrem num cenário especialmente preparado para recebê-las o resultado é igual ao que se presenciou sábado (10) em Bagé – perfeito.

A ESTRUTURA montada na Sete foi muito bem executada; recebeu elogios do público externo e de quem desfilou também. Parabéns ao secretário de Cultura e Turismo, Fabiano Marimon, que tem know-how na montagem de grandes eventos e, também, uma excelente assessoria,  pessoas que correm para lá e para cá o tempo todo. A Brigada Militar atuou de maneira muito especial nesse evento. E a equipe da limpeza também. Aplausos!

ERAM 21h... de repente, foi aí que se deu a magia, ou melhor, as “borbulhantes” abriram o carnaval 2018. A Confraria Borbulhas da Campanha é uma festa. Espertas, convidaram a banda “Foliões da Alegria” para entrar “na brincadeira”. Os guris arrasaram na escolha musical: Vando, Ivete Sangalo, marchinhas de carnaval,  sambas-enredos consagrados e música sertaneja. Assim, “Som da Cor” (do Mulato e do Medina) e os “Foliões da Alegria”, juntos e misturados, roubaram a cena, contagiaram o público do camarote, o da arquibancada e o da avenida inteira, meus queridos!    

COISAS DE GENTE de teatro e carnaval. Totalmente à vontade no personagem, Maria Luísa Teixeira emprestou sua experiência profissional no mundo da arte para a escola de samba Estrela d'Alva apresentar um excelente desfile – Astro de Luz. A escola mostrou alas bem inseridas no enredo, tudo de leitura muito fácil e espontânea. O abre-alas trazia as marionetes do teatro de rua. Normalmente, esses fantoches apresentam-se escondidos atrás de uma tela para que só os bonecos fiquem visíveis. Houve quem não entendesse o palco branco abrindo e, por vezes, escondendo parte da escola. O artista das pernas de pau é porto-alegrense, sabiam?
 
Além da bonita ala de baianas,  mais duas de concepção bacana, Luzes da Ribalta, inspirada no filme americano  que Charles Chaplin lançou em 1953, e a que trouxe aquelas santas ( as “teresonas”) com luz de led  no coração, uau! Num desempenho inteligente e jocoso, essas alas interagiam o tempo todo, bonito de ver. Aliás, os ensaios técnicos foram realizados no estádio do Guarani. FEITOS um para o outro, Sapiran e Marilu combinam até mesmo no carnaval; ela estava de aniversário e o comemorou, em casa, depois do desfile. Aplausos!

QUANDO a escola de samba Zona Leste surgiu apresentando o tema “Menino do Morro da Cebola”, homenageando o prefeito Divaldo Lara, logo me veio à mente leitura que fiz há bastante tempo: “Política e religiões no carnaval”, do jornalista, produtor cultural e escritor Haroldo Costa. A religiosidade foi representada na ala das baianas –  Nossa Senhora Aparecida – o prefeito é devoto dela. Indiscutível, o carisma de Divaldo merece muitos aplausos e ponto final. O diretor-geral,  Émerson do Cavaco, também.

QUEM visita Bagé, hoje, é o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer. A reunião com os diretores de escolas será no auditório da escola Carlos Kluwe, diretora, professora Berenice Machado Pillon... JANTAR, amanhã, na residência de Sílvia e general Vendramin, que vão receber em casa 50 convidados. Ah, sexta-feira, o casal estará anfitrião em jantar oferecido ao general de Divisão Marcos Antônio Amaro dos Santos, agora, promovido a general de Exército;  general Amaro e Rosa Maria vão residir em Brasília. Aplausos!

HOJE, na Leb, às 19h, lançamento da revista Folha do Sul, 4ª edição... NOIVADO de Ana Laura Caminha Correia e Edson Bidone, sábado (10), jantar na casa dos pais dela, Maira  e Leonardo Correia... CASA DA AMIZADE retorna, quinta-feira (15) com a tradicional “hora do chá”.  Aplausos! 

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 943 resultados encontrados
  • 23/04/2019 - Social

    Coluna Social

    BODAS DE OURO, Teresinha Ofanda Salis Costa e Silva e Oscar Costa e Silva Júnior celebraram 50 anos de casados, sexta-feira (19), escolheram uma comemoração apenas junto aos filhos e netos. O coronel Oscar Silva veio prestar serviço em Bagé em 1968 e no ano seguinte casou-se com Teresinha, que...
  • 18/04/2019 - Social

    Coluna Social

    QUANDO se fala de música clássica, para diferenciar de música popular, rotulamos a música de todos os períodos sob o nome “clássica". Mesmo que, por exemplo, a música de Bach seja do período Barroco, a de Brahms, do período Romântico, e a de Stravinsky, do período Moderno, chamamos todas de...
  • 16/04/2019 - Social

    Coluna Social

     
     
    “NÃO se gerencia o que não se mede; não se mede o que não se define; não se define o que não se entende; não há sucesso no que não se gerencia”. Essa máxima do famoso estatístico William Deming ilustra a trajetória bem-sucedida de Pedro Ernesto Capiotti Obino, diretor -executivo das Lojas Obino...
  • 13/04/2019 - Social

    Coluna Social

    FOTÓGRAFO Adilson Roccini selecionou e montou uma exposição de fotos com todos os pontos no lugar certo. Se fosse uma prova, iria gabaritar, oba! A propósito, a vida e seus momentos mais emblemáticos é o centro da mostra: “Poesia, Poema Fotografia”, que vai inaugurar na próxima quinta-feira...
  • 11/04/2019 - Social

    Coluna Social

    QUEM morou ou apenas visitou Santa Maria, com certeza, conheceu o restaurante Augusto, símbolo da melhor cozinha portuguesa naquela região central do Estado. Pois, no final do mês de janeiro último, veio a notícia de que o restaurante fecharia as portas e fechou mesmo. Então, o músico...
  • 09/04/2019 - Social

    Coluna Social

    “O grande desafio, agora, é construir uma ponte segura e viável entre a teoria e a vida real, na qual os caminhos são bem mais sinuosos,” é o que diz no editorial  ZH, domingo (7). O texto refere-se ao tema: “Brasil, aberto para reformas”, Fórum da Liberdade, realizado, ontem, em POA.  Mas,...
  • 06/04/2019 - Social

    Coluna Social

    COM o falecimento do empresário Aracely dos Santos Menezes, o grupo ASM perdeu seu líder maior: exemplo de integridade, simplicidade, determinação e respeito; valores que pautaram a trajetória pessoal e profissional desse ícone do empresariado bageense; mais um que saiu de cena e deixou legado...
  • 04/04/2019 - Social

    Coluna Social

    FESTA DE FORMATURA de Ana Carolina Saraiva Cardoso, filha de Ilza Maria Pereira Saraiva Cardoso e Saul Suñe Cardoso, no curso de  Zootecnia, UFRGS, movimentou a Casa Sete, dia 23. Decoração de Miriam Akagi, Buffet de Marcelo Corrêa Mansur; doces, Neisa e Izinha; som e iluminação, Higino;...
  • 02/04/2019 - Social

    Coluna Social

    NA PLENITUDE de seu viço e sorriso, Iara Coronel celebrou décadas de amizades com festa em ritmo de carnaval. A Fada Destino costuma ser madrasta para com alguns, quando chegam a longeva maturidade, tenha sido seu estrelato nas artes, no esporte, na medicina ...
     
    No entanto, Iara Coronel...
  • 30/03/2019 - Social

    Coluna Social

    NOS 50 Anos do Daeb, comemorados ontem (29) , Elvira (Mercinha) Nascimento escreveu assim: “No belo patrimônio da Hidráulica de Bagé o mais divino patrimônio da criação: a água. Essa porção fluída teimosa dos poços desvario de rio; esse caldo de dor deslizando no rosto; esse sumo da lida e...
Exibindo 1 a 10 de 943 resultados encontrados
  • Página de 95
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

BODAS DE OURO, Teresinha Ofanda Salis Costa e Silva e Oscar Costa e Silva Júnior celebraram 50 anos de casados, sexta-feira (19), escolheram uma...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.