Bagé / RS, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018
Siga-nos:

Colunistas

Gilmar de Quadros | Bagé/RS
Coluna: Social
Perfil: Colunista social
Social

Coluna Social

PIANISTAS DE BAGÉ homenageiam a maestrina Gilca Nocchi Collares
 
SEXTA-FEIRA (17), no cultural Dom Diogo de Souza, realizou-se a sétima edição do concerto Pianistas de bagé – Extraordinários – cinco pianos a 20 mãos, de Handel a Orff, apoio cultural da Urcamp e do Sesc/RS. Aplausos!
 
COORDENAÇÃO GERAL, Lúcia Antônia Bezerra de Mello. Na estreia, apresentação do Coral Auxiliadora, do Coral Terra da Paz (de Dom Pedrito) e do Coral da Urcamp, regidos pelo maestro Renato Paim. Querem saber, os dois grandes momentos desse espetáculo: apresentação desse coral ampliado e homenagem dos pianistas à maestrina Gilca Nocchi Collares. Leiam este texto de Elvira (Mercinha) para Gilca. 
 
   “ Te homenagearão, hoje, Gilca, os cerros históricos de Bagé que te viram nascer, as seculares pedras da tua rua Sete e os arcos do solar do Imba no arco dos sons de teu violino imantado em sonhos.
 Todos os coralistas e regentes, todos os compositores e músicos, brasileiros e universais, eruditos e populares, que seguraram tuas partituras e o caule de fogo e mel da arte, estão em ti, Gilca.
  Tua silhueta, como o mais elegante e dourado ramo de luz a anunciar para o mundo, absoluta,  a chama de tua alma.  As mãos bailarinas a costurar vozes; os braços que nasceram alfabetizados  nas longínquas mares  de tua Itália e no andar ondulado das brisas e das aves desse sul  de mundo. (...)
Te homenageará,  a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora onde nasceu  teu coral e mora Maria, a mãe que te protege. Te homenageará, especialmente, Renato Paim, teu talentoso e  fraterno parceiro em regência. Te homenageará Zélia Sastre, pianista e amiga do teu Coral Auxiliadora; coral de 75 anos de história e de 45 anos sob a regência de tua alma. Teu coral, Gilca, já não é  apenas um coral, mas uma comunidade de amor, um pedaço da melhor arte de Bagé que atravessa, como uma trama  de luz  e um rio  de beleza, o  nosso tempo. Teu coral feito travessia a abrir avenidas entre o céu e a terra e entre o corpo e os infinitos da alma, a desatar levezas e  nossas  mais íntimas amplidões já  transfigurado naquele esplêndido  milagre da sensibilidade humana (...).
 É  essa tua história de expansão e semeadura espiritual, Gilca. E nós te homenageamos por ela, por teu excepcional  trabalho coletivo, delicado e ardente, comprometido com a beleza e o amor,  porque é ele a mais forte argumentação de que a arte é o caminho mais vigoroso da comunhão humana e universal e que, só  por ela, chegamos ao coração do homem, ao coração da humanidade e ao coração do universo. Por isso e para todo o sempre nós te homenagearemos, Gilca.  (Por Elvira de Macedo Nascimento).

DE Wagner Martins Brasil: “ Ainda regozijado com a apresentação anual dos Pianistas de Bagé, em impecável programa, devo dizer que entra para a história das artes o trabalho de Lúcia Antônia Bezerra de Melo, inédito no mundo, ao que se sabe. Os pianistas  reúnem-se por amor à música e por amizade de todos entre todos. Três módulos compõem esse grupo: os fundadores, os profissionais e os jovens iniciantes. Desta vez, respeitando a qualidade do espetáculo, percebo ser necessária minha saída do palco e meu retorno à plateia. Alguns fatos me cobriram de felicidade na recente edição: tocar com o doutor Marcelo Cazarré. Ter, pela primeira vez, uma peça apresentada só por homens: Dança Húngara,  Nº5 de Brahms, apresentar o  “pouporri” -  Tchaikovsky com o Lago dos Cisnes, peça de difícil interpretação e ter feito parte dos Extraordinários da Lúcia Antônia. Então, dizer Obrigado é o que me resta.” Wagner Brasil

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 876 resultados encontrados
  • 23/10/2018 - Social

    Coluna Social

    TODO evento social ou corporativo precisa de constante atualização, de apresentar novidades que encantem os participantes. Isso impõe certos desafios aos organizadores, é claro. Querem um bom exemplo do que escrevo? Bagé Summer Collection realizado domingo, à noite, no largo do Centro...
  • 20/10/2018 - Social

    Coluna Social

    SONHOS e realizações, título do texto que  Ana Maria de Souza Delabary escreveu para saudar a sua amiga e professora Lia Rejane Mendes Barcellos, grande homenageada nos 50 anos do Conservatório de Música, da Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro. “Os sonhos alimentam e animam a vida. A...
  • 18/10/2018 - Social

    Coluna Social

    CASTELO DE WINDSOR, quando os principais sites de notícias e as redes de televisão do mundo divulgavam o casamento da princesa Eugenie Victoria Helena, caçula do príncipe Andrew e de Sarah Ferguson, duques de York, nona na linha de sucessão, que subiu ao altar da St. George Chapel para se casar...
  • 16/10/2018 - Social

    Coluna Social

    CANCELADO concertos do “Grupo Pianistas de Bagé”, novembro,em Bagé. A sugestão foi da diretora Lúcia Antônia Bezerra de Melo e todos os pianistas concordaram com ela. Assim, os dois concertos que iriam se realizar em novembro foram suspensos. O motivo é deixá-los mais livres para que estudem...
  • 11/10/2018 - Social

    Coluna Social

    “A POLÍTICA envolve fervor ideológico, visões particulares, compreensões de realidades sujeitas a preconceitos e valores inseridos em um conjunto de convicções que expressam o posicionamento de pessoas, enquanto cidadãos e atores políticos, que passam por estratificações de classe, raça, gênero,...
  • 09/10/2018 - Social

    Coluna Social

    PEITO ABERTO. Outubro é o mês rosa, o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, quando campanhas lembram às mulheres de fazerem o autoexame do toque, além da mamografia. Domingo (7), no momento da eleição, encontrei-me com o secretário de Saúde, médico Mário Mena, e combinamos...
  • 06/10/2018 - Social

    Coluna Social

    EM Bagé, o segmento rádio percorre diversos caminhos, mas sempre dá vazão a esta pergunta: qual o segredo que mantém o programa Visão Geral, radialista Edgar Muza, há 60 anos na programação da rádio Cultura? Antes, destaco os 77 anos de vida desse radialista, que atravessa décadas, ultrapassa...
  • 04/10/2018 - Social

    Coluna Social

      CONCEPÇÕES de visibilidade do discurso político, segundo Patrick Charaudeau, em “Os efeitos de interferência  das  mídias”, pág. 287: “ Os políticos sempre tiveram necessidade de visibilidade (devem ter acesso à cena pública), de imagem (devem seduzir) e de legitibilidade de seu projeto...
  • 02/10/2018 - Social

    Coluna Social

    VOCÊS sabem, todos que gostam de história e conhecem arte apreciam a grandeza e importância de instituições iguais ao Museu Dom Diogo de Souza, Bagé. Aquela casa preserva a memória da cidade de maneira exemplar, que transita com absoluta desenvoltura entre o antigo e a proposta moderna de...
  • 29/09/2018 - Social

    Coluna Social

    DANDO continuidade ao comentário do professor de Pedagogia da Arte,  Cristiano Goldschmidt: “Ao questionar meus alunos sobre os motivos que os distanciam dos espaços culturais, galerias de arte, por exemplo, as principais justificativas são a falta de estimulo no ambiente familiar (os pais não...
Exibindo 1 a 10 de 876 resultados encontrados
  • Página de 88
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

TODO evento social ou corporativo precisa de constante atualização, de apresentar novidades que encantem os participantes. Isso impõe certos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.