Bagé / RS, Domingo, 22 de Janeiro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Léo Leguisamo Vieira | Bagé/RS
Coluna: Opinião
Perfil: Delegado e Conselheiro da Associação Riograndense de Imprensa
Opinião

Eduardo Cunha diz que pode negociar sua delação

Na verdade, esses políticos de plantão não se intimidam frente as autoridades policiais para acusar ou tirar o corpo fora para prestar depoimentos sobre seus crimes praticados neste país. Por tais atos, Eduardo Cunha se prepara para soltar a língua. Que bom que esse bandido fale a verdade e não esconda as mentiras que tem pronunciado, e sim, diga a verdade dos fatos. Mas, segundo seus advogados, ele não está disposto a negociar sua delação com a Procuradoria Geral da República. Cunha estuda propor um acordo à Polícia Federal, como fez, por exemplo, a doleira Nelma Kodama. Até duas semanas atrás, esta opção estaria em Curitiba, hóspede da cela central da galeria de número cinco e vizinho do doleiro Adir Assad e do ex-ministro petista Antônio Palocci, que dividem o mesmo cubículo. A pedido do juiz Sérgio Moro, porém, foi transferido em 20 de dezembro para o Complexo Médico-Penal, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Seguiu de lá a contragosto. Entre a determinação de Moro e a realização da transferência, os advogados do ex-deputado entraram com três recursos em instâncias superiores pedindo que seu cliente permanecesse na carceragem da PF. Entre os motivos alegados, listaram o fato de ser “vexatório” o processo de revista íntima por qual passam as visitas dos presos. Os pedidos de Cunha não foram atendidos, e o ex-deputado se encontra agora sozinho na cela 605 do Complexo Médico-Penal. Sua mulher, Cláudia Cruz, visitou-o lá na antevéspera de Natal. Certamente, Eduardo Cunha não é o que se pode chamar de um preso manso e tratável. Na PF, quando debutou na cadeia, já havia se recusado a tirar as digitais. Dessa vez, durante o exame de corpo de delito que os presos fazem no Instituto Médico-Legal quando passam por transferências, o ex-deputado resistiu à ordem de tirar a roupa para as fotos obrigatórias. Queixou-se de que o procedimento era “humilhante”, mas acabou cedendo. Cunha foi obrigado a passar por mais de uma sessão fotográfica, já que manda a praxe que os presos recém-chegados sejam fotografados de uniforme: calça azul e camisa branca. Cunha está se habituando à ideia de que sua estada na prisão é por pouco tempo. Os pobres deste país por qualquer motivo quando são presos ficam por longos anos na cadeia, enquanto os abonados da Pátria são soltos quando praticam seus delitos, embora sejam criminosos em potencial.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 144 resultados encontrados
  • 28/11/2016 - Opinião

    Corrupção

    Delegado e Conselheiro da Associação Riograndense de Imprensa

    A ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, compareceu diante do juiz Federal Julián Ercoline para prestar depoimento sobre a concessão de obras públicas em seu governo nos anos 2007 a 2015. De acordo com o jornal argentino La...
  • 19/11/2016 - Opinião

    Nestor Cerveró faz acusações contra Lula e Dilma

    Delegado e Conselheiro da Associação Riograndense de Imprensa

    Em depoimento prestado à Justiça Federal, o ex-diretor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró reiterou acusação contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Ele declarou ter sido indicado por Lula para...
  • 09/11/2016 - Opinião

    Em defesa do rio Camaquã

    Delegado e Conselheiro da Associação Rio-grandense de Imprensa

    1) O assoreamento do Rio Camaquã, com a consequente diminuição da sua profundidade e aumento dos alagamentos na época de chuvas, até da eliminação das nascentes e olhos d’água nos 388 hectares que serão ocupados pelo...
  • 05/11/2016 - Opinião

    Eduardo Cunha é preso

    Delegado e Conselheiro da Associação Riograndense de Imprensa

    As manchetes de jornais sobre Eduardo Cunha não param de noticiar sobre a cassação do parlamentar. Não obstante, Cunha foi preso em Brasília. O pedido de prisão preventiva do ex-presidente da Câmara dos Deputados foi emitido pelo...
  • 22/10/2016 - Opinião

    Os crimes de lavagem de dinheiro

    Delegado e Conselheiro da Associação Riograndense de Imprensa

    O juiz federal Sérgio Moro recebeu a denúncia oferecida pelos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato contra Cláudia Cordeiro Cruz, mulher do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Segundo o...
  • 01/10/2016 - Opinião

    Um homem e seu destino

    Delegado e Conselheiro da Associação Riograndense de Imprensa

    Esta aventura no qual uma pessoa se envolve sem lhe calcular os riscos de sua vida, por vezes, é bafejado pela sorte, alcançando grandes sucessos; mais frequentemente, porém, acaba como vítima obscura de sua própria imprevisão....
  • 17/09/2016 - Opinião

    Juízes argentinos dizem que Brasil serve de inspiração

    Delegado e Conselheiro da Associação Riograndense de Imprensa

    Brasileiros e Argentinos cultivam uma relação recíproca de admiração e de inveja. Na política os vizinhos foram exaltados por ter sido os primeiros a abandonar o populismo que se abateu sobre a América Latina através de uma eleição...
  • 10/09/2016 - Opinião

    A simbiose entre o poder e a corrupção

    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tomou a decisão mais controversa da Operação Lava Jato na semana passada. Janot informou que as negociações de delação do empreiteiro Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, estão encerradas. O vasto material produzido ao longo de cinco meses de...
  • 27/08/2016 - Opinião

    A cassação de Eduardo Cunha

    Delegado e Conselheiro da Associação Riograndense de Imprensa

    A cassação de Eduardo Cunha foi apresentada no Conselho de Ética da Câmara. O relator definiu a afirmação como motivo para a perda do mandato de Cunha ao dizer que ele mentiu à CPI da Petrobrás ao negar em março de 2015, ter...
  • 06/08/2016 - Opinião

    Enriquecimento ilegal de Eduardo Cunha

    Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal, a Petrobras pediu para ser assistente de acusação em uma das ações penais que tramitam na corte contra o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. No documento, os advogados da empresa alegam que o deputado “enriqueceu...
Exibindo 1 a 10 de 144 resultados encontrados
  • Página de 15
Enquete

Com a crise econômica que assola o país, muitas das novas administrações municipais estão revendo o repasse e de recursos e a própria realização dos carnavais em suas cidades. Em Bagé, ainda há indefinição sobre o carnaval de rua deste ano. O jornal Folha do Sul pergunta ao internauta se é favorável à realização neste ano da folia, mesmo com as contas municipais apresentarem uma série de problemas já divulgados na imprensa.

  • NÃO. A cidade precisa, primordialmente, resolver problemas estruturais, como recuperação de vias e projetos, bem como nas áreas de saúde e segurança, por exemplo. A festa é válida, mas neste momento, o município deve focar em ações para a retomada de seu crescimento, com a festa retornando maior em 2018.
    ( 90% )
  • SIM. O carnaval é a grande festa popular da sociedade. Mesmo que o município esteja enfrentando uma crise, como outras do passado, não se pode negar um evento tradicional e cultural, mesmo que este seja realizado com maior simplicidade.
    ( 10% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Assista também:
Operação "Lenhador" prende homem acusado de liderar o tráfico de drogas na região da Campanha

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.