Bagé / RS, Sábado, 22 de Julho de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Afonso Hamm | Bagé/RS
Coluna: Opinião
Perfil: Deputado federal pelo Rio Grande do Sul
Opinião

Expectativa para o Carvão Mineral na região da campanha

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral, da qual sou presidente, está otimista em relação ao setor do carvão mineral. O otimismo é com o próximo leilão de energia A-5, que será realizado no dia 12 de setembro deste ano. Esperamos que desta vez as usinas termelétricas a carvão mineral sejam contempladas.
O setor totalizou na inscrição de quatro propostas Tractebel – UTE Pampa Sul (340 mw); Usina do Seival (600 mw), ambas em Candiota; CTSUl, em Cachoeira do Sul (600 mw) e Usitesc, em Santa Catarina, na região de Criciúma (300 mw). Após a inscrição, os projetos estão em processo de habilitação junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Trata-se de importante conquista para geração de energia utilizando as térmicas a carvão mineral.
Na primeira quinzena de junho, participei de reunião com o Ministro de Minas e Energia, Édison Lobão e o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan. Também estavam presentes o secretário executivo adjunto do Ministério, Francisco Romário Wojcicki e chefe de gabinete, Jarbas Matos.
O encontro teve por objetivo apresentar a política industrial para o carvão mineral na geração de energia, com enfoque para diversificação (como o polo carboquímico) e a modernização das usinas, entre elas: a de Charqueadas e a fase A, de Candiota. Com esse projeto, o setor pretende modernizar a estrutura das usinas termelétricas e assim, aumentar a capacidade de geração de energia.
Outra argumentação que fizemos foi sobre a necessidade de regularizar o fluxo de pagamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Ainda mencionamos sobre o cálculo do Índice de Custo Benefício (ICB) que será utilizado para a ordenação econômica de empreendimentos de geração termelétrica e, consequentemente, como critério de contratação do leilão de energia. Estamos trabalhando por preço adequado e competitivo e assim, termos milhares de empregos e geração de energia segura.
Estamos trabalhando na busca por políticas de preços, haja vista que as usinas buscam alternativas para viabilizar projetos já licenciados, porém, necessitam de maiores garantias financeiras. Lutamos pela viabilidade de incluir projetos para que possamos pagar uma energia com custo razoável e compatível.
É importante a ampliação dos investimentos em relação a todas as matrizes de geração de energia firme e segura. Neste sentido, a Frente Parlamentar do Carvão Mineral tem atuado de forma estratégica em prol do desenvolvimento e a garantia da energia segura. 

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 76 resultados encontrados
  • 12/06/2014 - Opinião

    Legado da Copa: construção dos centros de treinamento

    Chegou a hora do Brasil ser palco da competição mais importante do futebol mundial. O evento esportivo, que é aguardado a cada quatro anos pelos torcedores, terá início nesta quinta-feira, dia 12, com abertura oficial marcada para às 15h e seguida de jogo no estádio Itaquerão – arena de São...
  • 06/06/2014 - Opinião

    PL propõe desenvolvimento da Faixa de Fronteira

    A Faixa de Fronteira engloba 27% do território nacional e faz divisa com 10 países, com extensão aproximada de 15 mil quilômetros. No Brasil, são 11 estados fronteiriços, totalizando em 588 municípios e mais de 10 milhões de habitantes, 5% da população nacional. Se a faixa de fronteira fosse um...
  • 30/05/2014 - Opinião

    Brasil precisa fortalecer o setor da agricultura e pecuária

    No mês de maio, o setor agrícola e pecuário foi contemplado com o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) e o Plano Safra da Agricultura Familiar, ambos para o período 2014/2015.
    O PAP disponibilizará R$ 156,1 bilhões em recursos, sendo R$ 112 bilhões para financiamentos de custeio e...
  • 23/05/2014 - Opinião

    Ações de combate ao abigeato na região da campanha serão destaques em audiência pública

    A audiência pública para tratar sobre as ações de combate ao crime de abigeato e ao furto de gado que têm aumentado no país será realizada no dia 27 de maio. O evento, proposto por mim, será realizado às 14h, na Comissão da Agricultura, em Brasília.
    A região da campanha estará em destaque no...
  • 16/05/2014 - Opinião

    Expectativa da Frente Parlamentar do Carvão Mineral para leilão de energia A-5

    A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral, da qual sou presidente, está pautando algumas ações para os próximos meses. Nesta semana, estive reunido com o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan, para tratar das estratégias para ampliar a participação...
  • 09/05/2014 - Opinião

    70 anos de vida artística do pintor Glênio Bianchetti

    Nesta semana, o Congresso Nacional foi cenário de Sessão Especial em homenagem aos 70 anos de vida artística do pintor Glênio Bianchetti, natural de Bagé e falecido em fevereiro deste ano.
    Nascido em 1928 em Bagé, Glênio Bianchetti estudou no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre. Em 1951,...
  • 02/05/2014 - Opinião

    Parabéns aos trabalhadores!

    Neste dia primeiro de maio, comemoramos importante data alusiva ao Dia do Trabalhador. A cada ano que ressaltamos essa data não temos como esquecer a sua história que foi marcada no ano de 1886, quando houve uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos. A finalidade...
  • 24/04/2014 - Opinião

    Parabéns Aceguá!

    No último final de semana estive no município de Aceguá participando da 16ª Campereada do PTG Pátria e Coragem. O município de Aceguá completou 14 anos de emancipação política e 18 anos de instalação. Ainda, no final de semana, prestigiei o rodeio na localidade das Palmas, em Bagé, organizado...
  • 17/04/2014 - Opinião

    Frente Parlamentar do Carvão Mineral estabelece estratégias para desenvolvimento do setor

    A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral, a qual sou presidente, tem atuado de forma estratégica com o propósito de ampliar a participação do carvão mineral na matriz energética nacional.
    No mundo, 41% da energia é a carvão mineral, enquanto no Brasil é de apenas 1,5%. A...
  • 10/04/2014 - Opinião

    Desenvolvimento da Faixa de Fronteira

    Nesta semana foi lançada, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista para Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, que tem como objetivo acelerar as mudanças na legislação que são necessárias para promover o desenvolvimento das cidades e Estados que compõem a região. Assumi a...
Exibindo 1 a 10 de 76 resultados encontrados
  • Página de 8
Clique TV
Delegada apresenta detalhes sobre investigação de morte de jornalista bageense
Confira trecho da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje, pela delegada Roberta Mariana Bertoldo da Silva, que expôs detalhes sobre a investigação da morte do jornalista bageense Tagliene...
Assista também:
Vídeo mostra acusado por morte de jornalista bageense momentos antes do crime
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

COM NARRATIVA atraente, aquela que faz o leitor ler da primeira à última página, no caso 96, “IWAR BECKMAN, O Pai do Trigo no Brasil” é publicação...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.