Bagé / RS, Domingo, 16 de Junho de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Stela Vasconcellos | Bagé/RS
Coluna: Opinião
Perfil: Jornalista e consultora de processos de qualidade. Grande experiência na cobertura de editoria de economia e empreendedorismo.
Opinião

O nervosismo que atrapalha a apresentação de trabalhos

Jornalista, professora de Oratória
stelavasconcellos@gmail.com

Em minhas turmas e aulas particulares de Oratória, tenho acompanhado universitários inteligentes e responsáveis, que se empenham na elaboração de seus trabalhos de conclusão de curso, mas que enfrentam uma dificuldade enorme para controlar o nervosismo. Fazemos um trabalho de autoestima, autocontrole, respiração diafragmática e muita síntese para enfrentar o lado oculto dos TCCs e das teses de mestrado e doutorado.
É claro que o nervosismo é normal. Somente oradores muito experientes conseguem conquistar um certo relaxamento na hora de falar em público. O comum é encontrar uma boa dose de adrenalina em apresentadores, palestrantes experientes e profissionais como atores, professores e jornalistas. Aquele frio na barriga indica que o nosso corpo e a nossa mente estão em estado de alerta para oferecer o melhor. A adrenalina instintiva, que nos faz correr em caso de perigo, desta vez, faz ficar no lugar marcado e manifestar tudo que foi programado da forma certa e no tempo exigido.
Domínio de si
O que importa não é ficar menos nervoso. A diferença está no controle logo que o coração começa a disparar. Cada aluno tem sua maneira de ser, suas vivências e expectativas. É por isso que eu acredito que a aplicação de minhas técnicas precisa ser verificada individualmente. O resultado vai depender do potencial e do comprometimento de cada um. Você pode acreditar que querer é poder. Já vi muita gente transformando dificuldade em superação.
Você deve estar se perguntando: como alguém aprende a dominar  sua mente? Não controlamos nossos pensamentos, mas podemos substituir algo como “estou nervoso” por “eu sei o que vou dizer, eu me preparei para isso”.
O controle das emoções começa com a organização do conteúdo. Se eu conheço o assunto, trabalhei na síntese correta, preparei os slides adequados e treinei minha apresentação, tenho muitos pontos na frente. Isso tudo traz segurança. Na hora, a mente focada e a respiração que antecede e a apresentação vão complementar o que o orador precisa para começar com confiança. Percebendo que está seguro, vai se tranquilizar para argumentar e concluir com êxito. O único senão é o controle do tempo, por isso é tão necessário treinar, gravando as simulações. Se algum parênteses, como um exemplo a mais ou um comentário complementar surgirem na mente, é saudável desviá-lo, para não ultrapassar o tempo determinado pela universidade, que, na graduação, geralmente é de 20 minutos.
Uma faculdade em 20 minutos. Esse tempo sintetiza aulas de vários anos, trabalhos, provas, pesquisa final, trabalho escrito. O estudante não pode deixar que sua comunicação não-verbal e muito menos a verbal reduzam a nota almejada. Nem que seja para fazer a apresentação de um único trabalho, vale a pena esse investimento.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 317 resultados encontrados
  • 07/12/2016 - Opinião

    É tempo de advento

    A palavra advento vem do latim (adventus) e significa chegada. No fim de semana passado, a Igreja Católica iniciou um novo ano litúrgico, que começa com o advento, período que antecede o Natal. É um período de preparação das comunidades e das mentes cristãs para a esperada chegada do Menino...
  • 26/11/2016 - Opinião

    A vitória em tons de azul

    Todos nós sabemos que a vida é cheia de ciclos, que trazem, por hora, aflição e plena alegria em momentos seguintes. Há setores que evidenciam o que escrevo de forma clara, como o esporte. O futebol, paixão nacional, não só revela ganhos e perdas como ensina adultos e crianças a trabalhar os...
  • 18/11/2016 - Opinião

    Como usar a criatividade nas mensagens de fim de ano

    O ano está chegando ao fim e traz consigo uma lista enorme de destinatários para felicitações, agradecimentos a amigos, profissionais e clientes, bem como diversos tipos de confraternizações de amigo secreto. Muitas pessoas não sabem nem o que comprar e muito menos o que dizer ou escrever no...
  • 08/11/2016 - Opinião

    Um universo chamado Enem

    Jornalista, professora de Oratória do Senac
    stelavaasconcellos@gmail.com

    No último fim de semana, trabalhei na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Rio Grande. Além de conhecer uma equipe interessada em contribuir com o processo de valorização da cidadania, tive o...
  • 02/11/2016 - Opinião

    Comunicação na terceira idade

    Jornalista, professora de Oratória do Senac
    stelavaasconcellos@gmail.com

    Hoje, falamos muito nas características da comunicação jovem, considerando a velocidade da internet, os estímulos visuais da TV e dos games. Falamos muito em trabalho, mas mergulhamos pouco no mundo dos idosos. Até se...
  • 21/10/2016 - Opinião

    Professor coach e a metodologia vivencial

    Jornalista, professora de Oratória do Senac
    stelavaasconcellos@gmail.com

    Trabalhar com pessoas de desejam melhorar sua comunicação é sempre uma grande responsabilidade e um imenso prazer. A comunicação é a janela da psicologia, por isso, cada encontro é sempre uma forma de trocar...
  • 14/10/2016 - Opinião

    Como resolver problemas de dicção

    Jornalista, professora de Oratória do Senac
    stelavaasconcellos@gmail.com

    Ser compreendido é fundamental na comunicação, porque o que conta não é o que a gente pensa e diz, mas o que os outros pensam que entenderam. Se nossa plateia é formada por pessoas que falam outro idioma, não conhecem...
  • 07/10/2016 - Opinião

    Estimulando a comunicação das crianças

    Jornalista, professora de Oratória do Senac
    stelavaasconcellos@gmail.com

    Conheci muitos alunos introvertidos, que tinham extrema dificuldade para falar diante de uma pequena plateia. Convivendo com eles, percebi claramente que a maioria dos problemas surgiu da infância. É lógico que, numa...
  • 30/09/2016 - Opinião

    O prazer de aprender em grupo

    Jornalista, professora de Oratória do Senac
    stelavaasconcellos@gmail.com

    No dia 14 de outubro, a escola Senac Bagé vai começar uma nova turma do curso básico de Dicção, Desinibição e Oratória. O evento garante a oportunidade de aprender em uma espécie de laboratório formado por pessoas que...
  • 23/09/2016 - Opinião

    Como apresentar corretamente sua monografia

    Jornalista, professora de Oratória do Senac
    stelavaasconcellos@gmail.com

    A maioria dos cursos exige a elaboração de uma monografia ao final de vários semestres de estudo. Preparar um trabalho escrito ou tese não é uma tarefa fácil para nenhum universitário, seja graduando, mestrando ou...
Exibindo 1 a 10 de 317 resultados encontrados
  • Página de 32
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

SEGUNDA-FEIRA (17), às 18h, vai inaugurar, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, exposição do artista plástico Bruce Lee; o período de visitação irá...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.