Bagé / RS, Quinta-feira, 25 de Maio de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Dom Gílio Felício | Bagé/RS
Coluna: Opinião
Perfil: Bispo diocesano de Bagé
Opinião

Padre André Gomes Munhós

Com imensa alegria e gratidão a Deus, a Diocese de Bagé, celebra, neste primeiro domingo de 2017, os 90 anos de idade do padre André, 65 dos quais, consagrados ao ministério sacerdotal.
Nascido em Lavras do Sul, aos 13 anos, convencido de que Deus o chamara para o ministério sacerdotal, ele ingressou no seminário de Pelotas.
Ordenado padre colocou-se incondicionalmente à disposição das demandas dos bispos diocesanos, de Pelotas e de Bagé.
Com essa determinação, ele aceitou com alegria, o mandado deles para dirigir as seguintes paróquias: Sagrado Coração de Jesus, em Pelotas; São  Sebastião e Sagrada Família, em Bagé; Santo Antônio, em Lavras do Sul; Arcanjo São Gabriel, em São Gabriel; Nossa Senhora do Patrocínio, em Dom Pedrito; Nossa Senhora do Rosário, em Rosário do Sul; Sant´Ana, em Santana do Livramento.
Entre outras importantes atividades, o Pe. André atuou como professor de Filosofia e Língua Latina; prestou relevantes serviços como assessor do bispo Dom José Gomes e ecônomo da Diocese de Bagé.
Desde março de 2003, (início do meu trabalho como Bispo de Bagé) três coisas me chamaram a atenção no jeito de ser do padre André: a exuberante alegria de ser padre; o testemunho de fraternidade com os seus colegas sacerdotes e a disposição incondicional para evangelizar a todos, com a evangélica opção preferencial pelas pessoas mais necessitadas.
Apaixonado por Jesus Cristo, Pe. André escolheu como lema de sua vida, uma frase do profeta Jeremias: "Eu te amo com amor de eternidade; por isso, guardo por ti tanta ternura” (Jr 31, 3).
A caridade pastoral, carisma e fonte da espiritualidade do padre diocesano, sempre foi a base e o motor dos 65 anos de história sacerdotal. Enquanto as condições físicas permitiram ele sempre esteve na linha de frente das atividades pastorais, testemunhando o sonho de uma Igreja comprometida com a “nova evangelização”, tão bem proclamada e testemunhada pelo papa Francisco.
Muitas pessoas, bem situadas na Igreja e na sociedade  civil, confessam que o testemunho e o apoio do padre André, foram bênçãos especiais em suas vidas e valiosa alavanca na conquista da cidadania  a pleno título.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 219 resultados encontrados
  • 20/05/2017 - Opinião

    "A Melhor Oração é Amar”

    No meu tempo de seminarista aprendi uma canção religiosa com o seguinte estribilho: A Melhor Oração é Amar”. Entoei muitas vezes essa canção e aos poucos fui descobrindo que nela  estava presente o conteúdo e a forma do bem viver; o conteúdo e a forma do ministério presbiteral; o conteúdo e a...
  • 13/05/2017 - Opinião

    Nossa Senhora de Fátima

    Entre os muitos nomes, títulos e carinhosos apelidos, através dos quais invocamos a Mãe de Jesus, encontramos esse: “Nossa Senhora de Fátima”. Ele se refere à  aparição de Nossa Senhora em Portugal.
    “No dia 5 de maio de 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, o papa Bento XV pediu aos...
  • 06/05/2017 - Opinião

    Mensagem dos bispos do Brasil

    Daqui de Aparecida, junto ao Santuário Nacional, nós bispos do Brasil, reunidos na 55ª Assembleia Geral da CNBB, saudamos a todos com as palavras do Anjo a Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,28). Alegremo-nos, pois o Senhor fez conosco maravilhas! Estamos celebrando...
  • 29/04/2017 - Opinião

    Jesus e a Samaritana

    “Não há homem nem mulher que, na sua vida, não se encontre, como a mulher da Samaria, ao lado de um poço com uma âncora vazia, na esperança de que seja satisfeito o desejo mais profundo do coração, capaz de dar significado pleno à existência”.

    Num primeiro olhar, quem lê esse texto do...
  • 24/04/2017 - Opinião

    Jesus Cristo é a Porta e o Bom Pastor!

    No evangelho de Jesus Cristo encontramos muitas imagens e comparações. Elas ajudam as pessoas a compreender o plano de Deus que vai acontecendo na medida em que as pessoas se tornarem discípulas missionárias Dele.
    Os evangelistas dizem que os interlocutores de Jesus reagiam imediatamente,...
  • 17/04/2017 - Opinião

    Hino da Vigília Pascal

    No sábado, denominado “Sábado de Aleluia”, a Igreja Católica proclamou solenemente o mistério mais importante de sua vida e missão: O Mistério da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O povo escuta, e ou, canta solenemente, o “Precônio Pascal”, que é um hino de louvor...
  • 08/04/2017 - Opinião

    Semana Santa

    De 9 a 16 de abril, a Igreja Católica viverá o tempo mais precioso de sua vida e missão: é a Semana Santa. Tempo especial, de graças e bênçãos, em que a Igreja fará memória do Mistério Pascal de Cristo. Mistério da amor maior de Deus pai, que nos presenteou com seu Filho Jesus Cristo. “A vida de...
  • 01/04/2017 - Opinião

    O perigo da despersonalização humana no mundo da técnica

    Na civilização atual, em que predomina a técnica e a máquina, existe o perigo de o homem se transformar num acessório de máquina, deixando-lhe apenas o encargo de preencher algumas funções para conseguir uma maior produtividade industrial. Neste sistema, porém, todo homem que se transforma num...
  • 25/03/2017 - Opinião

    Apoio e bênção do papa Francisco

    No dia 15 de fevereiro de 2017, o papa Francisco publicou uma mensagem de apoio e de bênção à Campanha da Fraternidade, dizendo: “Queridos irmãos e irmãs do Brasil!
    Desejo me unir a vocês na Campanha da Fraternidade que, neste ano de 2017, tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e...
  • 18/03/2017 - Opinião

    “Cuidado com o meio ambiente”

    O tema da Campanha da Fraternidade, deste ano, sobre os biomas brasileiros, fez-me recordar a Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, acontecida no Santuário Nacional de Aparecida, em maio de 2007. Nesta ocasião, os bispos afirmaram que o “cuidado com o meio ambiente...
Exibindo 1 a 10 de 219 resultados encontrados
  • Página de 22
Clique TV
Delegada apresenta detalhes sobre investigação de morte de jornalista bageense
Confira trecho da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje, pela delegada Roberta Mariana Bertoldo da Silva, que expôs detalhes sobre a investigação da morte do jornalista bageense Tagliene...
Assista também:
Vídeo mostra acusado por morte de jornalista bageense momentos antes do crime
Clique Social

Coluna Social

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos...”
Antoine de Saint-Exupéry
 
Altruísmo em nome da arte
Piano Forte é o nome...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.