Bagé / RS, Terça-feira, 28 de Maro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Dom Gílio Felício | Bagé/RS
Coluna: Opinião
Perfil: Bispo diocesano de Bagé
Opinião

Padre André Gomes Munhós

Com imensa alegria e gratidão a Deus, a Diocese de Bagé, celebra, neste primeiro domingo de 2017, os 90 anos de idade do padre André, 65 dos quais, consagrados ao ministério sacerdotal.
Nascido em Lavras do Sul, aos 13 anos, convencido de que Deus o chamara para o ministério sacerdotal, ele ingressou no seminário de Pelotas.
Ordenado padre colocou-se incondicionalmente à disposição das demandas dos bispos diocesanos, de Pelotas e de Bagé.
Com essa determinação, ele aceitou com alegria, o mandado deles para dirigir as seguintes paróquias: Sagrado Coração de Jesus, em Pelotas; São  Sebastião e Sagrada Família, em Bagé; Santo Antônio, em Lavras do Sul; Arcanjo São Gabriel, em São Gabriel; Nossa Senhora do Patrocínio, em Dom Pedrito; Nossa Senhora do Rosário, em Rosário do Sul; Sant´Ana, em Santana do Livramento.
Entre outras importantes atividades, o Pe. André atuou como professor de Filosofia e Língua Latina; prestou relevantes serviços como assessor do bispo Dom José Gomes e ecônomo da Diocese de Bagé.
Desde março de 2003, (início do meu trabalho como Bispo de Bagé) três coisas me chamaram a atenção no jeito de ser do padre André: a exuberante alegria de ser padre; o testemunho de fraternidade com os seus colegas sacerdotes e a disposição incondicional para evangelizar a todos, com a evangélica opção preferencial pelas pessoas mais necessitadas.
Apaixonado por Jesus Cristo, Pe. André escolheu como lema de sua vida, uma frase do profeta Jeremias: "Eu te amo com amor de eternidade; por isso, guardo por ti tanta ternura” (Jr 31, 3).
A caridade pastoral, carisma e fonte da espiritualidade do padre diocesano, sempre foi a base e o motor dos 65 anos de história sacerdotal. Enquanto as condições físicas permitiram ele sempre esteve na linha de frente das atividades pastorais, testemunhando o sonho de uma Igreja comprometida com a “nova evangelização”, tão bem proclamada e testemunhada pelo papa Francisco.
Muitas pessoas, bem situadas na Igreja e na sociedade  civil, confessam que o testemunho e o apoio do padre André, foram bênçãos especiais em suas vidas e valiosa alavanca na conquista da cidadania  a pleno título.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 211 resultados encontrados
  • 25/03/2017 - Opinião

    Apoio e bênção do papa Francisco

    No dia 15 de fevereiro de 2017, o papa Francisco publicou uma mensagem de apoio e de bênção à Campanha da Fraternidade, dizendo: “Queridos irmãos e irmãs do Brasil!
    Desejo me unir a vocês na Campanha da Fraternidade que, neste ano de 2017, tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e...
  • 18/03/2017 - Opinião

    “Cuidado com o meio ambiente”

    O tema da Campanha da Fraternidade, deste ano, sobre os biomas brasileiros, fez-me recordar a Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, acontecida no Santuário Nacional de Aparecida, em maio de 2007. Nesta ocasião, os bispos afirmaram que o “cuidado com o meio ambiente...
  • 11/03/2017 - Opinião

    Práticas quaresmais

    A quaresma é, no calendário da Igreja Católica, um tempo muito rico de exercícios espirituais. É o tempo por excelência da contemplação do mistério pascal de nosso senhor Jesus Cristo. É o período no qual a Igreja Católica convoca os seus fiéis para intensificarem a prática da oração, do jejum e...
  • 04/03/2017 - Opinião

    Quaresma e Campanha da Fraternidade

    A quaresma nos provoca e convoca à conversão para seguirmos o caminho, acolhermos a verdade e fazermos a experiência da vida que o evangelho de Jesus Cristo nos propõe: Vida carregada de amor rica em misericórdia.
    A Campanha da Fraternidade, com seu tema: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e...
  • 13/02/2017 - Opinião

    Escola de Teologia Pastoral

    A formação teológica dos agentes de pastoral está consolidada nas paróquias da diocese de Bagé desde o ano de 1996, sendo a Escola de Teologia Pastoral – Estepa - a expressão desse compromisso evangelizador. A comemoração dos 20 anos da Estepa foi uma bênção para os leigos e leigas que atuam na...
  • 04/02/2017 - Opinião

    A Campanha da Fraternidade

    Em breve a Igreja Católica vai celebrar o mistério maior de sua vida e missão no mundo: o mistério pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste período, no Brasil, a Igreja Católica reflete e assume compromissos relativos à fraternidade, tendo como ideal maior, a cultura da solidariedade...
  • 28/01/2017 - Opinião

    Um pouco de perfume

    Os estimados leitores conhecem muito bem o significado e o poder deletério do ódio e da ofensa na vida humana. Quando essas palavras se tornam realidade no coração e nas mãos do homem e da mulher, o prejuízo é enorme.  O ódio e a ofensa ferem violentamente a criatura humana, e ferem igualmente,...
  • 21/01/2017 - Opinião

    A Fraternidade e os biomas brasileiros

    A Campanha da Fraternidade, neste ano, abordará um tema muito discutido no Brasil e no mundo inteiro: “os biomas brasileiros e a defesa da vida”, tendo como lema a ordem dada por Deus à humanidade: “Cultivar e guardar a criação” (cf. Gn 2.15). O texto e o contexto desta Campanha foram bem...
  • 14/01/2017 - Opinião

    São Sebastião

    Entre muitas pessoas martirizadas nos primeiros séculos do cristianismo, segundo as atas oficiais do Império Romano, encontramos o soldado Sebastião. Nasceu em Narbonne, (França) no século III, de pais oriundos de Milão, (Itália). Cresceu em idade, sabedoria e graça diante de Deus, tornando-se...
  • 31/12/2016 - Opinião

    Agradecer para agradar a Deus

    A vida humana é um milagre, um presente de Deus. Ninguém de nós pediu para existir. A vida é essencialmente graça. De graça viemos ao mundo e de graça vivemos. E a grande sabedoria da vida consiste em viver agradecendo este presente de Deus. De graça é o ar que respiramos, os olhos com que...
Exibindo 1 a 10 de 211 resultados encontrados
  • Página de 22
Enquete

Reportagem publicada na semana passada divulgou a intenção, a partir do projeto de lei (PL 7126/17) que pretende conferir, ao município de Bagé, o título de Capital Nacional da Criação de Cavalos da Raça Puro-Sangue Inglês. Com essa iniciativa, o governo municipal estuda a retomada das corridas de turfe no parque Visconde de Ribeiro Magalhães, como ocorriam no passado. O jornal Folha do Sul pergunta ao internauta se aprecia essa ideia

  • SIM. As corridas sempre levam um grande público, tornando-se mais uma atração ao local, sendo que o parque já sediou as disputas no passado.
    ( 80.6% )
  • NÃO. Deve-se providenciar um local específico para as corridas, visto que o parque da Rural já sedia eventos como provas campeiras como a Semana Crioula.
    ( 19.4% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Assista também:
Operação "Lenhador" prende homem acusado de liderar o tráfico de drogas na região da Campanha
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

NO JANTAR, sexta-feira, aniversário da Iara Coronel, escutei Sapíran e Maria Luísa comentar, na roda de amigos que dividiam mesa com eles, o...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.