Bagé / RS, Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Luís Augusto Lara | Bagé/RS
Coluna: Opinião
Perfil: Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. Deputado estadual.
Opinião

Casas da Solidariedade

Sem ter onde ficar, familiares de pacientes que moram no interior do Estado e buscam atendimento na capital acabam dormindo em frente aos hospitais. Os cálculos são de que 30% dos pacientes que vêm do interior necessitam de um lugar para se hospedar em Porto Alegre. Um dos motivos para que isso ocorra pode ser uma Lei de 2009, que proíbe a manutenção de abrigos para estas pessoas mantidos por deputados em ano eleitoral para não configurar compra de votos.
Os municípios têm autorização legal para encaminhar pacientes de média e alta complexidade para cidades referência, como Porto Alegre. Algumas Organizações Não Governamentais (ONGs) mantêm locais, mas são para pacientes específicos.
Ocorre que, em 2011, justamente pensando nestas pessoas, encaminhei à Assembleia Legislativa, através da Secretaria, um Projeto de Lei que cria as Casas da Solidariedade. Depois de quase três anos, o projeto ainda não foi votado na Assembleia. Das nove comissões da casa, o documento já tramitou em sete. Precisamos somente que seja aprovado, pois o recurso nós temos.
O PL 36/2001 institui o Programa Casas da Solidariedade em municípios considerados referências de saúde, oferecendo serviço complementar às ações do SUS no Estado, com a finalidade de fornecer os meios de hospedagem àqueles que, por insuficiência de condições de serviços de saúde em seu município ou em decorrência da complexidade do tratamento ou procedimento, necessitem de atendimento específico em local diverso de seu domicílio.
A ação é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) e visa garantir condições adequadas aos pacientes em situação de vulnerabilidade social que se encontram em tratamento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fora de sua cidade de origem. A meta da STDS é construir uma casa em cada um dos polos regionais de saúde do Estado, por meio de convênios com os municípios.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 49 resultados encontrados
  • 04/02/2014 - Opinião

    Mais vagas para o Polo Naval de Rio Grande

    Nesta última semana, concluímos a qualificação profissional dos alunos dos cursos gratuitos do ProJovem Trabalhador em oito municípios. Em Bagé, mais de 170 alunos se formaram nessas oportunidades, que representam a maior oferta de qualificação profissional dos últimos anos. Apenas no primeiro...
  • 28/01/2014 - Opinião

    Integrando o Desenvolvimento Social e a Inclusão Produtiva

    Uma das estratégias para obtermos sucesso na execução dos cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-FIC), no Rio Grande do Sul, foi integrarmos as políticas do Trabalho e da Assistência Social. O resultado desse alinhamento é que somos o Estado...
  • 28/01/2014 - Opinião

    Conclusão de mais um ciclo na Qualificação Profissional

    Depois de termos o maior número de pessoas qualificadas em todo o país, nos últimos dois anos, através de cursos de qualificação profissional gratuitos, com o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, chega o momento de concluirmos mais um ciclo nesta área. Na próxima...
  • 14/01/2014 - Opinião

    Novas oportunidades gratuitas de qualificação profissional

    As pessoas interessadas em uma oportunidade gratuita de qualificação profissional já podem se inscrever nos cursos que representam a maior oferta da história de Bagé. Com o Plano Estadual de Qualificação Profissional, que a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado coordena, o...
  • 07/01/2014 - Opinião

    Um ano de conquistas

    Nossa missão frente à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul está sendo exitosa. Fomos o Estado recordista na qualificação profissional – desde 2011, já foram mais de 100 mil matrículas nos cursos do Pronatec-FIC, e somos quem mais trouxe pessoas para os...
  • 17/12/2013 - Opinião

    Feliz Natal, Bagé!

    Durante os últimos meses, tivemos a oportunidade de chegar na casa de cada um de vocês, amigos leitores do Jornal FOLHA do SUL. Um exercício semanal para levar a todos as informações sobre a atuação da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) e sobre o mandato. Isso porque,...
  • 10/12/2013 - Opinião

    Alívio para a seca

    Décadas atrás era impossível imaginar a região Sul do Brasil sofrendo com a estiagem. Pois bem, por quase 10 anos a população dos municípios da nossa fronteira enfrentaram a maior seca da sua história. Alguns governos tentaram implantar medidas paliativas, mas não demonstraram resultados...
  • 03/12/2013 - Opinião

    Inaugurada a primeira cisterna

    A primeira unidade do Projeto das Cisternas, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, com a parceria da Prefeitura Municipal, será inaugurada nesta semana, aqui em Bagé, na localidade dos Olhos D'Água. Na cidade, 100 famílias de agricultores de baixa renda,...
  • 26/11/2013 - Opinião

    A vez das mulheres na qualificação profissional

    O novo mundo do trabalho tem mostrado uma faceta diferenciada. Dentro dessa realidade, o crescimento no número de mulheres em profissões e atividades antes quase que exclusivas dos homens tem sido substancial. Esse quadro também se apresenta no que diz respeito à busca pela capacitação. O...
  • 19/11/2013 - Opinião

    O desafio da inclusão produtiva

    A evolução que os programas sociais tiveram nos últimos anos fez crescer uma outra demanda tão importante quanto retirar as pessoas da miséria, que é a colocação desse grande contingente no mercado de trabalho. Denominada inclusão produtiva, essa nova tarefa tem aproximado o mundo do trabalho e...
Exibindo 1 a 10 de 49 resultados encontrados
  • Página de 5
Clique TV
Caminhos
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

PIANISTAS DE BAGÉ homenageiam a maestrina Gilca Nocchi Collares
 
SEXTA-FEIRA (17), no cultural Dom Diogo de Souza, realizou-se a sétima edição...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.