Bagé / RS, Sábado, 19 de Agosto de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Glauber Pereira | Bagé/RS
Coluna: Editorial
Perfil: Jornalista e professor do curso de Comunicação Social da Universidade da Região da Campanha. Tem mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Editorial

Momento de atitude

O jornal FOLHA do SUL recebeu uma visita, na tarde de ontem, cuja característica vai além da cortesia para adentrar no campo da necessidade. Foi assim, sem dourar a pílula, que a direção da Associação Comercial e Industrial de Bagé se apresentou para debater um tema que tem incomodado as forças produtivas da cidade e que tem muito potencial, infelizmente, para tornar a própria sobrevivência de empresas e empregos um item de extremo risco.
O grupo elencou uma série de informações econômicas que alertam para um contexto de recessão agravado nos últimos meses e para o qual não há vestígios de mudança num prazo curto. Publicados em reportagem especial de Niela Bittencourt na edição de hoje, os dados revelam, principalmente, o assustador contingente de indivíduos registrados no Serviço Nacional de Proteção ao Crédito em Bagé – o SPC. Só esse fator já é um alerta sobre a própria capacidade do setor de comércio e de serviço local se recuperar frente a uma crise mais prolongada, já que, endividado e sob risco de um aumento ainda maior em impostos, o consumidor comum não deve angariar renda para cumprir com seus compromissos.
Outro caso levantado pelos integrantes da diretoria é a cada vez mais frequente indagação sobre os métodos e a utilidade dos processos de liquidação financeira – um recurso jurídico e administrativo que permite a empresas prazo e condições maiores para renegociar dívidas com fornecedores e outras. Embora o expediente seja positivo sob a perspectiva de empresários que se viram envolvidos por cenários negativos ou transações sem sucesso, a simples elevação no número de interessados pode revelar um grau de fragilidade na saúde financeira dos negócios na região.
O lado positivo dessa abordagem é testemunhar uma postura proativa da Aciba que, mediante uma tentativa de sensibilização que pretende se estender a toda a comunidade, busca se expor frente ao que considera falta de reação ou reações equivocadas dos governos, tais como a elevação de impostos e a criação de novos tributos.
Pela postura e energia empregada no encontro, deve-se supor que a iniciativa dos bageenses não deve ser considerada um ato isolado. A ideia é dar início a um grande movimento regional sem cores partidárias, mas de posicionamentos claros frente a políticas ultrapassadas para gestão da máquina pública e contra o aumento assustador nos gastos públicos. 
Está chegando a hora de empresários, empregados, políticos, gestores públicos e a comunidade como um todo abrirem um espaço para se encontrar. E nele, cada representante que leva os votos dos bageenses deve declarar abertamente de que lado está.

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 352 resultados encontrados
  • 18/09/2015 - Editorial

    Observatório de lideranças

    O jornal FOLHA do SUL inicia hoje, e deve manter a cada sexta-feira, uma nova série de artigos opinativos de leitores muito especiais. Fazendo valer a pluralidade de opiniões e diversidade de abordagens sobre a gestão pública, as edições de sexta passarão a oferecer colunas de textos ao...
  • 17/09/2015 - Editorial

    A marolinha chegou

    As edições da última semana do jornal FOLHA do SUL destacaram dois temas que colocam Bagé no olho de um furacão que vem incrementar os comentários negativos sobre os desafios da economia. Enquanto o governo de Dilma Rousseff reúne seu setor econômico para anunciar medidas saneadoras, cujos...
  • 11/09/2015 - Editorial

    Insegurança

    As manifestações do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), sobre o aumento da criminalidade, põem em cheque mais do que compromissos políticos. Muito além das coligações e interesses partidários há a preocupação de controlar a evidente onda de crimes, uma vez que, para o próprio...
  • 03/09/2015 - Editorial

    Tapando buracos do Daer

    A redação da FOLHA do SUL recebeu, ontem à tarde, uma nota emitida pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Bagé sobre uma operação tapa-buracos iniciada pela Secretaria Municipal de Obras Urbanas na avenida Visconde de Ribeiro Magalhães. A notícia é boa porque vem diminuir a já insuportável...
  • 02/09/2015 - Editorial

    Um golpe para a Educação

    No alvorecer dramático da comunidade de familiares, professores, estudantes e funcionários da Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana, na manhã de terça-feira, revela-se a violência. O fogo, que destruiu uma história de 15 anos de atividades e equipamentos voltados a 400 alunos, desenha...
  • 28/08/2015 - Editorial

    Revista nacional de fotografia visita Bagé

    Em um momento em que se discute a regulamentação da profissão de fotógrafo e se fomenta o debate dos temas ligados à criatividade, nada mais justo que oferecer espaço para um profissional que é lembrado exatamente pela conjugação de esforço e talento. No caso de Diones Alves, soma-se a essas...
  • 26/08/2015 - Editorial

    Uma ação de sucesso

    Não que houvesse qualquer dúvida, mas a Brigada Militar de Bagé ofereceu grande exemplo de atitude pública na tarde de ontem. Com base no trabalho de investigação, uma operação desencadeada com sucesso prendeu dois suspeitos que, de acordo com o julgamento dos agentes policiais, constituíam...
  • 21/08/2015 - Editorial

    A cobra vai fumar

    A origem da expressão que confere identidade ao esforço brasileiro na Segunda Guerra Mundial dá uma dimensão bastante aproximada da tensão que polarizava o mundo nos idos de 1930/1950. Depois de um primeiro conflito mundial mal resolvido (1914-1918), uma revolução bolchevista na União Soviética...
  • 20/08/2015 - Editorial

    Questão de prioridade

    A greve dos servidores públicos que mobiliza funcionários de várias categorias contra o parcelamento dos salários, além de apresentar um elemento novo no debate sobre a capacidade de união entre as diversas instâncias do serviço público propõe, também, outro debate: a qualidade do trabalho.
    As...
  • 19/08/2015 - Editorial

    Primavera nas Palmas

    A região das Palmas dá novas provas de seu envolvimento e atenção para com as tendências de desenvolvimento de regiões rurais. Tal como já perceberam os gestores de propriedades rurais preocupados com a modernização de seus negócios e investimentos em tecnologia de produção, a diversificação de...
Exibindo 1 a 10 de 352 resultados encontrados
  • Página de 36
Clique TV
Técnico e jogadores do jalde-negro convidam torcida para a decisão da Segunda Divisão
No domingo, no Pedra Moura, o jalde-negro bageense tem seu jogo decisivo contra o Internacional, valendo o título da Segunda Divisão de 2017. No vídeo, o técnico Geverton Duarte e atletas fazem um...
Assista também:
Campanha busca lar para cães adultos atendidos pelo NBPA
Clique Social

Aplausos

Divulgação/FS

CONVITE em francês e português, vernissagem no Museu do Louvre, Paris, dia 20 de outubro, das 20h às 22h. CRISTINA SALIS MADRUGA, artista...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.