Bagé / RS, Domingo, 26 de Maro de 2017
Siga-nos:

Colunistas

Emanuel Muller | Bagé/RS
Coluna: Política
Perfil: Jornalista formado pela Universidade da Região da Campanha em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo no ano 2000. Tem passagens por veículos de comunicação de Bagé e região. 
Política

O contexto da realidade

Editorial

A notícia de que os recursos no valor de R$ 50 mil anunciados pelo deputado federal Romário em abril deste ano, quando conheceu o trabalho realizado pela APAE e Caminho da Luz, podem ser apenas um sonho deixa uma reflexão no ar. Qual o verdadeiro significado de uma emenda parlamentar?  O significado engloba todo um contexto, que não pode ser desprezado pela sociedade. No caso específico abordado nesta edição, envolvendo a preocupação do Caminho da Luz com o fato, há uma série de capítulos.
O primeiro fato é de que o anúncio foi realizado no meio de uma grande festa. A recepção a dois jogadores referência no futebol mundial, casos de Romário e de Dunga, que vieram participar de uma partida beneficente organizada pelo deputado federal Afonso Hamm, mobilizou a Rainha da Fronteira. Romário conheceu de perto o trabalho das instituições. Esteve no Caminho da Luz mas pode acompanhar apresentações artísticas de alunos da APAE também. Chorou. Afinal, sabe de perto as dificuldades de contar com uma pessoa com deficiência na família – sua filha Ivy tem Síndrome de Down. Talvez no afã da emoção – até porque o Decreto presidencial já existia desde 2011 – anunciou que iria aportar o recurso para as duas entidades bageenses mesmo não sendo um deputado gaúcho. Fez o que devia. Não contava com o impedimento legal.
De outra parte é possível denotar a frustração das entidades caso não recebam os recursos. São centenas de atendimentos prestados pelas instituições a pessoas com paralisia cerebral, dificuldades motoras, síndrome de Down  e esclerose múltipla. No caso do Caminho da Luz o valor era dado como certo, tendo em vista a aplicação que seria efetivada na qualificação e aperfeiçoamento dos serviços prestados pela instituição. Agora é o momento de arregaçar as mangas e recomeçar o planejamento.  A comunidade auxilia em diferentes ações, como o recente brique organizado pela instituição.
Um debate que pode ser feito é se vale a pena divulgar repasses de emendas parlamentares antes de elas estarem, no ditado popular, “na boca do caixa”. Contar com recursos vindos de muito boa intenção mas que dependem de uma série de trâmites burocráticos é complicado.  Às vezes as picuinhas políticas atrapalham o destino da aplicação das verbas. De outro lado existe uma preocupação com a transparência. A sociedade quer ver projetos em prática. Se há dinheiro público envolvido, todos tem o direito de saber quais os benefícios gerados para a população. Claro, esse não seria o problema das instituições locais. Mas o festival de fraudes registrados nos últimos anos tornou a situação mais difícil.
Entretanto, existem boas lições nesta história. A primeira é que a comunidade dá respaldo às instituições. Claro que existe o fato de que muitas pessoas, sem o devido conhecimento, creditam às entidades o recebimento desses valores. Mas na hora de visitá-las e conhecer o trabalho desenvolvido, viram as costas. Uma minoria, felizmente. Grande parte da população prestigia eventos e ajuda a manter os atendimentos com doações. Além disso as diretorias não esmorecem. Procuram soluções. Não ficam paradas esperando que do céu venha a resposta. Agora, resta torcer que as competentes assessorias de Romário e Afonso Hamm auxiliem na busca de alternativa. A sociedade de Bagé, como um todo, irá agradecer. 

Comente essa notícia
Enquete

Reportagem publicada na semana passada divulgou a intenção, a partir do projeto de lei (PL 7126/17) que pretende conferir, ao município de Bagé, o título de Capital Nacional da Criação de Cavalos da Raça Puro-Sangue Inglês. Com essa iniciativa, o governo municipal estuda a retomada das corridas de turfe no parque Visconde de Ribeiro Magalhães, como ocorriam no passado. O jornal Folha do Sul pergunta ao internauta se aprecia essa ideia

  • SIM. As corridas sempre levam um grande público, tornando-se mais uma atração ao local, sendo que o parque já sediou as disputas no passado.
    ( 84% )
  • NÃO. Deve-se providenciar um local específico para as corridas, visto que o parque da Rural já sedia eventos como provas campeiras como a Semana Crioula.
    ( 16% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Assista também:
Operação "Lenhador" prende homem acusado de liderar o tráfico de drogas na região da Campanha
Clique Social

Coluna Social

Fábio Lucas

QUARTA-FEIRA (22), fui, gentilmente, recebido pelo Comandante da 3ª Bda C Mec, também conhecida como Brigada Patrício Corrêa da Câmara, o muito...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.