Bagé / RS, Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Nelson Wild
Coluna: Geral
Perfil: Presidente da Fetar e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé
Geral

25 de maio: Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural

Nelson Wild - Presidente da Fetar

Em dia 25 de maio de 1963, com apenas 42 anos de idade, morreu Fernando Ferrari, em um trágico acidente aéreo. Ele fora reconhecido como o parlamentar mais diligente e dedicado às questões sociais do trabalhador rural. O dia de seu falecimento foi transformado em uma data comemorativa aos trabalhadores rurais através da Lei n.º 4.338, de 1° de maio de 1964, que fixa o dia 25 de maio como Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural.
Naquela época, o presidente da República, Humberto Castelo Branco, pretendia simbolizar o início de uma nova era de desenvolvimento agrícola, com ênfase na reforma agrária. Desde então, observa-se que  a importância do trabalhador rural tem crescido na proporção do aumento da produção agropecuária no Brasil.
Em 26 de maio de 1971, foi publicada a Lei Complementar nº 11, de 25 de maio de 1971, e republicada em 26.11.1971, que instituiu o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, considerado, à época, um grande avanço para a categoria dos rurais, como a instituição do Funrural.
Com isso, a assistência médica, gabinetes odontológicos, aposentadoria com meio salário para o homem, aposentadoria por invalidez, pensão para a mulher, entre outras, a Lei Complementar foi denominada Lei Fernando Ferrari, em homenagem ao defensor das causas dos trabalhadores rurais.
Comparando com as conquistas obtidas atualmente pelos trabalhadores rurais, tais direitos podem parecer insignificantes, porém, frente à época foi um grande avanço, marcando o início da caminhada de várias conquistas históricas do movimento sindical. De lá para cá, especialmente na Constituição Federal de 1988, muitos outros foram obtidos, sempre marcados pela forte pressão e organização do movimento sindical.
Nos últimos anos, os trabalhadores rurais se depararam com a materialização de propostas, que subtraíram direitos dos trabalhadores em questões trabalhistas, previdenciárias, segurança e saúde do trabalhador, que proporcionam uma verdadeira degradação das condições de trabalho, executadas a céu aberto.
Por todas essas razões, não temos nada a comemorar, embora a data seja importante porque resgata toda uma caminhada bem-sucedida de organização dos trabalhadores. Nada vai deter a Fetar na defesa intransigente por contrato formal, trabalho decente, salário digno e políticas públicas.
A direção e assessores da Fetar desejam a todos os 200 mil assalariados e assalariadas rurais do Rio Grande do Sul felicitações pelo seu dia!
Fernando Ferrari nasceu em 14 de julho de 1921, em São Pedro do Sul/RS. Neto de imigrantes, foi professor, contador, economista, sociólogo e advogado. Aos 24 anos, se elegeu deputado estadual, destacando-se como o mais entusiasta defensor da Nova Ordem Social do Rio Grande do Sul. Como deputado teve um mandato de quatro anos, passando a fazer parte do Legislativo federal cumprindo três mandatos sucessivos. No ano de 1958 obteve a maior votação em todo o território nacional, época em que um numeroso grupo de trabalhadores lançou-o como candidato a vice-presidência da República.

Comente essa notícia
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“A morte é simples mudança de veste. Somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraíso ou o inferno criados por nós mesmos”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.