Bagé / RS, Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco (bispo de Bagé)
Coluna: Opinião
Opinião

Luzes e sombras

Num dia desses, voltando de um compromisso, consegui prestar atenção ao brilho da lua. Olhei também para seu formato. Era lua cheia. Fazia tempo que não dedicava uns instantes para erguer a cabeça e direcionar o olhar para o céu. O pensamento me transportou à infância: quando éramos pequenos, lá no interior, tínhamos um maior contato com a natureza. Como toda criança, tentávamos contar as estrelas, observávamos os vários formatos da lua, prestávamos atenção na claridade que anunciava a chegada de um novo dia e, também, no poente do sol. O advento da eletricidade modificou completamente essa percepção. As casas estão iluminadas, poucos sabem como é o anoitecer. A grande maioria vive distante dos movimentos das estações do ano e do impacto das mesmas nos cenários e nos espetáculos da natureza. Eu e meus irmãos prestávamos atenção no movimento do sol, pois residíamos numa planície, rodeada de morros. A sombra chegava primeiro na casa, depois cobria, aos poucos, as montanhas e, sem que percebêssemos o exato momento, a noite tomava conta de todos os recantos. Pensando bem, a vida sempre presenciou sombras e luzes. Evidentemente mais luzes do que sombras. Os dias continuam acontecendo, mesmo que não estejamos atentos, na harmoniosa intercalação entre noite e dia, sombras e luzes, sol e chuva, frio e calor. A natureza não se rendeu à tecnologia. As pessoas, sim, estão mais focadas nos inventos que prendem a atenção, mas pouco falam ao coração. Passa-se mais tempo nas redes sociais e cada vez menos interagimos com a riqueza e a inspiração advindas da mãe terra.
A vida de cada um de nós está cotidianamente imersa na luminosidade e, também, em momentos de escuros. Luzes e sombras invadem o coração, deixam rastros, provocam sentimentos, ensaiam sorrisos e derramam lágrimas. Cada vez mais é preciso ter a habilidade de fazer escolhas. É importante saber que algumas sombras se apresentarão, ao longo dos dias. Porém, ninguém foi feito para a escuridão. A vida é capaz de espalhar muita luz, enquanto visita os caminhos do mundo. Cada um, fazendo uso da sua liberdade, pode optar pela luz e dar passos significativos, rumo à felicidade. Que não falte paciência quando a sombra se apresentar e insistir permanecer, lado a lado. Quem conhece a sombra tem mais força para alcançar a luz. O pensamento voltou ao tempo da infância. Quando anoitecia, o fogo deveria estar aceso, o caldo para a sopa deveria estar fervendo. Depois do humilde jantar, ainda restava uns instantes para contemplar o brilho da lua. Em seguida o sono chegava para devolver as forças e começar tudo novamente, no amanhecer de um outro dia.
Queridos e amados: que essa passagem, luzes e sombras, nos ajude a pensar, refletir e valorizar a beleza que existe na obra do Criador. Que possamos cuidar e valorizar ainda mais as maravilhas que o Senhor fez para nós. Que o Senhor vos abençoe! Paz e Bem!

Bispo de Bagé
Email: cleonir@ascap.org.br
www.diocesedebagé.com.br

Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 15 resultados encontrados
  • 22/06/2019 - Opinião

    Jubileu da nossa Diocese de Bagé

    Convocação

    Estamos vivendo intensamente o Ano Jubilar de nossa Diocese, que teve início no domingo, 16 de junho de 2019, Festa da Santíssima Trindade, em Santa Margarida do Sul, durante o Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base. O Ano Jubilar é especial para nossa família...
  • 15/06/2019 - Opinião

    Jubileu de nossa Diocese de Bagé

    “60 anos: gratidão, compromisso e esperança”

    Estamos chegando até vocês para convidá-los para o Jubileu de nossa querida Diocese de Bagé. Estamos abrindo as atividades comemorativas dos 60 anos de história nesse domingo, 16 de junho, em Santa Margarida do Sul, durante o Encontro Diocesano das...
  • 08/06/2019 - Opinião

    Pentecostes: O grande começo da igreja

    Passaram-se 50 dias desde que celebramos o Domingo da Ressurreição do Senhor, centro de nossa fé. No domingo, 9 de junho, Festa do Espírito Santo, encerramos o ciclo da Páscoa. Pentecostes, como fim de todo esse processo de alegria no ressuscitado, é, na verdade, um grande começo. O começo da...
  • 01/06/2019 - Opinião

    Dia Mundial das Comunicações Sociais

    No dia 2 de junho celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Quero cumprimentar e agradecer todos os profissionais da comunicação, pelo serviço prestado à nossa comunidade. Nesse pequeno espaço, partilho partes da mensagem do papa Francisco para essa data tão especial.
    O Vaticano...
  • 18/05/2019 - Opinião

    Os cuidados com a vida

    A vida é o maior de todos os dons. É o carinhoso presente de Deus. Mas, quantas pessoas transformam suas vidas em numa infindável corrida em busca do sucesso, dinheiro e fama, esquecendo-se de viver. Enquanto outras se desesperam, dia após dia, em busca de garantir a sobrevivência?
    O tempo...
  • 11/05/2019 - Opinião

    Mãe: amor sem comparação

    O mês de maio é especial em todos os sentidos, pois somos agraciados por Deus, que nos deu como intercessora Maria, a mãe de Jesus e nossa mãe. Na semana que passou, estive em Aparecida, SP, ao Santuário de Mãe Aparecida, participando da Assembleia dos Bispos do Brasil. Todos os dias, aos pés de...
  • 04/05/2019 - Opinião

    Assembleia dos bispos

    Pela graça do Senhor, nos primeiros 10 dias de maio, os bispos do Brasil estarão participando da 57ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em Aparecida – SP. Serão dias de oração, retiro, confraternização, partilhas de experiências, avaliações, prestação...
  • 27/04/2019 - Opinião

    Surge um novo tempo

    Com a festa da ressurreição iniciamos o Tempo Pascal.  É o período do ano litúrgico, que abrange os 50 dias depois do Domingo de Páscoa. O convite deste tempo é bem pontual: nos esforçar para vivermos e constituirmos uma “comunidade nova”, nascida da cruz e da ressurreição de Jesus. Nossa missão...
  • 19/04/2019 - Opinião

    O ressuscitado vive entre nós

    Que alegria poder reviver o anúncio do anjo às mulheres: “Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucificado; Ele não está aqui, pois ressuscitou (…). Vinde, vede o lugar onde jazia” (Mt 28,5-6). Alegremo-nos, porque é festa da Páscoa, é festa da vida. A morte foi vencida, Jesus ressuscitou!
  • 13/04/2019 - Opinião

    Vivendo a Semana Santa

    Com serenidade e amor, vamos acolher a Semana Santa. Ela não é e nem deve ser como as outras. Precisa ser a maior semana, a semana maior, a Semana Santa. Vivamos intensamente cada dia desta semana, em sintonia com os passos de Jesus. Cada dia da Semana Santa possui uma mística própria: Domingo...
Exibindo 1 a 10 de 15 resultados encontrados
  • Página de 2
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“A morte é simples mudança de veste. Somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraíso ou o inferno criados por nós mesmos”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.