Bagé / RS, Domingo, 26 de Maio de 2019
Siga-nos:

Colunistas

Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco (bispo de Bagé)
Coluna: Opinião
Opinião

Cuidado com as tentações

Como reagir diante de tantas tentações que nos cercam no dia a dia? Tempo de quaresma, tempo oportuno para ajustar nossa vida com a vida em Deus e com os irmãos. Apresento esse tema, dentro do período quaresmal, como proposta de uma revisão de vida a caminho da ressurreição. Como iluminação vou usar a passagem do Evangelho de Lucas 4, 1-13. Vejamos como Jesus reagiu diante das tentações do demônio: “naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. O diabo disse, então, a Jesus: “se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. Jesus respondeu: “a Escritura diz: não só de pão vive o homem’'. O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo e lhe disse: “eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”. Jesus respondeu: “a Escritura diz: adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás”. Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do templo, e lhe disse: “se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado! E mais ainda: "eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra”. Jesus, porém, respondeu: “a Escritura diz: não tentarás o Senhor teu Deus”. Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno”.
As tentações são um mistério na vida de todos os que procuram andar pelo caminho do bem. Sempre aparece alguma facilidade, no intuito de nos desviar dos objetivos. O tentador sabe como usar nossas fraquezas e debilidades para, justamente, propor compensações que nos afastam de Deus. Jesus, no entanto, nos mostra como vencer ao tentador, ancorados na palavra de Deus, com oração e jejum. Não existe um modo ou recurso para não ser tentado, mas, sim, como vencer as tentações. Na verdade, é inútil pedir para não tê-las, o que temos que pedir é: "não nos deixeis cair em tentação". Importante tomarmos consciência disso, pois o Espírito Santo nos conduz até o deserto porque o deserto é necessário. O deserto é o lugar do encontro consigo mesmo, lugar do esvaziamento. É o lugar onde nos enchemos e nos preenchemos pela graça de Deus. 
Pensando no momento atual, quais são as tentações que nos cercam? O que nos desvia do caminho do bem, da justiça e da fraternidade? Vamos aproveitar esse tempo quaresmal para ir ao deserto do nosso coração, lugar sagrado e afetuoso, preparado para fortalecer nossa fé, esperança e caridade.  
Amparado no lema da Campanha da Fraternidade, finalizo com as palavras do profeta Isaías: “serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 127).  Paz e Bem!


Comente essa notícia
Exibindo 1 a 10 de 11 resultados encontrados
  • 24/05/2019 - Opinião

    Luzes e sombras

    Num dia desses, voltando de um compromisso, consegui prestar atenção ao brilho da lua. Olhei também para seu formato. Era lua cheia. Fazia tempo que não dedicava uns instantes para erguer a cabeça e direcionar o olhar para o céu. O pensamento me transportou à infância: quando éramos pequenos, lá...
  • 18/05/2019 - Opinião

    Os cuidados com a vida

    A vida é o maior de todos os dons. É o carinhoso presente de Deus. Mas, quantas pessoas transformam suas vidas em numa infindável corrida em busca do sucesso, dinheiro e fama, esquecendo-se de viver. Enquanto outras se desesperam, dia após dia, em busca de garantir a sobrevivência?
    O tempo...
  • 11/05/2019 - Opinião

    Mãe: amor sem comparação

    O mês de maio é especial em todos os sentidos, pois somos agraciados por Deus, que nos deu como intercessora Maria, a mãe de Jesus e nossa mãe. Na semana que passou, estive em Aparecida, SP, ao Santuário de Mãe Aparecida, participando da Assembleia dos Bispos do Brasil. Todos os dias, aos pés de...
  • 04/05/2019 - Opinião

    Assembleia dos bispos

    Pela graça do Senhor, nos primeiros 10 dias de maio, os bispos do Brasil estarão participando da 57ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em Aparecida – SP. Serão dias de oração, retiro, confraternização, partilhas de experiências, avaliações, prestação...
  • 27/04/2019 - Opinião

    Surge um novo tempo

    Com a festa da ressurreição iniciamos o Tempo Pascal.  É o período do ano litúrgico, que abrange os 50 dias depois do Domingo de Páscoa. O convite deste tempo é bem pontual: nos esforçar para vivermos e constituirmos uma “comunidade nova”, nascida da cruz e da ressurreição de Jesus. Nossa missão...
  • 19/04/2019 - Opinião

    O ressuscitado vive entre nós

    Que alegria poder reviver o anúncio do anjo às mulheres: “Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucificado; Ele não está aqui, pois ressuscitou (…). Vinde, vede o lugar onde jazia” (Mt 28,5-6). Alegremo-nos, porque é festa da Páscoa, é festa da vida. A morte foi vencida, Jesus ressuscitou!
  • 13/04/2019 - Opinião

    Vivendo a Semana Santa

    Com serenidade e amor, vamos acolher a Semana Santa. Ela não é e nem deve ser como as outras. Precisa ser a maior semana, a semana maior, a Semana Santa. Vivamos intensamente cada dia desta semana, em sintonia com os passos de Jesus. Cada dia da Semana Santa possui uma mística própria: Domingo...
  • 06/04/2019 - Opinião

    Um coração puro

    Nosso encontro semanal é motivo de alegria e de comunhão de fé. Hoje, nesta reflexão, vou usar um versículo do salmista: “Criai em mim, ó Deus, um coração puro e renovai em mim um espírito reto” (Sl 51,10). Em tempo quaresmal, rever nossos sentimentos e atitudes, poderá ser transformar num...
  • 30/03/2019 - Opinião

    Deus é tudo, mas nem tudo é Deus!

    Peregrinos e forasteiros neste mundo, como pessoas de fé, acreditamos que foi Deus quem fez o universo e tudo o que nele existe. Deus criou o mundo para ser um lugar de felicidade, de convivência, de paz e de harmonia.
    Em todos os tempos, mas de forma mais acentuada, nos últimos tempos,...
  • 23/03/2019 - Opinião

    Colocando a vida em dia

    Neste tempo quaresmal em que estamos vivendo recordo a orientação profética: “põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás”. (Isaias 38,2). Colocar a vida em dia é um dever de todos nós. Tantas vezes deixamos a vida acontecer de “qualquer jeito”. Será que esse é o melhor caminho? Com...
Exibindo 1 a 10 de 11 resultados encontrados
  • Página de 2
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”
Albert Einstein
 
3Gurias: 10 anos de alta moda
Elas são sucesso!...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.